
A Polícia Militar de São Carlos deflagrou na noite desta sexta-feira (8) a Operação ODSI, com apoio de duas viaturas do Detran-SP. A ação, iniciada às 19h, foi montada no cruzamento da Avenida Dr. José Ferreira de Azambulaja com a Rua Dona Balbina, em São Carlos, com foco no combate à direção sob influência de álcool.
Ao todo, foram fiscalizados 489 veículos — sendo 83 motocicletas, 403 carros, um caminhão e duas vans. Entre os condutores abordados, 18 tiveram resultado positivo para ingestão de bebida alcoólica no teste do etilômetro passivo.
Durante a operação, foram registradas 30 autuações de trânsito, com base nos seguintes enquadramentos:
- 3 no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa e suspensão da CNH por dirigir sob efeito de álcool — um condutor foi conduzido à delegacia por crime de trânsito;
- 12 no artigo 165-A, referente à recusa em se submeter ao teste do bafômetro;
- 4 no artigo 230, inciso V (veículo sem placa ou em desacordo com as especificações);
- 4 no artigo 162, inciso I (dirigir sem possuir CNH);
- 7 por outros enquadramentos diversos.
Duas motocicletas foram recolhidas ao pátio.
A operação contou com a participação das equipes I-38300 (1° Tenente PM Carvalho e Cabo PM Dansotto), I-38325 – CGP-3 (1° Sargento PM Divino, 2° Sargento PM Romão e Cabo PM Vitor), I-38312 (Cabo PM D’Andrea e Soldado PM Vanessa), I-38311 (Cabo PM Edmar e Soldado PM Viotto), I-38320 (Cabo PM Romanelo e Soldado PM Celso) e I-38324 (Cabo PM Prinholato, Soldado PM Mateus e Soldado PM Manarin), além das viaturas do Detran.
Segundo a Polícia Militar, operações como a ODSI têm caráter preventivo e visam reduzir acidentes e mortes no trânsito, especialmente causados por motoristas alcoolizados. “O objetivo é preservar vidas e garantir a segurança de todos nas vias públicas”, destacou a corporação em nota.



























