Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Projeto de Guerreiro postula digitalizar controle de fios de cobre
  • SÃO CARLOS

Projeto de Guerreiro postula digitalizar controle de fios de cobre

Redação 22 de abril de 2025
COBRE

Proposta prevê sistema eletrônico para rastreamento de materiais metálicos e combate ao mercado clandestino

O vereador Leandro Guerreiro protocolou na Câmara Municipal de São Carlos, o projeto de lei substitutivo que propõe a digitalização do controle de armazenamento e comercialização de fios de cobre, bronze e fibra óptica nos depósitos de sucata de São Carlos. Essa metodologia busca aumentar a transparência e dificultar a revenda de materiais furtados, um crime que vem causando graves prejuízos à população e aos serviços e prédios públicos da cidade. “Com a digitalização desse processo, teremos mais transparência e agilidade para lidar com esses crimes”, argumentou.

A proposta pretende alterar a Lei Municipal nº 19.388, de 2019, impondo novas regras para empresas e comerciantes do setor de reciclagem. Entre as principais mudanças está a exigência de um cadastro atualizado de fornecedores e de um sistema eletrônico para registrar e enviar dados das transações aos órgãos fiscalizadores.

O furto de fios elétricos e de telecomunicações tornou-se um problema crônico na Capital da Tecnologia. Além dos prejuízos financeiros para a Prefeitura, concessionárias de energia e internet, a população sofre com apagões em prédios públicos, paralisações no trânsito e falhas no abastecimento de água. “Muitos desses materiais roubados acabam em depósitos de sucata, local que possui uma fiscalização deficiente”, alertou o vereador do PL.

Recentemente, o departamento de Fiscalização da Prefeitura e a Polícia Militar (PM) intensificaram as operações de fiscalização nesses estabelecimentos, buscando coibir a receptação de fios furtados. Durante as abordagens, os comerciantes foram obrigados a apresentar alguma documentação fiscal que comprovasse a origem dos materiais adquiridos.

No entanto, a falta de um controle eficiente dificulta o rastreamento das transações e a responsabilização de eventuais receptadores. “A fiscalização precisa ser modernizada, pois fiscais e soldados enfrentam dificuldades para verificar a procedência do material e identificar os fornecedores”, avaliou o vereador.

Caso a Prefeitura não tenha condições de implantar a ferramenta de imediato, os registros poderão ser mantidos em meio físico ou digital pelos próprios comerciantes. “Se a Prefeitura implementar um sistema eficiente de controle, não terá mais espaço na cidade de São Carlos para a atuação de quem compra material roubado”, afirmou Guerreiro.

O projeto prevê que todas as empresas que compram e vendem fios de cobre, bronze e fibra óptica mantenham um registro detalhado de suas transações. Os dados exigidos incluem: nome completo, CPF ou CNPJ do fornecedor, endereço e telefone de contato, data e hora da transação, descrição detalhada do material adquirido e nota fiscal ou documento equivalente que comprove a origem do produto.

Além disso, o Poder Executivo poderá disponibilizar um sistema eletrônico para que essas informações sejam registradas e enviadas automaticamente aos órgãos fiscalizadores. “Com a presença de um modelo conectado, será possível identificar rapidamente qualquer irregularidade e agir com mais eficiência”, detalhou o parlamentar.

Caso a Prefeitura não possa implementar a ferramenta rapidamente, os comerciantes deverão armazenar os registros em meio físico ou digital, mantendo-os acessíveis para fiscalização. Empresas que descumprirem as novas normas estarão sujeitas a advertências, multas, apreensão de produtos e até cassação do alvará de funcionamento.

A digitalização do controle de materiais metálicos já foi adotada com sucesso em diversas cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Varginha (MG) que implantaram sistemas semelhantes, o que reduziu significativamente os furtos de fios elétricos e melhorou a fiscalização sobre os depósitos de sucata. “O objetivo é garantir que esses materiais tenham uma origem comprovada, dificultando a revenda de itens furtados”, explicou o parlamentar.

Além disso, a digitalização permitiu que as autoridades fiscalizassem de forma remota, otimizando recursos e ampliando a cobertura das inspeções. “Não basta apenas prender quem rouba; é necessário eliminar o lucro dessa atividade ilegal”, observou o vereador.

Caso esse projeto de lei for aprovado, sancionado e decretado pelo prefeito Netto Donatto, os estabelecimentos terão um prazo, definido pelo Executivo, para se adequarem às novas regras. “Precisamos modernizar a legislação para combater essa prática criminosa”, enfatizou o camarista.

Com as alterações oficializadas dessa lei, a Capital da Tecnologia poderá se tornar referência regional no combate ao furto de fios elétricos, garantindo mais segurança e estabilidade para a população. “Além de digitalizar todo controle de materiais, o Executivo poderá definir cassação de alvará e aumentar o valor da multa, casos os comerciantes desrespeitarem os princípios desta propositura”, finalizou Guerreiro.

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: Palestra gratuita do Sebrae-SP em São Carlos discute perfil empreendedor
Next: Rud & Robson quebram recorde de público na Festa do Milho e levantam São Carlos com show eletrizante
Jornal-Ruscito-(29)-1
Jornal-Ruscito-(29)-2
Jornal-Ruscito-(29)-3
Jornal-Ruscito-(29)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

MARQUINHO
  • SÃO CARLOS

Feirão Casa Paulista oferece 382 oportunidades de moradia em São Carlos

Redação 23 de outubro de 2025
grei03
  • IBATÉ

Solidariedade e saúde em movimento marcam a noite no GREI

Redação 23 de outubro de 2025
CULTURA03
  • IBATÉ

Abertura da 1ª Feira Literária de Ibaté encanta público e celebra a cultura local

Redação 23 de outubro de 2025
pitstop04
  • SÃO CARLOS

Incêndio atinge ponto de apoio a motofretistas em São Carlos

Redação 23 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Feirão Casa Paulista oferece 382 oportunidades de moradia em São Carlos
  • Solidariedade e saúde em movimento marcam a noite no GREI
  • Abertura da 1ª Feira Literária de Ibaté encanta público e celebra a cultura local
  • Incêndio atinge ponto de apoio a motofretistas em São Carlos
  • São Carlos debate futuro urbano em audiência pública sobre o Plano Diretor
  • GREI Academy Cup 2025 chega à final neste sábado com presença de observadores do Corinthians e da Ferroviária

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Região em Destak_704x500