Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Parque do Bicão é escolhido para projeto socioambiental e educativo
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Parque do Bicão é escolhido para projeto socioambiental e educativo

Redação 5 de abril de 2024
PSX_528

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (04/04), no Parque do Bicão, a primeira reunião com a Associação Amigos do Parque do Bicão, moradores, secretários municipais e membros do Projeto de Cultura e Extensão Universitária da EESC/USP, que tem como parceiro a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, o Instituto Mário de Andrade e a empresa G2 Arte, para o desenvolvimento de pesquisa tecnológica e projetos inclusivos e ambientalmente adequados para áreas críticas do município.

São projetos idealizados pela universidade, governo municipal e principalmente a comunidade, em inovação tecnológica, preservação ambiental, contenção de enchentes, arte, recursos hídricos, drenagem, urbanização sustentável e educação ambiental.

O Prof. Dr. José Galizia Tundisi, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação explica a escolha do Parque do Bicão como primeiro projeto. “O parque tem uma associação organizada, está localizado praticamente no centro da cidade, e a ideia aqui é realizar um projeto de ciência, meio ambiente e arte, com a participação ativa da comunidade. Esse é um modelo que deve ser usado para outros parques, para outras regiões da cidade, é um projeto multidisciplinar, que tem grande participação da comunidade”, disse o secretário, lembrando que a Prefeitura estará investindo esse ano, via Secretaria de Obras, mais de R$ 400 mil em melhorias no Parque.

Paulo Augusto Neri presidente da AMABIC (Associação Amigos do Parque do Bicão), acredita que tudo que vem para contribuir, acrescentar e melhorar tem apoio. “A AMABIC sempre está de portas abertas para novos projetos, o prefeito Airton e seus secretários sempre nos receberam muito bem, o Bicão vem ganhando algumas melhorias e agora com esse novo projeto esperamos que em breve esse parque se torne um cartão postal”.

Ismael Guimaraes de Oliveira, sócio e diretor da G2 Arte e Cultura, ressalta o envolvimento de vários agentes na criação de uma rede colaborativa. “A nossa ideia, em função de trabalhos já desenvolvidos em São Paulo, é fazer o agenciamento com diversas entidades, mas sobretudo com a comunidade, para pensar soluções em áreas críticas na cidade de São Carlos. O parque do Bicão se revelou como um protótipo excelente para o início desses trabalhos. Agora o próximo passo é colocar toda essa rede em processo de ação, com sugestões para a realização dos projetos que atendam o poder público e a comunidade”.

O Prof. Dr. Nelson Brissac Peixoto, da PUC de São Paulo, que já realizou vários projetos, relata que a troca de experiencias e interação de todos são fundamentais para o bom andamento dos projetos. “Se a gente conseguir criar essa sinergia no reportório acadêmico, no conhecimento científico, na militância das organizações sociais e moradores, vamos facilmente conseguir evoluir nos projetos. É um momento legal de estarmos juntos em torno do Bicão”, finaliza o professor.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: São Carlos tem mais duas mortes por Covid-19
Next: Ibaté abre novos grupos de vacinação contra influenza

LEIA TAMBÉM

lazarine-fundo3
  • SÃO CARLOS

Vereador Moisés Lazarine visita o Fundo Social e discute parceria para curso de musicalização

Redação 19 de janeiro de 2026
saae
  • SÃO CARLOS

Instabilidade elétrica no Poço do Douradinho pode reduzir pressão no abastecimento

Redação 19 de janeiro de 2026
ubs-botafogo
  • SÃO CARLOS

Furto de fiação provoca instabilidade no atendimento da UBS do Botafogo

Redação 19 de janeiro de 2026
drogaria2
ruscito-1
ruscito-2
ruscito-3
ruscito-4
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Colisão entre dois carros é registrada em cruzamento no Domingos Valério, em Ibaté
  • Vereador Moisés Lazarine visita o Fundo Social e discute parceria para curso de musicalização
  • Instabilidade elétrica no Poço do Douradinho pode reduzir pressão no abastecimento
  • Furto de fiação provoca instabilidade no atendimento da UBS do Botafogo
  • Menor é flagrado com centenas de pinos de cocaína em ponto conhecido do tráfico

Você pode ter perdido

delegaciaa
  • POLÍCIA

Colisão entre dois carros é registrada em cruzamento no Domingos Valério, em Ibaté

Redação 19 de janeiro de 2026
lazarine-fundo3
  • SÃO CARLOS

Vereador Moisés Lazarine visita o Fundo Social e discute parceria para curso de musicalização

Redação 19 de janeiro de 2026
saae
  • SÃO CARLOS

Instabilidade elétrica no Poço do Douradinho pode reduzir pressão no abastecimento

Redação 19 de janeiro de 2026
ubs-botafogo
  • SÃO CARLOS

Furto de fiação provoca instabilidade no atendimento da UBS do Botafogo

Redação 19 de janeiro de 2026

NOTÍCIAS RECENTES

  • Colisão entre dois carros é registrada em cruzamento no Domingos Valério, em Ibaté 19 de janeiro de 2026
  • Vereador Moisés Lazarine visita o Fundo Social e discute parceria para curso de musicalização 19 de janeiro de 2026
  • Instabilidade elétrica no Poço do Douradinho pode reduzir pressão no abastecimento 19 de janeiro de 2026
  • Furto de fiação provoca instabilidade no atendimento da UBS do Botafogo 19 de janeiro de 2026
  • Menor é flagrado com centenas de pinos de cocaína em ponto conhecido do tráfico 19 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}