
A Prefeitura de São Carlos divulgou nesta terça-feira (23) uma nota oficial para esclarecer os recentes acontecimentos envolvendo a Casa de Passagem, serviço essencial no acolhimento de pessoas em situação de rua no município. O equipamento tem capacidade para atender até 50 pessoas por dia e, em média, recebe entre 35 e 40 usuários diariamente.
A gestão vinha sendo realizada pela Organização da Sociedade Civil Divina Misericórdia, que, devido a impedimentos documentais, precisou interromper suas atividades. A administração municipal ressaltou que entidades do Terceiro Setor também passam por fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Diante da necessidade de garantir a continuidade do serviço, a Prefeitura firmou um termo de voluntariado provisório com outra entidade parceira, até a abertura de um Chamamento Público para definir a nova gestora. Mesmo assim, por não dispor de equipe própria para o atendimento especializado, o espaço precisou ser temporariamente fechado.
Para minimizar os impactos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania distribuiu, na noite de segunda-feira (22), 45 marmitas e cobertores aos usuários. O serviço, que acolhe homens, mulheres e pessoas trans, deve ser retomado em breve.
Segundo a administração municipal, está em andamento um processo de contratação emergencial para que uma entidade assuma a gestão o mais rápido possível. Técnicos da Secretaria já analisam os planos de trabalho apresentados pelas organizações interessadas, com o objetivo de garantir atendimento digno, seguro e humanizado à população em situação de rua.