
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O prazo começou dia 27 de março e vai até 31 de maio. Os interessados podem se inscrever pela internet, no endereço www.camara.leg.br/pjb; ou pelos Correios. São 78 vagas para estudantes de todo o Brasil, distribuídas de acordo com a população dos estados.
De autoria do ex-deputado federal Lobbe Neto, o programa da Câmara simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Durante o encontro, os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações e aprendem sobre processo legislativo, elaboração de leis; participação política e cidadania.
Quem apresentou detalhes do programa e as novidades da edição deste ano foi a servidora Renata Brassanelli, uma das coordenadoras do Parlamento Jovem Brasileiro. Segundo ela, os estudantes do ensino médio que participam dessa experiência voltam a seus estados com outra visão do Parlamento e muitos deles se tornam políticos. Para a coordenadora, o Parlamento Jovem Brasileiro é uma experiência transformadora para estudantes, servidores da Câmara e até mesmo para os próprios parlamentares.
Entre os projetos apresentados na edição do ano passado, está a do jovem estudante Guilherme, de Pernambuco, que propôs a reabilitação na rede pública para a prevenção da pedofilia.
Lobbe Neto conta que “o PJB é uma oportunidade única para que os estudantes de ensino médio vivenciem, na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo, na Câmara dos Deputados, temas de grande importância para o nosso país”.
O ex-deputado tucano enfatiza que tudo isso é um processo educativo e de estímulo ao exercício da cidadania. “É importante que a juventude brasileira participe ativamente e próximo ao Congresso Nacional. Aprender e ver como se faz uma lei, como funciona a sua tramitação e como são as votações em comissões e no plenário”, observou.
Inscrições
Para participar do PJB, o estudante preenche sua ficha de inscrição online, anexa um projeto de lei de sua autoria (de tema livre e impacto nacional) e também a documentação necessária para a Secretaria de Educação do seu Estado, conforme previsto no Guia do PJB 2019.
Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Câmara, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.