Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Prefeitura de São Carlos promove primeira Semana da Maternidade Atípica
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos promove primeira Semana da Maternidade Atípica

Redação 26 de maio de 2025
atipica03

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, iniciou nesta segunda-feira (26/05), a 1ª Semana da Maternidade Atípica, conforme projeto de lei do vereador Djalma Nery. A iniciativa visa dar visibilidade às experiências de mães atípicas, além de promover atividades focadas em acolhimento, autocuidado e empreendedorismo.

A abertura do evento foi marcada pela roda de conversa “Mães Atípicas em Diálogo”, conduzida pela deputada estadual Andréa Werner, reconhecida nacionalmente por sua atuação em prol da causa da deficiência e do autismo, com mediação das mães atípicas Gracielli Prata e Marli Moretti.

A secretária adjunta da pasta, Lidiane Araújo Rocha Gianlorenço, enfatizou o cuidado dedicado à concepção da semana para atender às necessidades específicas dessas mães. “Este é um espaço para fortalecer laços, expandir a rede de apoio e valorizar as mães que enfrentam desafios diários significativos”, declarou.

Marli Moretti, mãe atípica de Caio Cesar Moretti, de 20 anos, e Giulia Moretti, de 23 anos, compartilhou sua experiência na organização do evento, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, das terapias multidisciplinares e do suporte emocional às mães. “Cada pequena vitória tem um valor imenso. E cuidar de si é fundamental para continuar cuidando do outro”, afirmou.

A deputada estadual Andréa Werner, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, destacou a necessidade de evidenciar a situação de vulnerabilidade em que muitas mães atípicas se encontram, frequentemente impossibilitadas de permanecer no mercado de trabalho e dependentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em nome dos filhos. “Poder trazer essa questão à tona e realizar essa feira aqui fora para promover os produtos feitos por essas mães empreendedoras é extremamente importante”, ressaltou. Ela também expressou a expectativa de avanços significativos nas políticas públicas durante seu mandato, mencionando a lentidão das mudanças observadas ao longo dos 17 anos de seu filho.

O secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafinha Almeida, reforçou a importância da 1ª Semana da Maternidade Atípica como um espaço crucial para discutir não apenas os direitos das pessoas com deficiência, mas também as vivências de suas mães. “Esta roda de conversas é fundamental para que, juntos, possamos debater e ouvir as mães atípicas do nosso município, visando a criação de políticas públicas que atendam tanto as pessoas com deficiência quanto suas famílias”, explicou. Ele destacou a significativa participação de Andréa Werner na abertura, compartilhando sua experiência e as legislações que promoveu na causa.

“É com grande alegria e orgulho que participo da abertura da 1ª Semana da Maternidade Atípica em nosso município — uma iniciativa que nasce do coração, mas também da escuta e do compromisso com as mães que enfrentam, todos os dias, desafios únicos ao lado de seus filhos. Quero parabenizar a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos pelo cuidado e sensibilidade na organização desta semana tão necessária e ao vereador Djalma Nery pelo projeto de lei. Agradeço também à deputada estadual Andréa Werner pela presença marcante, por sua luta incansável e por dar voz a tantas famílias que muitas vezes se sentem invisíveis”, disse o vice-prefeito e secretário de Educação, Roselei Françoso.

Já o prefeito Netto Donato lembrou que a maternidade atípica exige força, resiliência e uma rede de apoio sólida. “É exatamente isso que estamos construindo aqui: um espaço de acolhimento, de troca, de fortalecimento e de valorização das vivências dessas mães guerreiras. A nossa gestão tem um compromisso com a inclusão, com o respeito às diferenças e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias. Esta semana é apenas o começo de um trabalho que precisa ser contínuo, escutando quem vive a realidade na pele e pensando soluções junto com a população”, finalizou o prefeito.

A programação da semana continua nesta terça-feira (27/05), às 18h, no Campus 1 da FESC, com a atividade de bem-estar “Conexão entre Corpo e as Emoções”, conduzida pela fisioterapeuta Helen Generoso. O evento contará também com a participação de consultoras Mary Kay, espaço de recreação infantil, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, aferição de pressão arterial e sessões de massoterapia com Vagner Apraz.

O encerramento da 1ª Semana da Maternidade Atípica ocorrerá na sexta-feira (30/05), das 13h30 às 16h30, no Fundo Social de Solidariedade, com um Workshop de Bolos Caseiros ministrado pelo professor Anderson de Jesus Pedreira. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo WhatsApp (16) 3306-8523. As vagas são limitadas.

A realização deste evento conta com o apoio de servidores municipais, do Fundo Social de Solidariedade, da FESC, além de voluntários e convidados. Também estiveram presentes na abertura do evento os vereadores Djalma Nery e Fernanda Castelano, ambos do PSOL.

atipica09
atipica08
atipica07
atipica06
atipica05
atipica04
atipica03
atipica02
atipica01

[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: Dengue tem mais de 18 mil casos confirmados em São Carlos em 2025
Next: Secretário de Ibaté prestigia inauguração da nova sede da Segurança de Araraquara

RELACIONADAS

led02
  • SÃO CARLOS

Parceria entre CPFL e Prefeitura resulta na troca de cerca de 3 mil lâmpadas por LED

Redação 2 de agosto de 2025
saaee1
  • SÃO CARLOS

SAAE marca presença no ‘Integra Resíduos SP’ em São Paulo e reforça compromisso com sustentabilidade

Redação 1 de agosto de 2025
saae0108-2
  • SÃO CARLOS

SAAE São Carlos anuncia interdições em vias para obras neste domingo (3)

Redação 1 de agosto de 2025
REGIÃO EM DESTAKE_banner_vertical lateral 350x550px
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
REGIÃO EM DESTAKE_banner_quadrado lateral 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

sidertec
  • IBATÉ

Metalúrgicos na Sidertec aprovam aviso de greve durante assembleia com trabalhadores

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan02
  • IBATÉ

Motociclista que morreu em acidente na SP-310 será sepultado neste sábado em Ibaté

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan
  • OBITUÁRIO

Nota de Falecimento – Jonatas Cabral dos Santos, aos 38 anos de idade

Redação 2 de agosto de 2025
led02
  • SÃO CARLOS

Parceria entre CPFL e Prefeitura resulta na troca de cerca de 3 mil lâmpadas por LED

Redação 2 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}