
A Polícia Militar e a Guarda Municipal de São Carlos, em conjunto com as secretarias municipais de Gestão da Cidade e Infraestrutura — Departamento de Fiscalização — e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, realizaram na noite de quinta-feira (29) uma operação integrada para coibir motocicletas com escapamentos adulterados e outros tipos de irregularidades.
Os bloqueios foram montados em dois pontos estratégicos: a Avenida Francisco Pereira Lopes e a Praça Itália, locais de grande fluxo de veículos. Ao todo, 151 motocicletas e um carro foram abordados. A ação resultou em 19 autuações e na apreensão de sete motos.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a alteração das características originais dos veículos é considerada uma infração grave. Ele destacou que operações frequentes têm papel importante não apenas na punição, mas também na conscientização sobre segurança viária e na redução de acidentes.
O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, afirmou que a ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal e atende a uma determinação do Ministério Público. “A operação também visa coibir a perturbação do sossego, atendendo a uma determinação do promotor de Justiça, Sérgio Domingos de Oliveira”, disse.