Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Por motivo de força maior apresentações do 20º. ChorandoSemParar serão na Estação Cultura
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Por motivo de força maior apresentações do 20º. ChorandoSemParar serão na Estação Cultura

Redação 12 de dezembro de 2024
PSX_1698

As apresentações musicais da edição de 20 anos do Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar foram transferidas para a Estação Cultura (Estação Ferroviária), localizada na Praça Antônio Prado, s/n – Centro, em São Carlos e acontecem nos dias 13 (a partir das 19h), 14 (a partir das 17h30) e 15 de dezembro. No domingo (15), das 10h às 22h, serão 12 horas ininterruptas, formato que inspirou o nome do festival. As atividades formativas, como palestras, workshops e rodas de conversa, do 20º ChorandoSemParar acontecem no Centro Cultural no Campus 1 da USP São Carlos.

Fátima Camargo, diretora do ChorandoSemParar, explica que a mudança se deve por motivo de força maior. “A transferência de local do Festival foi em virtude da previsão do tempo indicar chuvas fortes neste fim de semana em São Carlos e pelos riscos gerados pela montagem de uma estrutura de palco e tenda mais frágil. Devido à falta de verbas neste ano, não teríamos a mesma estrutura que o Festival costuma ter na Praça XV e para segurança do público e dos artistas as apresentações serão na histórica e linda Estação Cultura, mantendo a tradicional programação e elenco de altíssima qualidade musical”.

Nessa edição, o ChorandoSemParar faz homenagem em memória ao flautista e compositor Joaquim Callado (1848/1880 RJ), considerado o “Pai do Choro” e conta a presença do convidado homenageado Henrique Araújo, compositor e multi-instrumentista de cordas.

Tendo Joaquim Callado como inspiração, essa edição será dedicada aos instrumentistas negros brasileiros de todos os tempos. Callado inspira também a escolha do elenco, repertório, temas das atividades formativas e, enfim, de toda a programação, que pode ser conferida no link https://contribuintecultura.wixsite.com/chsp/elenco

Elenco confirmado

A 20ª edição do Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar em São Carlos, promete ser uma celebração histórica, com uma programação repleta de homenagens e apresentações locais, nacionais e internacionais.

No elenco confirmado está Henrique Araújo, convidado homenageado dessa edição, com o projeto Choro Negro (São Paulo). Referência do cavaquinho e do bandolim, Henrique Araújo reúne-se com seu quarteto para celebrar a música afrobrasileira. O quarteto, formado também por Xeina Barros (percussão), Marcelo Miranda (piano e violão) e Vanessa Ferreira (contrabaixo acústico), interpreta obras de músicos e musicistas afro-brasileiros e afro-brasileiras. Na flauta, Bira Nascimento faz uma participação especial.

A Big Band do Projeto Guri de São Carlos também se apresenta no ChorandoSemParar. Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luthieria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Nicolas Krassik (França) promete uma apresentação vibrante, com técnica e emoção, feita para ouvir e também para dançar. Nascido em 1969 na periferia de Paris, o violinista Nicolas Krassik é um dos herdeiros da famosa tradição francesa de violinistas de Jazz.

Outras participações importantes estão confirmadas como a do clarinetista Alexandre Ribeiro (São Paulo), da pandeirista Roberta Valente (São Paulo) e do instrumentista, arranjador e acordeonista Thadeu Romano (São Paulo).

Os grupos Fios de Choro (São Paulo), Interior Arraigado (São Paulo), Jazz Combo e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, Panorama do Choro (São Paulo) e a Orquestra Paulista de Choro, formada por musicistas e arranjadores residentes entre São Paulo e Campinas, também são atrações do Festival.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Festival Internacional de Música Instrumental – 20ª Edição do ChorandoSemParar em São Carlos, SP

ATIVIDADES FORMATIVAS: de 12 a 15 de dezembro: palestras musicais, workshops, e rodas de conversa. Local – Centro Cultural da USP – São Carlos

APRESENTAÇÕES MUSICAIS: de 13 a 15 de dezembro. Local – Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/n – Centro) – São Carlos

Sexta, 13/12

Esquenta Chorando

19h00 às 21h00 – Rodas de Choro

Sábado, 14/12

Abertura do programa

17h30 – Thadeu Romano & Interior Arraigado

19h30 – Jazz Combo e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí participação do flautista, saxofonista, maestro e compositor carioca Edu Neves

Domingo, 15/12

12 HORAS DE MÚSICA, SEMPARAR!

10h – Roda de Choro

11h30 – Big Band do Projeto Guri

13h- Roda de Choro

14h – Workshow – A Sonoridade do Violão Tenor – Tiago Veltrone Quarteto

15h – Roda de Choro

16h – Choro in Jazz – John Berman (EUA) & Thadeu Romano Quarteto

17h – Grupo Fios de Choro

18h – Henrique Araújo & Choro Negro

19h – Homenagem ao Maestro Laercio de Freitas por Thalma de Freitas participação – Vanessa Ferreira

19h30 – Orquestra Paulista de Choro

20h30 – Nicolas Krassik (França)

21h10 – Panorama do Choro

21h30 às 22h – Grande final com participações muito especiais.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

 

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: Prefeitura antecipa pagamento da segunda parcela do 13° salário aos servidores municipais
Next: Núcleo de Economia da ACISC apresenta dados econômicos para análise comparativa

RELACIONADAS

oculos01
  • SÃO CARLOS

Projeto “Ver para Aprender” leva óculos gratuitos a alunos da rede municipal de São Carlos

Redação 19 de agosto de 2025
INFANCIA
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos lança Comitê Intersetorial da Primeira Infância

Redação 19 de agosto de 2025
ALERTA
  • SÃO CARLOS

Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas em São Carlos e Araraquara

Redação 19 de agosto de 2025
Jornal-Ruscito-(1)-1
Jornal-Ruscito-(1)-2
Jornal-Ruscito-(1)-3
Jornal-Ruscito-(1)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

spfc
  • GERAL

Libertadores: São Paulo vence Atlético nos pênaltis e está nas quartas

Redação 20 de agosto de 2025
capturado
  • POLÍCIA

Guarda Municipal de São Carlos captura condenado por tráfico de drogas no Jardim Hikary

Redação 20 de agosto de 2025
drogas
  • POLÍCIA

Polícia apreende quase 3 kg de drogas em residência no Jardim Gonzaga, em São Carlos

Redação 19 de agosto de 2025
edvaldo
  • OBITUÁRIO

Morre Edvaldo Schiavoni, aos 52 anos, em Ribeirão Preto; velório será em São Carlos

Redação 19 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Libertadores: São Paulo vence Atlético nos pênaltis e está nas quartas
  • Guarda Municipal de São Carlos captura condenado por tráfico de drogas no Jardim Hikary
  • Polícia apreende quase 3 kg de drogas em residência no Jardim Gonzaga, em São Carlos
  • Morre Edvaldo Schiavoni, aos 52 anos, em Ribeirão Preto; velório será em São Carlos
  • Projeto “Ver para Aprender” leva óculos gratuitos a alunos da rede municipal de São Carlos

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}