Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • REGIÃO
  • POLÍTICA | SDR promove audiência pública em Araraquara para reforçar a criação do Agrupamento Urbano Central
  • REGIÃO

POLÍTICA | SDR promove audiência pública em Araraquara para reforçar a criação do Agrupamento Urbano Central

Redação 15 de outubro de 2021
SDR
Unidade Regional integra o Projeto de Desenvolvimento Regional de São Paulo

 

O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (15/10), em Araraquara, audiência pública suplementar para reforçar a criação do Agrupamento Urbano Central. O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, esteve presente no município para apresentar o projeto para as autoridades locais e a sociedade civil.

A proposta da nova unidade integra o Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, elaborado com base em estudo realizado em parceria com a Fundação Sistema de Análise de Dados (SEADE). Contribuir com o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos habitantes da nova região são alguns dos objetivos do projeto.

“Esta audiência tem o propósito de reforçar a importância do Agrupamento para a região central do Estado. Estivemos em São Carlos em julho, apresentando a proposta e agora, em Araraquara, reforçamos nosso compromisso. A Nova Region​alização trará frutos importantes para a unidade regional e para os municípios integrantes”, afirmou o Secretário Marco Vinholi.

A proposta de regionalização teve como premissas principais manter tanto quanto possível as divisões existentes, considerando também o nível de integração regional entre os municípios.

Todas as 25 audiências públicas em torno da Nova Regionalização já foram realizadas. Vale lembrar que os projetos de criação das Regiões Metropolitanas de São José do Rio Preto e Piracicaba já foram aprovados pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) e sancionados pelo Governador João Doria.

As Regiões Metropolitanas da Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba, e Vale do Paraíba e Litoral Norte, além do Agrupamento Urbano de Franca, mantiveram suas composições. Ao todo, o Projeto de Desenvolvimento Regional apresenta um novo arranjo do estado com 32 regiões, sendo 9 Regiões Metropolitanas, 9 Agrupamento Urbanos e 14 Regiões de Estado.

Assim, o estudo apresentou a proposta de criação do Agrupamento Urbano Central com os seguintes municípios: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Itirapina, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju. Juntos, os 26 municípios somam um população de 1.014.169 habitantes e possuem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 38,92 bilhões.

Depois de institucionalizada, a Unidade Regional promoverá a criação de um Conselho de Desenvolvimento, de caráter deliberativo e normativo, composto por representantes dos municípios, do Estado e da Sociedade Civil. Estes também serão responsáveis por criar as Câmaras Temáticas em cada área de interesse comum, como: meio ambiente, transporte e saúde. Também terão apoio de um Órgão Estadual de Desenvolvimento Regional e um Fundo de Desenvolvimento das Unidades Regionais para o desenvolvimento dos projetos definidos no âmbito da governança interfederativa.

Além disso, os representantes das Câmaras Municipais terão participação efetiva nos Conselhos de Desenvolvimento por meio da criação dos Parlamentos Regionais, de caráter consultivo, onde cada município terá dois vereadores representantes, sendo um titular e um suplente, escolhidos em processos transparentes pelos seus pares em cada Câmara. O mandato será de dois anos. Os integrantes dos Parlamentos Regionais serão responsáveis por apresentar leis que forem necessárias para a elaboração de políticas públicas regionais, que alavanquem as potencialidades e solucionem problemas que são comuns aos municípios.

O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenção “Doutor Nelson Barbieri”, em Araraquara. Todas as medidas, protocolos sanitários e normas de isolamento foram seguidos para contenção da disseminação do coronavírus. A audiência pública contou com um número limitado de lugares e disponibilizou a transmissão da apresentação com a proposta para a criação do Agrupamento Urbano Central pelos canais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Youtube, em https://youtube.com/c/DesenvolvimentoRegionalSP, e no site www.sdr.sp.gov.br.

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: POLÍTICA | Doria anuncia R$ 1,5 bi para abono salarial de até 190 mil servidores do magistério
Next: RELIGIÃO | Diocese de São Carlos participa de momento histórico de escuta pedido pelo Papa
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

prefeitura-sc-24
  • SÃO CARLOS

SENAR e Prefeitura ampliam oferta de cursos gratuitos presenciais de qualificação profissional

Redação 13 de outubro de 2025
BAZAR1
  • SÃO CARLOS

Fundo Social realiza Bazar Itinerante no bairro Santa Felícia com mais de 2,5 mil peças disponíveis

Redação 13 de outubro de 2025
sebrae2
  • SÃO CARLOS

Sebrae e Prefeitura de São Carlos iniciam consultoria para fortalecer a gestão do turismo

Redação 13 de outubro de 2025
lineu
  • SÃO CARLOS

“O trânsito na avenida José Pereira Lopes precisa melhorar urgentemente”, afirma Lineu Navarro

Redação 13 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • SENAR e Prefeitura ampliam oferta de cursos gratuitos presenciais de qualificação profissional
  • Fundo Social realiza Bazar Itinerante no bairro Santa Felícia com mais de 2,5 mil peças disponíveis
  • Sebrae e Prefeitura de São Carlos iniciam consultoria para fortalecer a gestão do turismo
  • “O trânsito na avenida José Pereira Lopes precisa melhorar urgentemente”, afirma Lineu Navarro
  • Fatec São Carlos abre inscrições para o Vestibular 2026 com cursos gratuitos e foco em inovação e tecnologia
  • Netto Donato recebe técnicos do DER e da SP Águas para discutir obras dos piscinões da Vila Prado e da Chaminé

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}