
Ferramenta digital permite ao consumidor identificar postos de combustíveis no Estado de São Paulo com bombas certificadas contra manipulação.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, alcançou nesta semana a marca de 60 mil acessos em sua plataforma digital que permite localizar postos de combustíveis com bombas medidoras antifraude. O anúncio foi feito pelo superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, durante o evento de comemoração dos 58 anos da instituição.
Disponível no endereço www.ipem.sp.gov.br/bombasegura, a ferramenta gratuita possibilita que qualquer consumidor, ao inserir o nome da cidade, identifique os postos que já utilizam a nova tecnologia antifraude. Essas bombas possuem dispositivos que impedem alterações indevidas no volume de combustível entregue, garantindo transparência e segurança nas transações.
“O número de acessos em pouco tempo demonstra a importância da plataforma como um aliado essencial no combate às fraudes em postos de combustíveis. Isso mostra o interesse da população em buscar informação, garantindo transparência e segurança ao consumidor, além de assegurar a integridade das empresas que cumprem as normas”, afirmou Guerson.
Inovação e vigilância de mercado
O sistema, inédito no País, funciona como um mapa digital constantemente atualizado pelo Ipem-SP. Além de facilitar a vida do consumidor, reforça o papel do instituto na fiscalização metrológica e na vigilância de mercado.
Fraudes em bombas de combustíveis são historicamente um dos principais alvos de irregularidades identificadas em postos. A manipulação pode trazer prejuízos financeiros relevantes aos motoristas, especialmente diante do alto preço dos combustíveis. Para o Ipem-SP, a plataforma se soma às ações de fiscalização já realizadas em campo, ampliando a proteção ao consumidor e fortalecendo a confiança no setor.
Papel estratégico do Ipem-SP
Reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), o Ipem-SP atua na avaliação da conformidade, na fiscalização de instrumentos de medição como bombas de combustíveis, balanças e taxímetros, e no controle de produtos regulamentados, que incluem de brinquedos e materiais escolares a itens da cesta básica e produtos têxteis.
A autarquia mantém ainda canais de comunicação para denúncias ou dúvidas sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. O atendimento é feito pelo telefone 0800 013 0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou pelo formulário disponível no site oficial.
Para Guerson, a conquista dos 60 mil acessos reforça o compromisso do instituto com a educação para o consumo e o desenvolvimento econômico sustentável. “Estamos investindo em inovação e transparência para proteger a sociedade e valorizar os comerciantes que atuam dentro da legalidade.”