Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • POLÍTICA
  • POLÍTICA | Roselei recebe denúncia de moradores sobre queimadas em Santa Eudóxia
  • POLÍTICA

POLÍTICA | Roselei recebe denúncia de moradores sobre queimadas em Santa Eudóxia

Redação 21 de novembro de 2019
roselei

O vereador Roselei Françoso (Rede) protocolou um requerimento na Câmara Municipal para questionar a Prefeitura de São Carlos quanto às queimadas e ao descarte de entulhos em Santa Eudóxia depois de receber graves denúncias dos moradores. No documento o vereador solicita a instalação de um Ecoponto no distrito.

“Meus pais moram no distrito, eu tenho parentes, amigos e frequentemente estou por lá e por isso mesmo sou muito cobrado quanto a essas queimadas”, explica Roselei.

O descarte irregular de entulhos ocorre em uma área próxima ao cemitério e na estrada de acesso à Santa Rita do Passa Quatro. De acordo com os moradores, entulhos, resto de sofás e demais objetos são descartados, ocasionando danos ao meio ambiente, acúmulo de água, mau cheiro e servindo de criadouro de animais peçonhentos. “Além disso, esse material é queimado de forma criminosa de acordo com a  legislação ambiental brasileira”, ressalta o vereador.

A moradora do distrito e mãe de Benício de três anos, que nasceu prematuro e tem paralisia cerebral grave, Maísa Cristina Messias, é uma das principais denunciantes. Benício fica 24 horas ligado a aparelhos, especialmente o concentrador de oxigênio.  “Esse aparelho absorve o oxigênio direto do ar, ele não filtra. Quando tem queimadas eu preciso retirá-lo de casa com toda a dificuldade que isso representa”, explica Maísa.

O caso de Benício, que inclusive recebe apoio da própria Prefeitura quanto aos cuidados de saúde, ganhou repercussão em abril deste ano quando uma ONG promoveu uma campanha de doação para aquisição de equipamentos e medicamentos.

A servidora pública Eliana Tassim Salatino disse que a população do distrito precisa se unir para pensar em ações que impeçam as queimadas. “Já marcamos uma reunião para discutir o problema. As crianças e idosos sofrem com as doenças respiratórias”, disse.

“Os moradores do distrito já são penalizados com os agrotóxicos que são dispensados nas plantações de cana e laranja. Agora, nesta época de seca, não podemos admitir essas queimadas”, observou Roselei. “Um grupo de mulheres já se organizou para reivindicar uma solução, principalmente quanto aos resíduos do próprio cemitério”, lembra o vereador.

Solução – Diante das denúncias e das fotos que recebeu, o vereador Roselei, além de enviar um requerimento à Prefeitura, já entrou em contato com o secretário de Habitação, João Muller, para viabilizar uma área para a construção do Ecoponto, e com o secretário de Serviços Públicos, Mariel Pozzi Olmo, para que tome providências quanto as queimadas e a limpeza do cemitério. “Os dois secretários sinalizaram positivamente para a construção do Ecoponto, agora vamos trabalhar para tentar viabiliza-lo”, frisa Roselei.

 


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Rodson parabeniza artista plástico e escritor pelo título de Dr. Honoris Causa
Next: DESTAKE | Prefeitura faz homenagem ao técnico são-carlense Guilherme Dalla Déa
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

BRUNO
  • SÃO CARLOS

Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
camara01
  • SÃO CARLOS

Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
MADRIGAL
  • SÃO CARLOS

Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”

Redação 4 de outubro de 2025
prefeitura-sc
  • SÃO CARLOS

Netto Donato exonera 21 comissionados e realiza reorganização administrativa em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos
  • Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos
  • Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”
  • Netto Donato exonera 21 comissionados e realiza reorganização administrativa em São Carlos
  • Falecimento de Nadir Siqueira aos 55 anos comove familiares e amigos em Ibaté
  • Edson Ferraz entrega título de Cidadão Honorário de São Carlos a Lindomar José Borges

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}