
O secretário municipal de Saúde de São Carlos, Leandro Pilha, recebeu nesta sexta-feira (6) o deputado estadual Oséias de Madureira na unidade móvel do programa “Mulheres de Peito”, instalada na Praça do Mercado Municipal. A visita teve como objetivo reforçar a importância da iniciativa que amplia o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Viabilizada por meio da articulação do deputado junto ao Governo do Estado, a carreta está em São Carlos desde o dia 25 de junho e permanece até este sábado, 7 de julho. A unidade conta com tecnologia digital, impressoras, computadores e uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agentes administrativos.
Até esta sexta-feira, mais de 500 exames de mamografia já haviam sido realizados, com média diária de 55 atendimentos.
Neste sábado (7), o atendimento segue das 8h às 12h. Mulheres de 35 a 49 anos devem apresentar pedido médico do SUS, RG e Cartão SUS. Já mulheres entre 50 e 69 anos precisam apenas de RG e Cartão SUS. Para aquelas com mais de 70 anos, o pedido médico volta a ser necessário. Casos com alterações nos exames serão encaminhados para unidades de referência do SUS para complementação diagnóstica ou início do tratamento.
Durante a visita, o deputado Oséias de Madureira destacou o impacto da ação. “O ‘Mulheres de Peito’ dá acesso ao exame preventivo com agilidade, acolhimento e encaminhamento para tratamento quando necessário. É um reforço fundamental ao SUS e aos municípios que enfrentam filas. É um programa que salva vidas”, afirmou.
O secretário Leandro Pilha também ressaltou os benefícios do programa: “Além do impacto direto na saúde das mulheres, a iniciativa tem papel educativo, promovendo o autocuidado e a conscientização. O câncer de mama, quando detectado precocemente, tem mais de 90% de chance de cura. São Carlos avança com esse programa no enfrentamento dessa doença tão desafiadora”, declarou.
A visita contou ainda com a presença do pastor Ismael da Silva, presidente da Assembleia de Deus de São Carlos; Milton Frisso Júnior, diretor do Departamento de Gestão de Órgãos Externos da Secretaria de Relações Legislativas; e Moisés Lazarine, diretor de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]