
[Reportagem e Fotos: Paulo Melo]
O 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado na cidade de São Carlos, possui um novo comandante. O tenente-coronel Valdemir Guimarães Dias assumiu o posto no lugar do tenente-coronel Alexandre Wellington, em solenidade que aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), na sede do BPM. Os prefeitos Airton Garcia (São Carlos), Juninho Rogante (Dourado), Chiquinho Campaner (Ribeirão Bonito) e Rômulo Rippa (Porto Ferreira); os presidentes das Câmaras Municipais, Lucão Fernandes (São Carlos), Regina Enfermeira (Ibaté) e Ricci (Descalvado); entre outras autoridades, participaram da cerimônia.
Em seu pronunciamento, Valdemir lembrou quando chegou no Batalhão. “Há 32 anos atrás – sou nascido e criado em São Carlos, filho de um alfaiate e de uma costureira – aqui cheguei como soldado aos meus 19 anos de idade e fui recepcionado pelo então tenente Arcêncio, que aqui se faz presente, juntamente de mais alguns jovens policiais militares”, lembrou. “Chegamos aqui e fomos muito bem recepcionados. Aos poucos fui conhecendo que tinha um plano de carreira e que, realmente, me identificava com essa profissão. Estou agora, nos meus 32 anos de serviço e espero continuar ainda mais alguns anos – que o pessoal da Previdência não me ouça né [risos] – mas eu pretendo ficar mais anos e sem sombra de dúvidas, dar a nossa contribuição, principalmente, ao nosso batalhão.
Responsável pela chefia do Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), que abrange 93 municípios e uma população estimada em 4 milhões de pessoas, o coronel Carlos Alberto Machado destacou que para se fazer polícia tem que gostar de gente. “A gente procura agregar a vocação desse comandante com esse gostar porque a Polícia Militar é gente como a gente”, comentou. “O fato dele morar na região, de ser filho da região, também agrega mais esse valor na facilidade como que ele vai lidar com as pessoas e essa proximidade pessoal com todos os munícipes, nessa formação de uma cidade melhor, de um bairro melhor, pode proporcionar à comunidade no policiamento, uma segurança bem mais próximo do que ela espera da sua policia”, completou.
Elogiado pelo coronel Machado, pelo trabalho que realizou no comando da PM de São Carlos e região, o tenente-coronel Alexandre Wellington, que assumirá o 43º BPM-I, em Sertãozinho, ressaltou que a mudança é natural. “Ao longo da carreira, temos algumas mudanças, alguns lugares para ir comandar, missões a cumprir, mas agradeço a Deus pela oportunidade que me deu de estar à frente do 38º Batalhão, lugar excepcional, de ótimos profissionais muito dedicados em prol da causa pública, pela cidade de São Carlos, e peço a Deus forças para que nessa próxima missão que me foi confiada, Ele possa abençoar e me trazer tantas alegrias, quantas aquelas que tive aqui”, destacou.
Novo comandante da 1ª Companhia
A 1ª Cia também está com novo comandante. O capitão Paulo Nucci vai assumir um novo desafio, dentro do próprio Batalhão, e sua vaga será assumida pelo capitão Renato Gonzalez. “Já comandei algumas companhias, a 2ª Cia que pegava Ibaté, Ribeirão Bonito e Dourado, em São Paulo comandava a 4ª Cia do 21º, na Mooca, mas trabalhar em casa é uma grande responsabilidade e ainda mais assumindo a companhia depois da passagem do Capitão Nucci, pessoa que, além de trabalhador demais é um grande amigo. É um grande desafio, mas graças a Deus, o trabalho que ele vem desenvolvendo, a equipe permanece a mesma, só estamos trocando o comandante em virtude de uma função nova”, comentou.
Gonzalez ressaltou que espera continuar contando com o apoio da população, dos amigos, da mesma forma que o Nucci estava contando. “A gente vai trabalhar muito para manter a cidade de São Carlos em ordem, de acordo com que tava acontecendo e ver se conseguimos melhorar ainda mais”, finalizou.
[sp_wpcarousel id=”40895″]
[metaslider id=30268]