
A Prefeitura de São Carlos iniciou uma série de reuniões estratégicas entre as secretarias municipais com o objetivo de integrar os programas ao Plano de Governo do prefeito Netto Donato e garantir a execução eficiente da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A proposta é que a LOA seja protocolada na Câmara Municipal até 30 de setembro.
Segundo a secretária de Gestão Pública e Integração Governamental, Laurie Lubek, os encontros estão organizados por eixos temáticos — social, urbanístico e econômico — para facilitar o planejamento e a priorização dos recursos. “O prefeito Netto Donato determinou que a gente iniciasse reuniões separando por eixos com as secretarias, para que elas se planejassem com os programas que estão no Plano de Governo e os que estão em andamento”, afirmou.
Durante as reuniões, cada pasta apresenta seus programas e metas, permitindo ao prefeito uma visão detalhada do que será entregue à população. “A Lei Orçamentária Anual aloca os recursos nos programas a serem desenvolvidos no ano. Estamos construindo a LOA de 2026, segundo ano de governo, e integrando essa construção com a rotina de planejamento das secretarias”, explicou Laurie Lubek.
Para garantir eficiência e transparência, a administração adotou a metodologia 5W2H, ferramenta de gestão que organiza planos de ação por meio de perguntas estratégicas, incluindo indicadores de efetividade, cronogramas e datas de entrega. “É uma forma de garantir que o recurso público seja utilizado de forma transparente, ordenada e planejada”, acrescentou a secretária.
Laurie Lubek será responsável por revisar os materiais enviados pelas secretarias e repassá-los ao prefeito, que realizará reuniões individuais com cada secretário. “Este será o primeiro orçamento construído integralmente pela atual gestão do prefeito Netto Donato, orientando as prioridades e investimentos do município para o próximo exercício”, destacou.
O prefeito Netto Donato reforçou que a iniciativa demonstra o compromisso da gestão com a transparência e a efetividade na aplicação dos recursos públicos. “Ao integrarmos o planejamento estratégico com a elaboração da LOA, vamos garantir que as ações da administração estejam alinhadas com as demandas da população e com os compromissos assumidos em nosso Plano de Governo”, afirmou.