Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • POLÍTICA | Workshop dá início à integração entre prefeitura e comunidade científica
  • SÃO CARLOS

POLÍTICA | Workshop dá início à integração entre prefeitura e comunidade científica

Redação 11 de dezembro de 2018
WORKSHOP2

Problemas de São Carlos foram discutidos com possibilidades de projetos conjuntos

 

Aproximar a São Carlos do conhecimento da São Carlos administrativa. Fazer o conhecimento produzido nas universidades chegar à dona Maria do Cidade Aracy. Essas são algumas das ações proposta pela parceria entre a Prefeitura e a USP de São Carlos com a realização do Workshop Redes Temáticas e Gestão Pública.

A iniciativa inédita colocou lado a lado, no dia 7 de dezembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), representantes das universidades, centros de pesquisa, instituições e prefeitura.

O evento foi organizado pelo professor sênior José Carlos Maldonado e do atual secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi com o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e do ICMC.

Dezesseis das dezoito secretarias municipais, além de Coordenadorias, Fundações e Autarquias estavam presentes por meio de seus secretários ou representantes. A eles, coube apresentar os problemas mais urgentes que podem ter soluções em cooperação com pesquisadores de universidades como a USP e UFSCar, Embrapa e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) sediados em São Carlos.

Para o professor doutor, José Galizia Tundisi, o maior problema do país e seus municípios está na gestão. “Para resolver é necessário integração maior com o conhecimento que existe nas universidades e institutos de pesquisa. São Carlos tem um vasto conhecimento científico em todas as áreas e esta é a primeira reunião de um amplo projeto que será desenvolvido com bases para o município”, afirmou.

A professora Maria Cristina de Oliveira, diretora do ICMC, falou sobre a importância deste trabalho integrado. “Já ganhamos muito em abrir este canal de diálogo. Discutiremos aqui como fomentar a colaboração com os problemas da administração pública. Nós do ICMC e do CeMEAI nos voluntariamos para sediar esse encontro que pretende apresentar competências que possam gerar futuras parcerias e projetos conjuntos com o município”, disse.

No meio acadêmico, muitas vezes, a tecnologia procura o problema e a ideia é inverter essa situação com a aplicação de pesquisas que poderão solucionar muito do que foi apresentado pelos secretários. Mariel Pozzi Olmo, da pasta de Serviços Públicos comentou sobre a dificuldade de gestão e coleta de resíduos sólidos, por exemplo. Para o tema, o CeMEAI já apoia uma tecnologia aplicada no município de Matão, o SISGERES, que poderia ser adaptado e implementado também em São Carlos.

Da secretaria de Obras Públicas foram compartilhadas as necessidades de melhorias em documentação técnica e orçamentária, cálculos, problemas de drenagem, entre outros. Como trabalhar melhor os acervos do Museu, gerar renda e trabalho para a população, transporte público, trânsito, planejar parques urbanos e espaços públicos permearam as discussões que tiveram também a participação do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Benedito Carlos Marchezin.

A autarquia já possui um convênio de eficiência energética com o CeMEAI, coordenado pela pesquisadora Maristela Santos que já confirmou uma economia de pelo menos 10% na conta de energia elétrica do SAAE, podendo chegar a 1 milhão de reais de economia aos cofres do município em um ano. “Podemos trabalhar em outras frentes como perdas de água e problemas de abastecimento”, comentou.

Após a apresentação dos problemas, foram criadas seis equipes agrupadas por áreas de interesses comuns. Todos os assuntos relacionados à Educação serão discutidos em um projeto paralelo, o EduS.Car, já em andamento e coordenado pelo professor Edgar Zanotto, do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) que também participou do workshop.

Os demais grupos reuniram-se com pesquisadores para trabalhar na discussão das primeiras ações e organizar a agenda de trabalho futuro.

Segundo o Secretário Tundisi, algumas aplicações já podem ocorrer em 2019. “A cidade necessitava desta iniciativa que irá usar o capital intelectual do município e toda a equipe da prefeitura. Esperamos que seja o começo de um processo contínuo que integrará ciência, tecnologia e políticas públicas na transformação social. Demos hoje um salto importante sobre o diagnóstico de problemas de várias áreas e ganhamos na aproximação com os pesquisadores, muitos deles, matemáticos. E sabemos que matemática e água são a base de tudo”, comentou.

O professor Maldonado opinou. “Em nome do ICMC, agradeço a todos que contribuíram neste primeiro workshop. Ressalto que essa aproximação é muito relevante para a academia! Pesquisar e desenvolver, conjuntamente, soluções para problemas relevantes em domínios de aplicação com impacto social e econômico faz parte de nossos objetivos”, afirmou o pesquisador.

Para o prefeito Airton Garcia, essa aproximação vai possibilitar um melhor desenvolvimento da cidade. “Aproximar a São Carlos da tecnologia, do conhecimento, do saber, dos cientistas, da São Carlos dos moradores que ainda não tem as mínimas condições de crescimento ou desenvolvimento da cidade, traz inúmeras possibilidades ao município, principalmente na melhoria da qualidade de vida de quem mora aqui”, afirmou o prefeito.

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | SMTER certifica 60 alunos do curso de Assistente Administrativo
Next: POLÍTICA | Vereadores e ex-vereadores pleiteiam benefício de decisão do STF
Jornal-Ruscito-(6)-1
Jornal-Ruscito-(6)-2
Jornal-Ruscito-(6)-3
Jornal-Ruscito-(6)-4
policenter-banner-lateral
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

DENTE02
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté retoma projeto de Educação e Saúde Bucal nas escolas municipais

Redação 27 de agosto de 2025
samir-destake
  • SÃO CARLOS

Canil Municipal abriga 360 animais e realiza Feira de Adoção neste sábado

Redação 27 de agosto de 2025
qualifica
  • IBATÉ

Ibaté abre inscrições para cursos gratuitos de pedreiro e manicure pelo Qualifica SP

Redação 27 de agosto de 2025
MULLER-DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Muller fala sobre revisão do Plano Diretor com foco em mobilidade, habitação e sustentabilidade

Redação 27 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Prefeitura de Ibaté retoma projeto de Educação e Saúde Bucal nas escolas municipais
  • Canil Municipal abriga 360 animais e realiza Feira de Adoção neste sábado
  • Ibaté abre inscrições para cursos gratuitos de pedreiro e manicure pelo Qualifica SP
  • Muller fala sobre revisão do Plano Diretor com foco em mobilidade, habitação e sustentabilidade
  • Falecimento de Sr. Diego Barreto do Nascimento dos Santos Ferreira é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus
  • Flávio Okamoto detalha ações contra queimadas, fiscalização de eventos e preservação ambiental

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}