Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • ARARAQUARA

PANDEMIA | Araraquara tem 107 casos confirmados de Coronavírus; 25 permanecem em quarentena e 78 já sararam

Redação 6 de maio de 2020
boletim-araraquara-06052020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, 6 de maio, para novas deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

O Comitê reforça a importância do isolamento social como medida de contenção do Coronavírus e torna pública a preocupação com o grande número de pessoas que circulam pelas ruas da cidade, muitas ainda sem máscaras.

Nos últimos dias, o isolamento social na cidade tem sido inferior a 50%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 70%. Segundo já informou o governo estadual, este relaxamento da população poderá excluir Araraquara da lista de municípios do Estado que terão flexibilização da quarentena a partir do dia 11 de maio.

Além disso, o Comitê alerta para o cumprimento da obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes públicos e nos equipamentos do transporte coletivo do município. Quem tiver que sair para trabalhar, fazer compras nos supermercados e farmácias ou nos prestadores de serviços que estão autorizados a funcionar, devem utilizar máscaras, de preferência caseiras.

Elas são obrigatórias, desde o último dia 1 de maio, em todos os espaços de circulação públicas de Araraquara, incluindo as ruas e os estabelecimentos comercias em funcionamento. Nestes espaços, os proprietários os responsáveis devem fiscalizar e cobrar o uso pelos funcionários, consumidores e clientes.

A máscara é capaz de bloquear partículas que podem transmitir o vírus. Estudos mostram que o simples ato de falar com outra pessoa é suficiente para expelir milhares de microgotículas de saliva. Por isso, ela deve ser utilizada como arma de achatamento da curva de contágio da doença, para que o serviços de saúde consigam atender toda a população.

Lembrando ainda que a eficácia do uso de máscaras depende do correto manuseio delas e da combinação com outras medidas protetivas, como lavar a mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO NOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE IDOSOS

A Atenção Básica do Município acatou a recomendação do Comitê de Contingência do Coronavírus e está dando início nesta semana a visitas médicas semanais aos serviços de acolhimento de idosos públicos e filantrópicos do município.

O objetivo é manter um acompanhamento do estado de saúde dos acolhidos, para detecção de possíveis casos suspeitos de Coronavírus e realização de exames.

Considerando ser esta a população de maior risco de letalidade em decorrência da doença, o Comitê considera importante a adoção dessas ações de acompanhamento médico.

Além disso, justamente para preservar os idosos do risco de contaminação do Covid-19, foram suspensas, por prazo indeterminado, as visitas a asilos e casas de acolhimento do município, por meio do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública em Araraquara.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara possui hoje, dia 6 de maio, 107 casos confirmados de Coronavírus. Aguardam resultados de exames 37 amostras. Do total de casos confirmados, 25 permanecem em quarentena e 78 já saíram.

Hoje, 13 pacientes estão internados. Destes, 11 estão em enfermaria – sendo 10 casos suspeitos e 1 confirmado – e 2 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 1 confirmado.

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

Passa a integrar a relação o bairro Jardim Higienópolis, totalizando, então, 50 bairros com casos notificados. São eles:

  • Centro
  • Chácara Flora
  • Distrito Industrial
  • Jardim Adalberto Roxo
  • Jardim Altos de Pinheiros
  • Jardim América
  • Jardim Ártico
  • Jardim Brasil
  • Jardim das Estações
  • Jardim Dumont
  • Jardim Europa
  • Jardim Flamboyant
  • Jardim Higienópolis
  • Jardim Hortênsias
  • Jardim Iedda
  • Jardim Igaçaba
  • Jardim Iguatemi
  • Jardim Imperador
  • Jardim Itália
  • Jardim Morumbi
  • Jardim Paraíso
  • Jardim Paulistano
  • Jardim Pinheiros
  • Jardim Roberto Selmi Dei
  • Jardim Santa Lúcia
  • Jardim Santa Júlia
  • Jardim Serra Azul
  • Jardim Uirapuru
  • Jardim Universal
  • Jardim Viaduto
  • Jardim Yolanda Ópice
  • Residencial Alamedas
  • Residencial Cecap
  • Residencial Damha
  • Residencial dos Oitis (Iguatemi)
  • Parque das Laranjeiras
  • Parque Gramado
  • Parque São Paulo
  • Quitandinha
  • Santa Angelina
  • Santana
  • Vale do Sol
  • Vila Cidade Industrial
  • Vila Melhado
  • Vila Nice
  • Vila Santa Maria
  • Vila Suconasa
  • Vila Xavier
  • Vila Yamada
  • Assentamento Bela Vista

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: ATENÇÃO | Seguindo o Estado, Prefeitura de Ibaté regulamenta uso obrigatório de máscaras
Next: OPINIÃO | Major Olimpio: a mulher e o rodeio

LEIA TAMBÉM

edinho001
  • ARARAQUARA

“A política é a arte de juntar”, diz Edinho sobre conquista da fábrica de trens para Araraquara

Redação 29 de julho de 2025
BUENO
  • ARARAQUARA

Pedágio de Bueno de Andrada arrecadou R$ 4,5 milhões em 2024

Redação 13 de junho de 2025
feminino2
  • ARARAQUARA

Araraquara terá centro de treinamento referência no futebol feminino, diz diretor da Petrobras

Redação 6 de junho de 2025
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
sc_scmb_banner_350x350px
an-dengue-IBATE-350x550
sc_scmb_banner_350x550px
drogaria2
Jornal-Ruscito-(28)-4
Jornal-Ruscito-(28)-3
Jornal-Ruscito-(28)-2
Jornal-Ruscito-(28)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Polícia Militar detém suspeito de tráfico de drogas durante patrulhamento em bairro de São Carlos
  • Guarda Municipal de São Carlos divulga números provisórios para atendimentos de emergência
  • Justiça da Itália nega extradição de Carla Zambelli e ela pode ser solta
  • Defesa Civil alerta para risco de chuva forte e ventos intensos em São Paulo neste fim de semana
  • Maio Amarelo leva simulação de acidente e realidade virtual ao Mercado Municipal

Você pode ter perdido

drogas2205-3
  • POLÍCIA

Polícia Militar detém suspeito de tráfico de drogas durante patrulhamento em bairro de São Carlos

Redação 22 de maio de 2026
GONEGUARDA
  • SÃO CARLOS

Guarda Municipal de São Carlos divulga números provisórios para atendimentos de emergência

Redação 22 de maio de 2026
ZAMBELLI
  • GERAL

Justiça da Itália nega extradição de Carla Zambelli e ela pode ser solta

Redação 22 de maio de 2026
MAPAS
  • REGIÃO

Defesa Civil alerta para risco de chuva forte e ventos intensos em São Paulo neste fim de semana

Redação 22 de maio de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}