Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • POLÍTICA
  • POLÍTICA | SP lança programa Cidades Inteligentes para ampliar parcerias com Prefeituras e modernizar gestão pública 
  • POLÍTICA

POLÍTICA | SP lança programa Cidades Inteligentes para ampliar parcerias com Prefeituras e modernizar gestão pública 

Redação 23 de junho de 2021
inteligentes1
Pacote estadual com soluções tecnológicas e investimentos em infraestrutura de ponta é apresentado a gestores municipais 

 

O Governador João Doria lançou nesta quarta-feira (23), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o programa Cidades Inteligentes. A iniciativa prioriza a governança em função de metas e planos, o trabalho conjunto entre Estado e Prefeituras, a desburocratização administrativa e estimula soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável.

O evento contou com a participação do Governador João Doria e dos Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, além de Prefeitos e Deputados. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também estiveram representados.

“Eu gostaria de governar um Estado que não precisasse de papel para as atividades e iniciativas de Governo e foi exatamente o que nós conseguimos ao término de 12 meses de gestão. O Governo de São Paulo é o primeiro do Brasil inteiramente digital. Vamos ganhar tempo e agilidade nos procedimentos utilizando a tecnologia. São Paulo é um Estado de primeiro mundo, transformador, criativo”, disse Doria.

Com investimentos de R$ 15 milhões em sua primeira etapa, o Cidades Inteligentes vai levar iluminação pública de ponta a 11 municípios: Barra Bonita, Campos do Jordão, Fernando Prestes, Ferraz de Vasconcelos, Holambra, Iguape, Lorena, Pirajuí, São Carlos, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.

Mais modernos, econômicos e sustentáveis, os novos dispositivos de iluminação com tecnologia LED permitem que as Prefeituras adotem sistemas de internet pública wi-fi e conexão de diferentes serviços digitais. A iluminação mais eficiente também garante mais segurança no trânsito e facilita o patrulhamento policial no período noturno.

“Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio pelos modelos de LED, a iluminação pública torna-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades. O futuro de São Paulo passa pelo programa Cidades Inteligentes”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O Governo do Estado também anunciou novos serviços coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Será disponibilizado um sistema aos Municípios interessados que permite responder automaticamente ao cidadão a viabilidade locacional para o exercício da atividade econômica pretendida no local desejado. Isso possibilitará que qualquer munícipe, especialmente aqueles interessados em abrir um negócio, possam verificar se existe algum impedimento para prosseguir com a atividade empreendedora no local de interesse.

De posse do sistema de viabilidade, o município também será habilitado no sistema Balcão único, hoje utilizado só pela capital São Paulo. O Balcão único permite que empresas de naturezas simples (Empresa Limitada, Empresário Individual e EIRELI) possam, em um único formulário e por meio de um portal único, coletar todos os dados do processo de abertura e regularização de empresa exigidos pelos órgãos federais, estaduais e municipais.

“Novas tecnologias aplicadas em escala para solucionar grandes desafios nas cidades melhoram a qualidade de vida dos cidadãos e aumentam a eficiência dos gastos públicos. O programa cidades inteligentes reconhece o protagonismo dos líderes municipais na gestão pública e promove cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Juntos vamos alavancar a tecnologia para combater desigualdades e promover uma vida mais digna, saudável, próspera e segura para nossos cidadãos, além de transformar o Estado de São Paulo em referência mundial de gestão municipalista, humana e inovadora”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Outra novidade é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos.

Já o Patem (Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios) vai oferecer apoio técnico para que as Prefeituras desenvolvam políticas públicas segundo critérios de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Estado e municípios poderão trabalhar juntos em projetos que vão desde controle de poluição urbana e sistemas inteligentes de transporte público até governança digital e conectividade urbana.

No Governo do Estado, o modelo de gestão inteligente já é praticado desde 2019 por meio de iniciativas inovadoras como os programas Parcerias Municipais, Canal Direto – SP + Perto e SP Sem Papel. E a partir de agora, o Cidades Inteligentes vai estender esse modelo aos 645 municípios paulistas por meio de investimentos financeiros e ferramentas tecnológicas.

 Cidades Inteligentes são aquelas que promovem o bem-estar dos cidadãos, aumentam o nível de sustentabilidade, alavancam o crescimento econômico e solucionam problemas com ajuda da tecnologia, como mobilidade urbana, coleta de lixo, consumo de energia, entre outros.

Desenvolvimento Regional e Cidades Inteligentes 

No programa Parcerias Municipais as prefeituras propõem ações e inserem informações em um sistema compartilhado com as Pastas de Saúde, Segurança, Educação, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico para análise técnica e melhoria de índices nestes indicadores, os melhores resultados são premiados pela iniciativa. O programa disponibiliza uma plataforma exclusiva para os prefeitos paulistas. Acesse em: https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/

O Canal Direto SP+Perto estabelece postos regionais de atendimento com padrão de qualidade poupatempo a gestores públicos e empreendedores, em 15 regiões do estado. São elas: Bauru (1° unidade do projeto com inauguração prevista para o segundo semestre de 2021), Registro, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São Carlos, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Campinas, Sorocaba, Itapeva, Santos, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Saiba mais em: https://www.sdr.sp.gov.br/sp-perto-centraliza-servicos-para-gestor-e-empreendedor/

E o programa Sem Papel, da Secretaria de Governo, está implantado em todas as Secretarias do Estado, tornando-se um Governo 100% digital em seus procedimentos internos. O resultado aumentou a confiança e transparência no monitoramento de gastos e acompanhamento de resultados. A finalidade é desburocratizar os acessos aos serviços estaduais e acabar com a burocracia, além de prever um valor de R$ 90 milhões economizados aos cofres públicos ao longo dos próximos anos. Acesse em: https://www.spsempapel.sp.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Após vencer a COVID-19, Lucão participa do início da testagem rápida nos bairros da grande Aracy
Next: GERAL | TRT-2 decreta fim da greve dos servidores da Fundação CASA 
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

  • SÃO CARLOS

Imobiliária Cardinali representa São Carlos em missão estratégica da ABMI em Portugal

Redação 8 de outubro de 2025
maus-tratos02
  • POLÍCIA

Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em operação no Planalto Verde, em São Carlos

Redação 8 de outubro de 2025
coro
  • SÃO CARLOS

Coro da Osesp apresenta recital gratuito em São Carlos nesta quinta-feira (9)

Redação 8 de outubro de 2025
dengue
  • SÃO CARLOS

São Carlos chega a 19,9 mil casos positivos de dengue e confirma 23 mortes por arboviroses em 2025

Redação 8 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Imobiliária Cardinali representa São Carlos em missão estratégica da ABMI em Portugal
  • Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em operação no Planalto Verde, em São Carlos
  • Coro da Osesp apresenta recital gratuito em São Carlos nesta quinta-feira (9)
  • São Carlos chega a 19,9 mil casos positivos de dengue e confirma 23 mortes por arboviroses em 2025
  • São Carlos registra 75 novos casos de Covid-19 em setembro e mantém estabilidade nos índices
  • Vigilância Sanitária alerta para tentativa de golpe em São Carlos

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}