Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Prefeitura homenageia 50 anos da Academia de Ciências do Estado
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Prefeitura homenageia 50 anos da Academia de Ciências do Estado

Redação 29 de maio de 2024
PSX_864

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação realizou na manhã de quarta-feira (29/05), no auditório Bento Prado Ferraz Junior – Paço Municipal, uma homenagem aos 50 anos da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). A solenidade destacou a dedicação ao desenvolvimento científico, tecnológico e educacional, pela instituição.

Representando o prefeito Airton Garcia, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, prof. Dr. José Galizia Tundisi, enfatizou que a homenagem se faz necessária pelo volume de trabalhos desenvolvidos pela ACIESP para São Paulo e pelo Brasil, sendo portanto, importante e fundamental o registro do seu Jubileu, a Academia que representa a elite da ciência. Tundisi mostrou entusiasmo ao receber a profa. Dra. Yvonne Mascarenhas, que ao lado do prof. Sérgio Mascarenhas, participou da fundação da ACIESP. “A professora Yvonne é uma inspiração e exemplo permanente para todos nós”, destacou.

“Temos por finalidade promover e apoiar as atividades da ciência, e o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do município e queremos destacar o apoio da administração do prefeito Airton Garcia ao modelo de São Carlos de ciência e desenvolvimento, a produção de um modelo de desenvolvimento que reúne universidades públicas e privadas, o Instituto Federal, as Embrapas, que produzem conhecimento e extrapolam tecnologias para o desenvolvimento da cidade. Apoiar o “Big Science” é importante, mas apoiar a ciência e tecnologia em nível municipal, inserindo processos de ciência e tecnologia na gestão pública, na solução das demandas da sociedade é fundamental. Com o apoio da sociedade, dos empreendedores, cientistas vamos criar uma Resolução para debatermos a “Década de ciência e cultura de São Carlos para a transformação social”, anunciou o secretário Tundisi.

Adriano Andricopolo, presidente da ACIESP ressaltou que a Academia recebe a homenagem com muita honra, alegria e compromisso de cumprir o papel de apoiar as atividades de educação, de ciência, tecnologia e de inovação que promovam cada vez mais benefícios para a sociedade.

“A ciência ao longo do século 21 será capaz de resolver e nos ajudar enfrentar os principais desafios como as mudanças climáticas, segurança alimentar, saúde humana. São Carlos tem o berço da ciência e tecnologia tem como característica seu pioneirismo que faz a diferença e um grupo de cientistas liderados pelo Prof Dr Sérgio Mascarenhas teve a ideia de fazer uma Academia de Ciência isso há 50 anos atras é um privilégio receber essa homenagem de uma cidade reconhecida internacionalmente como a Capital da Tecnologia aqui se faz coisa boa e o retorno para população é feito em diversas áreas estratégicas para o nosso estado e país”, frisou.

Sobre os desafios da Academia lembrou que o perfil de tudo muda “é preciso pensar na educação dos jovens, observar o aumento populacional, como vamos alimentar e oferecer saúde para todos, observar a questão do envelhecimento da população, produtividade e a capacidade de gerar soluções para esses novos desafios nas áreas de engenharia, medicina, biologia, química, física, olhar para o futuro”, disse.

O Prof Dr. Glaucius Oliva, representando a Academia Brasileira de Ciência lembra que a ciência é o grande movimento transformador da humanidade.

“O que somos hoje é fruto do intelecto humano que foi capaz de compreender a natureza e gerar o conhecimento e as tecnologias que compõem a nossa vida cotidiana. O futuro será igualmente impactado pela capacidade da ciência de nos ajudar a resolver e entender os grandes desafios da humanidade. O desafio será entender como as novas tecnologias impactam todos os aspectos da vida humana desde o trabalho, até as nossas relações interpessoais com o estudo, as máquinas, como utilizar para o bem do cidadão. As academias de ciência não são clubes apenas para abrilhantar os currículos dos seus membros e sim veículos que congregam os cientistas para entender e ajudar a gestão pública definir políticas públicas embasadas em evidências, dados e informações, enfim servir a sociedade e a ACIESP tem feito isso.

Mirlene Simões, secretária regional da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), representando o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, atual presidente da SBPC, explicou que a SBPC está completando 76 anos e tem a ACIESP como uma das entidades parceiras.

“São Carlos é a síntese da ciência no estado de São Paulo, com um expressivo número de pesquisadores relevantes, descobertas de soluções para a sociedade e onde definimos as diretrizes para o futuro. Uma alegria participar dessa homenagem junto com a presidência da ACIESP, o baile de gala da ciência no estado de São Paulo”, frisou.

A Profa. Vanderlan da Silva Bolzani, ex-presidente da ACIESP, destacou que a homenagem da Prefeitura a ACIESP “é um momento especial da ciência paulista e do Brasil. Temos um quadro de cientistas destacados mundialmente. Uma sociedade científica forte no estado é mais do que uma instituição é um modelo que vai estimular nossos jovens pensarem no futuro, como novos cientistas. O conhecimento e a ciência tem que estar sempre no local onde existem desafios, fator fundamental para o país ser poderoso, soberano e oferecer felicidade e qualidade de vida a população”, finalizou.

