Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Nickolas Peixoto diz que pichar Conde do Pinhal foi protesto contra ‘legado escravocrata’ em São Carlos
  • SÃO CARLOS

Nickolas Peixoto diz que pichar Conde do Pinhal foi protesto contra ‘legado escravocrata’ em São Carlos

Redação 27 de maio de 2025
NIKOLAS

A entrevista de Nickolas Peixoto, de 23 anos, concedida à São Carlos FM [107,9] nesta terça-feira, 27, marcou o desfecho de uma série de pichações que chamaram atenção de moradores e autoridades da cidade de São Carlos. Mestrando em Física pela Unicamp e autodeclarado comunista, o jovem assumiu a autoria dos atos que atingiram monumentos públicos como a estátua do Conde do Pinhal, defronte ao Palacete Conde do Pinhal, e a tábua dos Dez Mandamentos, na Praça Santa Cruz.

Ao lado do seu advogado Caio Garcia, Nickolas argumentou que as ações foram planejadas como uma manifestação político-artística, com o objetivo de levantar debates sobre símbolos históricos e estruturas de opressão social ainda presentes, segundo ele, no espaço urbano brasileiro. “A ideia foi causar espanto, provocar uma reflexão. O Conde do Pinhal, por exemplo, é uma figura ligada à escravidão. São Carlos, no Censo de 1872, tinha 11 mil habitantes, dos quais 4 mil eram escravizados. Isso não pode ser ignorado”, afirmou.

Além dos dois monumentos centrais, o estudante também pichou um adesivo na avenida São Carlos, com os dizeres “Pena de morte para traficantes”, e realizou outras ações em pontos como a Praça Coronel Salles e diversos semáforos. As intervenções foram feitas, segundo ele, sem a intenção de causar dano estrutural. “Não houve destruição. A intenção era intervir simbolicamente e chamar atenção para questões urgentes, como o racismo estrutural e o papel da memória pública”, explicou.

Ideologia e repercussão

Durante a entrevista, Nickolas reforçou seu alinhamento à esquerda radical e negou vínculos com partidos políticos. “Não sou filiado a nenhum partido político e não pretendo disputar eleições. Minha atuação é política, mas não preciso estar filiado a partido para isso”, disse.

Ao ser questionado sobre uma eventual ordem judicial para apagar as pichações, afirmou que respeitará a decisão — embora não acredite que isso vá acontecer. Para ele, o objetivo foi cumprido: chamar a atenção para o debate sobre símbolos históricos e religiosos em espaços públicos.

O estudante também comentou a repercussão nas redes sociais e nos veículos locais de imprensa. “Muita gente foi contra, claro, mas o debate aconteceu. Isso já é uma vitória. Pela primeira vez, a cidade discutiu abertamente os símbolos que mantém em praças e avenidas”, afirmou. Ele também revelou que sua mãe foi avisada previamente sobre as ações. “Conversei com ela, expliquei minhas intenções e ela foi compreensiva. Sempre tive apoio do lado materno da minha família”, afirmou.

A defesa e os desdobramentos legais

Responsável por representar Nickolas, o advogado Caio Garcia destacou que o jovem se apresentou espontaneamente à Polícia Civil e que já houve contato com o escrivão responsável pelo inquérito. “Ele confessou os atos, mas a defesa sustenta que não houve crime. A intenção não era danificar o patrimônio, mas expressar uma opinião política e artística. Os produtos utilizados não causam prejuízo permanente. Essa conduta deve ser analisada com base no direito à liberdade de expressão”, disse.

Garcia também defendeu o princípio da proporcionalidade. “Vivemos tempos em que manifestações políticas são criminalizadas com frequência. A conduta de Nickolas não pode ser equiparada à de vândalos ou infratores comuns. Ele iniciou um debate que estava ausente da cidade. Isso deve ser valorizado”, completou.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil e deve ser encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se oferecerá ou não denúncia contra o ativista.

 


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: À manifestantes, Bira Teixeira critica projeto que proíbe veículos de tração animal em São Carlos
Next: Centro Educacional e Cultural “Tinho Leopoldino” é reinaugurado em Santa Eudóxia
Jornal-Ruscito-(6)-1
Jornal-Ruscito-(6)-2
Jornal-Ruscito-(6)-3
Jornal-Ruscito-(6)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

GINASTICA
  • GERAL

Brasil faz história e conquista primeira medalha em Mundial de Conjunto da Ginástica Rítmica

Redação 24 de agosto de 2025
defesa02
  • POLÍCIA

Defesa Civil de Ibaté atua em incêndio de grandes proporções em área da usina Raízen

Redação 24 de agosto de 2025
drogas2408-1
  • POLÍCIA

Tráfico de drogas: GCM prende jovem em flagrante na região da Praça Nossa Senhora Aparecida

Redação 24 de agosto de 2025
sebastiao
  • OBITUÁRIO

Falecimento do senhor Sebastião Ferrari é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus

Redação 24 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Brasil faz história e conquista primeira medalha em Mundial de Conjunto da Ginástica Rítmica
  • Defesa Civil de Ibaté atua em incêndio de grandes proporções em área da usina Raízen
  • Tráfico de drogas: GCM prende jovem em flagrante na região da Praça Nossa Senhora Aparecida
  • Falecimento do senhor Sebastião Ferrari é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus
  • Ibaté recebe 17º Viagem Literária com foco na Literatura Afro-Brasileira
  • Marquinho Amaral apoia lançamento do livro “Caminhos que Contam Histórias”, de Nino Carneiro

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}