Skip to content
logo-novo-topo

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • GERAL

POLÍTICA: Governo Federal sanciona lei que estabelece diretrizes para valorização dos profissionais da educação básica

Redação 16 de janeiro de 2024
EDUCACAO-LULA

Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil

Sanção contempla planos de carreira, formação continuada e condições de trabalho

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou integralmente o Projeto de Lei nº 88/2018, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública. O ato foi assinado na tarde desta terça-feira, 16 de janeiro, em agenda com o ministro da Educação, Camilo Santana, no Palácio do Planalto.

A medida configura um marco regulatório que elenca como um dos princípios de base do ensino nacional a valorização dos profissionais da educação escolar. A lei assegura planos de carreira, com ingresso via concurso público de prova e títulos, aos profissionais que exercem a docência ou as funções de suporte pedagógico à docência (direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacionais). As diretrizes tratam também das funções de suporte técnico e administrativo que requeiram formação técnica ou superior em área pedagógica ou relacionadas.

PLANOS DE CARREIRA – Com relação aos planos de carreira, a lei dispõe sobre requisitos de ingresso e critérios para sua estruturação (progressão, composição da remuneração, jornada de trabalho, férias anuais e requisitos para exercício de funções).

FORMAÇÃO CONTINUADA – A lei trata ainda das características de um programa permanente de formação continuada, com planejamento plurianual, de acesso universal e com qualidade relacionada à escola e às instituições formadoras.

O texto aborda também as condições de trabalho, tratando da adequação do número de alunos por turma, do número de turmas compatível com a jornada de trabalho e com o volume de atividades extraclasse, da disponibilidade de recursos didáticos indispensáveis, salubridade e segurança, suporte para transporte escolar no trajeto entre o domicílio e o local de trabalho, quando necessário e não houver prejuízo do uso do transporte pelos estudantes.

A sanção pelo presidente Lula evidencia uma das prioridades do Governo Federal: o estímulo à valorização dos profissionais da educação como condição fundamental para a melhoria da qualidade do ensino básico público no país, com reflexos nítidos na melhoria das condições de trabalho e vida não apenas da comunidade escolar, mas de toda a população brasileira.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: IBATÉ: Biblioteca Municipal oferece espaço para leitura e jogos nas férias
Next: IBATÉ: RC Serviços parabeniza corredores por se destacarem em Corrida Pedestre da região

LEIA TAMBÉM

terra
  • GERAL

Leyde & Laura e Jayne são destaques do Terra da Padroeira neste domingo

Redação 26 de setembro de 2026
Gian e Giovani
  • GERAL

Canções de Ouro relembra show de Gian e Giovani na TV Aparecida neste sábado

Redação 25 de setembro de 2026
antonio maria
  • GERAL

Padre Antonio Maria celebra 50 anos de sacerdócio com especial na TV Aparecida

Redação 24 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Leyde & Laura e Jayne são destaques do Terra da Padroeira neste domingo
  • Augusto Fauvel recebe Título de Cidadão Benemérito de São Carlos em sessão marcada por emoção e gratidão
  • Sandra Regina Andriotti Bueno morre aos 56 anos em Araraquara
  • Adelina Sebastião dos Santos morre aos 62 anos em Ibaté
  • Alunos da EMEB Janete Lia visitam exposição sobre 100 anos da Mecânica Quântica em São Carlos

Você pode ter perdido

terra
  • GERAL

Leyde & Laura e Jayne são destaques do Terra da Padroeira neste domingo

Redação 26 de setembro de 2026
guto08
  • SÃO CARLOS

Augusto Fauvel recebe Título de Cidadão Benemérito de São Carlos em sessão marcada por emoção e gratidão

Redação 26 de setembro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)
  • OBITUÁRIO

Sandra Regina Andriotti Bueno morre aos 56 anos em Araraquara

Redação 26 de setembro de 2026
adelina-2
  • OBITUÁRIO

Adelina Sebastião dos Santos morre aos 62 anos em Ibaté

Redação 26 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Leyde & Laura e Jayne são destaques do Terra da Padroeira neste domingo 26 de setembro de 2026
  • Augusto Fauvel recebe Título de Cidadão Benemérito de São Carlos em sessão marcada por emoção e gratidão 26 de setembro de 2026
  • Sandra Regina Andriotti Bueno morre aos 56 anos em Araraquara 26 de setembro de 2026
  • Adelina Sebastião dos Santos morre aos 62 anos em Ibaté 26 de setembro de 2026
  • Alunos da EMEB Janete Lia visitam exposição sobre 100 anos da Mecânica Quântica em São Carlos 26 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}