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#PEDÁGIONÃO | Ibaté se posiciona contra instalação de pedágio na SP-310

Redação 28 de outubro de 2021
PEDAGIONAO

Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Ibaté estiveram na cidade de Araraquara na última quarta-feira, dia 27 de outubro, participando de uma audiência pública promovida pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), que aconteceu no auditório do Sest Senat.

Na oportunidade, a comitiva ibateense se juntou ao movimento de autoridades das cidades de São Carlos e Araraquara para protestar contra a intenção do governo estadual, de implantar mais uma praça de pedágio na região, precisamente no quilômetro 255 da rodovia Washington Luís (SP-310).

O novo pedágio consta na proposta do projeto de renovação e ampliação da concessão das estradas do Lote Noroeste, trecho de 1.022 quilômetros de extensão que engloba 49 municípios paulistas. Os investimentos previstos são R$ 11,9 bilhões para o período de 30 anos.

Milton Roberto Persoli, diretor-geral da Artesp, fez uma apresentação da proposta de concessão e revelou que há uma previsão de investimentos na casa dos R$ 3,5 bilhões para a região, resultando, segundo contou, em 68 quilômetros de duplicação, 51 quilômetros de terceira faixa, introdução de ciclovias e outras melhorias, porém, a contrapartida desses investimentos seria a implantação do pedágio.

Ainda, segundo o diretor-geral, a implantação da praça de pedágio ainda não está definida. “Estamos na fase de estudos, ouvindo as autoridades e a população. O que apresentamos aqui foi uma possibilidade de implantação”, contou ele.

O prefeito de Araraquara ressaltou que a grande característica da economia regional é agroindustrial, setor que seria prejudicado com o pedágio. “São pequenos, médios e grandes produtores que precisam alimentar as nossas usinas de açúcar e etanol, nossas fábricas de suco de laranja, em uma grande integração regional de fornecimento de matéria-prima e, também, de distribuição do produto final”.

O vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz, se posicionou contrário à proposta de se instalar um pedágio que traria mais um custo ao usuário da Rodovia Washington Luis e lembrou que “entre os investimentos da nova concessão, no trecho de São Carlos se faz necessário realizar as obras reivindicadas há muitos anos pela população de São Carlos “a implementação da alça de acesso ao bairro Jardim Tangará e também da construção do anel viário de São Carlos”, destacou Edson Ferraz.

Representando o prefeito José Luiz Parella, o chefe de Gabinete, Paulo Melo, declarou que os Poderes Executivo e Legislativo apresentaram a posição da população ibateense, que é contra o pedágio. “Refutamos totalmente a ideia de instalação de um pedágio na nossa região. Entendemos que esse não é o momento. A distância de um pedágio para o outro é muito pequena e os moradores de São Carlos, Ibaté e Araraquara, em sua maioria trabalhadores e estudantes que transitam poucos quilômetros da rodovia, não podem ser penalizados com mais uma praça de pedágio”, afirmou.

Por Ibaté, ainda participaram da audiência o presidente da Câmara Municipal, Valentim Fargoni, e os vereadores Horácio Sanchez, Edison Fernando, Waldir Siqueira, Ronaldo Venturi, Ivan Lins e Damião Sousa. Por São Carlos, o presidente da Câmara, Roselei Françoso, os vereadores Lucão Fernandes, Raquel Auxiliadora, André Rebello, Robertinho Mori, Elton Carvalho, Sérgio Rocha, Dé Alvim, Bira Teixeira e a Professora Neusa. Por Araraquara, o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), e os vereadores Paulo Landim, Fabi Virgílio, Emanoel Sponton, Guilherme Bianco, Hugo Adorno, João Clemente, Lucas Grecco, Gerson da Farmácia, Marchese da Rádio, Carlão do Joia e Lineu Carlos de Assis. O ex-deputado estadual Julio Cesar Pereira de Sousa também participou da audiência.

A ARTESP pretende incluir no edital de licitação da concessão, previsto para ser lançado em fevereiro de 2022, o novo pedágio. Caso aprovado e construído, ele ficaria instalado a 36 quilômetros do pedágio de Itirapina e a 27 do pedágio localizado entre Araraquara e Matão.

 

 

 

 


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