
Fonte: G1 São Carlos e Araraquara
Uma região de chácaras na zona rural de Ibaté (SP) virou alvo de furtos na última semana. Foram registrados 10 casos, sendo três no mesmo dia, e os moradores reclamaram sobre prejuízos e falta de segurança.
Em nota, a Polícia Militar informou que vai reorientar o policiamento na cidade. A corporação informou também que a Polícia Civil investiga todos os casos de furtos registrados e que, neste ano, 87 pessoas foram presas e nove armas de fogo foram recuperadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/1/t/JjYdFXTKqeXqFLaXDBKw/furtos-chacaras-ibate-02.jpg)
Furtos
A região fica a três quilômetros da cidade. No caso do comerciante Marcelo de Lima, o prejuízo chegou a R$ 12 mil. Já o autônomo Edson Rosa da Silva teve prejuízo de R$ 8 mil, em máquinas e ferramentas furtadas. Todos os moradores fizeram boletim de ocorrência e dizem não ter visto viaturas na região.
Lima contou à EPTV, afiliada da TV Globo, que os criminosos entraram pelos fundos, onde há um pasto, e cortaram a cerca do muro.
Segundo o comerciante, entre os itens que os ladrões levaram estavam uma bomba do poço artesiano, um pula-pula, um ar-condicionado e os brinquedos dos filhos. Ele fez um B.O, mas não conseguiu recuperar nada.
Depois de levar tudo que podiam de Lima, os ladrões pularam para a chácara ao lado, onde mora a mãe do autônomo Edson da Silva.
Ele tem uma marcenaria no local, onde trabalha enquanto constrói uma casa em outra chácara na região, para morar com a família. As duas foram furtadas.
Na chácara da mãe, os criminosos também entraram pelos fundos e deram um sonífero para o cão de guarda. Eles levaram um botijão de gás e uma roçadeira.
No caso da chácara do aposentado Pedro Leite, os ladrões usaram outra estratégia com os cachorros, soltando as galinhas para distraí-los. Eles levaram todas as ferramentas do aposentado, entre elas uma serra elétrica, uma lixadeira e duas furadeiras.
O aposentado José Treano disse que a polícia pediu aos moradores seus nomes e os endereços das chácaras.
Ele também disse que a orientação passada foi de ligar para polícia em caso de furto e informar o número da chácara. “Eles só fizeram o cadastro e nunca mais vieram aqui”, disse o aposentado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/K/H/EtPGVHTSaBH5EHwBJZzA/furtos-chacaras-ibate.jpg)
[metaslider id=30268]