
A Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, com apoio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, realizaram neste domingo (19) uma operação conjunta em São Carlos para coibir o uso de escapamentos irregulares e barulhentos em motocicletas. A ação aconteceu na região da Serrinha do Aracy e faz parte das estratégias do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
Durante a operação, 27 motocicletas foram abordadas e cinco delas recolhidas por apresentarem irregularidades. Além da inspeção dos escapamentos, as equipes verificaram a documentação dos veículos e dos condutores, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, destacou que a iniciativa busca, além de fiscalizar, garantir o sossego e a tranquilidade da população. “Essas ações têm como objetivo combater a perturbação do sossego público e promover mais segurança nas vias”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a alteração das características originais dos veículos é uma infração grave, sujeita a multa e apreensão. “A realização frequente dessas operações tem um papel educativo. Queremos conscientizar os motociclistas sobre segurança e respeito às normas de trânsito, pontos cruciais para reduzir acidentes e garantir o bem-estar de todos”, ressaltou.
As operações de fiscalização devem continuar nas próximas semanas, integrando o calendário permanente de ações preventivas voltadas à segurança viária e à redução da poluição sonora no município.