
POR PAULO MELO
A manhã desta quarta-feira (10) foi marcada por emoção e música nos estúdios da São Carlos FM [107,9], que está comemorando 85 anos de história. Os entrevistados do dia foram os irmãos Pedro Vitor & Mariana, dupla sertaneja que tem levado o nome de São Carlos para grandes palcos do Brasil, incluindo o Barretão 2025, onde se apresentaram pela terceira vez consecutiva.
“Foi mágico, é outro mundo. Só de estar em Barretos já é surreal, e poder levar o nosso trabalho é uma alegria enorme”, destacou Mariana, lembrando que o trio foi o único representante da cidade no maior rodeio da América Latina.
17 anos de estrada
Formada oficialmente há nove anos, a dupla tem uma história que remonta a mais de 17 anos de dedicação à música. O início foi simples, marcado por apresentações em quermesses e bares, até conquistar espaço em festivais e, posteriormente, dividir palco com ídolos como Mato Grosso & Matias e João Bosco & Vinícius.
“Tudo acontece de forma muito natural. Com o Giovanni, por exemplo, foi em um barzinho, e virou amizade. Ele mesmo disse: ‘Tudo que eu puder fazer por vocês, vou fazer’”, contou Pedro.
Música como superação
As maiores marcas da trajetória da dupla não estão apenas nos palcos, mas também nas perdas familiares que inspiraram canções emocionantes. A morte do pai levou à gravação da música “Estrelinha”, lançada antes mesmo da consagrada versão de Marília Mendonça. Já o falecimento da mãe originou “Do Outro Lado do Lago”, composta em meio ao luto.
“São músicas tristes, mas que se transformaram em homenagens e formas de superar a dor. Graças a Deus que existe a música em nossas vidas, é o que consola todos os dias”, disse Mariana, emocionada.
O sonho do palco principal
Apesar das conquistas, os irmãos mantêm os pés no chão e projetam novos objetivos. “O maior sonho é cantar no palco principal de Barretos. Já estivemos no Rancho Brahma e no palco 70 anos, mas estar no central é o auge”, afirmou Pedro.
Entre os desejos da carreira também está a possibilidade de turnês internacionais. “A gente já pensa até em passaporte. Se surgir uma chance em Portugal ou nos Estados Unidos, queremos estar prontos”, revelou Mariana.
Uma história marcada pela sorte e pela fé
Um dos episódios mais marcantes da carreira foi quando, após insistirem em uma apresentação em Araraquara, conheceram um empresário que decidiu financiar o primeiro DVD da dupla. “Se não tivéssemos ido, não teria acontecido. Foi esse DVD que trouxe a ‘Estrelinha’ e mudou nossa vida”, relembrou Pedro.
Reconhecimento em casa
Ao final da entrevista, os apresentadores destacaram a importância de valorizar artistas que representam a cidade nacionalmente. “Muitas vezes políticos concedem títulos a pessoas que pouco fizeram por São Carlos. E aqui estão artistas que levam o nome da cidade com amor e dedicação”, frisou o comunicador Ivan Lucas.
Pedro Vitor & Mariana encerraram a participação cantando uma música do projeto recente de regravações, intitulado de “Retrovisor”, e reforçaram o sonho de continuar expandindo fronteiras sem perder o vínculo com São Carlos.
Ouça a entrevista dos irmãos sertanejos na íntegra: