Foto: Divulgação 38º BPM/I
A Polícia Militar apreendeu, na tarde desta terça-feira (25), uma grande quantidade de fios de telefonia furtados e deteve um homem em uma residência aparentemente abandonada no bairro Oreste Mastro Francisco, em São Carlos. A ocorrência foi registrada às 17h05 e mobilizou equipes do Pelotão D da 2ª Companhia do 38º BPM/I, após denúncia feita via COPOM relatando indivíduos descarregando cabos no interior do imóvel.
Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram a residência com sinais de abandono. Ao se aproximarem, visualizaram dois homens cortando fios. Assim que perceberam a presença policial, ambos correram para os fundos da casa. As equipes entraram no local e conseguiram deter um dos suspeitos; o segundo fugiu pulando muros de vizinhos e não foi localizado.
Questionado, o detido afirmou que os cabos haviam sido subtraídos de um poste de telefonia da empresa Vivo, às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310), embora não soubesse apontar o ponto exato da retirada. O volume de material encontrado reforçou a suspeita de receptação e furto qualificado.
O suspeito recebeu voz de prisão ainda no local, teve seus direitos constitucionais informados e foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ). A autoridade de plantão solicitou a presença da perícia e registrou o boletim de ocorrência como receptação/apreensão de objeto. Após ser ouvido, o homem acabou liberado.
A área permaneceu preservada pela Polícia Militar até a finalização dos trabalhos periciais. Todo o material furtado foi recolhido e apresentado na CPJ. Segundo a corporação, foi necessário o uso de algemas conforme a Súmula Vinculante nº 11, já que o detido havia tentado fugir no primeiro momento da abordagem.


