Para o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, do InovaUSP São Carlos destacou ser necessário lembrar o protagonismo da ciência são-carlense através do Prof Dr Sergio Mascarenhas que trouxe a 50 anos o pensamento de se criar uma Academia de Ciência, fundamental na criação do Parque Tecnológico, Embra e UFSCar.

“Há portanto, um movimento de integração das universidades pelo desenvolvimento que faz com que São Carlos tenha o papel de protagonista dentro da sociedade paulista como a cidade que é considerada periferia da metrópole, mas que traz o papel fundamental de mostrar que a união de todos os setores da sociedade faz diferença quando se pensa no desenvolvimento sócio econômico e inclusivo com o bem estar da população de forma ambientalmente sustentável. O desafio é concretizarmos as ações de todas as áreas da sociedade ainda um pouco feudalizada. O Poder Público, as universidades e as indústrias com desenvolvimento integrado é um movimento que vem crescendo na cidade sob a liderança do professor Tundisi e serve de exemplo para outros municípios do Brasil”.

Fundada em São Carlos em 8 outubro de 1974 pelo Prof Dr. Sérgio Mascarenhas, a ACIESP é uma importante contribuição para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e educação do estado de São Paulo, comemora em 2024 seu Jubileu de Ouro e se consolidou como uma das mais importantes instituições científicas do país, reunindo em seu corpo de acadêmicos cientistas de notável reconhecimento nacional e internacional.

Tem como objetivos promover o avanço da ciência, da tecnologia, da inovação e da educação, atua como um fórum de debates e proposições, fomentando a pesquisa científica e a inovação tecnológica em diversas áreas do conhecimento; disseminar o conhecimento científico; promover a divulgação da ciência para a sociedade por meio de publicações e eventos, democratizando o acesso ao conhecimento científico e tecnológico; defender a liberdade de pesquisa e os direitos dos cientistas; zelando pela autonomia das instituições científicas e pela valorização da carreira científica.
Visa ainda, contribuir com a formulação de políticas públicas, elaborando estudos e pareceres técnicos sobre temas relevantes para a sociedade, subsidiando decisões de políticas públicas com base em conhecimentos científicos.

Também participaram da solenidade o vereador Robertinho Mori, o secretário municipal de Comunicação Leandro Severo, Larissa Vieira, diretora do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável, entre outras autoridades e professores, acadêmicos e representantes de instituições.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: Saúde de Ibaté realiza 92 mil consultas e atendimentos
Next: PROCON monitora preços de arroz na cidade

LEIA TAMBÉM

GREMIO07
  • SÃO CARLOS

Grêmio São-Carlense busca empate fora de casa e mantém invencibilidade no Paulistão A4

Redação 10 de fevereiro de 2026
STACASA2
  • SÃO CARLOS

Santa Casa recebe acelerador linear de última geração e marca novo avanço no tratamento oncológico

Redação 10 de fevereiro de 2026
leandro-valeria
  • SÃO CARLOS

Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições

Redação 10 de fevereiro de 2026
BANNER-CARNAVAL-350X550P-RG-EM-DESTAKE
drogaria2
BANNER-CARNAVAL-350X350P-RG-EM-DESTAKE
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Grêmio São-Carlense busca empate fora de casa e mantém invencibilidade no Paulistão A4
  • Funerária busca familiares de homem que morreu no Hospital Municipal de Ibaté
  • Santa Casa recebe acelerador linear de última geração e marca novo avanço no tratamento oncológico
  • Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições
  • Fesc abre inscrições para oficina gratuita de origami em São Carlos

Você pode ter perdido

GREMIO07
  • SÃO CARLOS

Grêmio São-Carlense busca empate fora de casa e mantém invencibilidade no Paulistão A4

Redação 10 de fevereiro de 2026
reginaldo2
  • IBATÉ

Funerária busca familiares de homem que morreu no Hospital Municipal de Ibaté

Redação 10 de fevereiro de 2026
STACASA2
  • SÃO CARLOS

Santa Casa recebe acelerador linear de última geração e marca novo avanço no tratamento oncológico

Redação 10 de fevereiro de 2026
leandro-valeria
  • SÃO CARLOS

Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições

Redação 10 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Grêmio São-Carlense busca empate fora de casa e mantém invencibilidade no Paulistão A4 10 de fevereiro de 2026
  • Funerária busca familiares de homem que morreu no Hospital Municipal de Ibaté 10 de fevereiro de 2026
  • Santa Casa recebe acelerador linear de última geração e marca novo avanço no tratamento oncológico 10 de fevereiro de 2026
  • Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições 10 de fevereiro de 2026
  • Fesc abre inscrições para oficina gratuita de origami em São Carlos 10 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}