Uma parceria inédita entre a Prefeitura de São Carlos e o Governo Federal mudou a realidade de 150 famílias agricultoras que aguardavam há mais de 14 anos por regularização fundiária. No sábado (06/12), foi oficializada a criação do Assentamento Capão das Antas, durante cerimônia realizada na própria comunidade, com anúncio feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso destacou a importância histórica da conquista. A área destinada ao assentamento só pôde ser oficializada graças à doação de terras feita pela Prefeitura de São Carlos à União, formalizada em outubro por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o Incra — marco que permitiu, enfim, transformar a reivindicação antiga em realidade concreta.
“É um momento histórico para São Carlos e, especialmente, para as 150 famílias agricultoras que há mais de uma década aguardavam por justiça e dignidade. Esse sonho só se tornou realidade graças ao trabalho firme e humano do saudoso ex-prefeito Airton Garcia e do prefeito Netto Donato”, afirmou Roselei. Ele reforçou que a iniciativa demonstra que a atual gestão não fugiu da responsabilidade e enfrentou um tema complexo com soluções efetivas.
Durante o evento, o vice-prefeito entregou ao ministro dois ofícios: um solicitando recursos para maquinários destinados à manutenção das estradas rurais, e outro pedindo audiência em Brasília para tratar de novas demandas do município.
O ministro Paulo Teixeira destacou que o Capão das Antas será referência na agricultura familiar. “As famílias receberão créditos para moradia e para estruturar a produção, com orientação técnica. O assentamento tem potencial para café, cacau e frutas de alto valor econômico, garantindo renda e oportunidades para os jovens do campo”, disse.
A superintendente regional do Incra, Sabrina Diniz Bittencourt Nepomuceno, reforçou o caráter pioneiro da ação: “É a primeira vez, no Estado de São Paulo, que um município doa uma área ao Incra para concessão de uso às famílias”.
A conquista foi celebrada pelos agricultores. “A vitória do Capão chegou. Chegamos a um acordo e estamos vendo os documentos se concretizarem. Agradecemos ao ministro e ao prefeito Netto Donato pela concessão”, afirmou Marli Mariano, presidente da Associação de Agricultura Familiar Capão das Antas.
O ato solene contou ainda com a presença da reitora da UFSCar, profª Ana Beatriz de Oliveira; da deputada estadual Márcia Lia; do vereador Djalma Nery; do advogado Waldemir Soares; e dos secretários municipais coronel Alexandre Wellington de Souza (Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal) e Leandro Severo (Cultura e Turismo).
Com a criação do assentamento, São Carlos passa a integrar um modelo pioneiro no Estado e reforça seu compromisso com a inclusão produtiva, o desenvolvimento rural sustentável e a dignidade das famílias do campo.


















