Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Promotor e Defesa Civil afirmam que 100% dos incêndios na cidade tem causa humana
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Promotor e Defesa Civil afirmam que 100% dos incêndios na cidade tem causa humana

Redação 2 de outubro de 2024
incendios

O risco de incêndios continua alto para a região central do estado. São Carlos deve ter temperaturas na casa dos 40° nos próximos dias e com índices de umidade relativa do ar muito baixa e sem previsão de chuva, condições favoráveis que aumentam o risco para incêndios florestais.

Segundo Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil de São Carlos, com a estiagem prolongada, índices de umidade do ar muito baixo e rajadas de ventos em determinados momentos, qualquer foco de fogo pode se transformar em incêndio. “O mais importante nesse momento em virtude da situação que estamos vivendo é ter prevenção e proteção, ou seja, quem não fez acero ainda deve fazer, a outra é que o cidadão observe se existe alguém colocando fogo, todos os incêndios foram propositais, é muito importante a fiscalização do próprio cidadão e a denúncia”.

Sobre o decreto de emergência o diretor explica que o atendimento tem que ser imediato. “A decretação de emergência é importante, porque temos um plano de contingência, com aproximadamente 20 entidades que trabalham juntas. No mês passado mais de 180 homens ajudaram apagar incêndios e o plano de emergência visa ter os recursos para poder atender a todos. Em agosto também usamos uma aeronave com 1.600 litros em cada voo, com duração de 15 minutos, porém para atender essa aeronave foi necessário um caminhão com o volume de água compatível e esse veículo se não for cedido pelo SAAE, precisa ser locado. Então o decreto é para poder suprir as deficiências e poder fazer contratação, quando necessário, para atender as necessidades do combate ao fogo. Quem pagou o caminhão com água para as aeronaves foi o Estado, que também já decretou estado de emergência, então é todo uma ação conjunta, dentro da lei, para agilizar o atendimento às áreas que estão queimando.

Caballero, ressalta, ainda, que o papel da Defesa Civil é coordenar as ações juntamente com as instituições. “É importante entender que a Defesa Civil é um centro de coordenação, de monitoramento e de apoio logístico para as instituições, em alguns momentos também somos operacionais de acordo com o protocolo, atendendo a emergência até a chegada da instituição responsável”, finaliza o diretor.

Flávio Okamoto, Promotor de Justiça, afirma que na maioria das queimadas os responsáveis se enquadram no código penal no artigo 250 que trata do crime de incêndio, que consiste em causar fogo e expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. A pena para este crime é de reclusão de três a seis anos, mais multa. “Nós temos também o crime de provocar incêndio em mata ou floresta, sem colocar ninguém em risco, vida ou patrimônio das pessoas e tem o artigo 250 do código penal que tem o agravante de colocar em risco pessoas ou patrimônio alheio, nesses eventos que tivemos em agosto quase todos se enquadram no código penal, no artigo 250, porque eles atingiram lavouras, que já caracteriza o dano ao patrimônio das pessoas. Aqui em São Carlos temos relatos de pessoas que ficaram ilhadas pelo fogo, morte de animais domésticos, criação e estamos direcionando a denuncia criminal para essa punição mais grave, admitindo até mesmo prisão preventiva, então é crime punido com 3 a 6 anos de prisão e quando atinge florestas ou lavoura pode ser de 4 a 8 anos de cadeia”, finaliza o promotor.

A Fiscalização está sendo realizada com patrulhamento ostensivo e rural, aumentando a presença da Polícia Militar, Ambiental e da Guarda Municipal, mas a participação da população também é importante, fazendo denúncias, filmagens, fotografia de qualquer pessoa que esteja em atitude suspeita próximo de fumaça ou ateando fogo em algum local. A denúncia pode ser feita pelo 190 da Polícia Militar ou pelo 153 da Guarda Municipal.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

 

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: Mais 14 câmeras de monitoramento entram em funcionamento na cidade
Next: Grandes confrontos marcam sequência do Campeonato de Futebol Amador

RELACIONADAS

oculos01
  • SÃO CARLOS

Projeto “Ver para Aprender” leva óculos gratuitos a alunos da rede municipal de São Carlos

Redação 19 de agosto de 2025
INFANCIA
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos lança Comitê Intersetorial da Primeira Infância

Redação 19 de agosto de 2025
ALERTA
  • SÃO CARLOS

Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas em São Carlos e Araraquara

Redação 19 de agosto de 2025
Jornal-Ruscito-(1)-1
Jornal-Ruscito-(1)-2
Jornal-Ruscito-(1)-3
Jornal-Ruscito-(1)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

drogas
  • POLÍCIA

Polícia apreende quase 3 kg de drogas em residência no Jardim Gonzaga, em São Carlos

Redação 19 de agosto de 2025
edvaldo
  • OBITUÁRIO

Morre Edvaldo Schiavoni, aos 52 anos, em Ribeirão Preto; velório será em São Carlos

Redação 19 de agosto de 2025
oculos01
  • SÃO CARLOS

Projeto “Ver para Aprender” leva óculos gratuitos a alunos da rede municipal de São Carlos

Redação 19 de agosto de 2025
INFANCIA
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos lança Comitê Intersetorial da Primeira Infância

Redação 19 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Polícia apreende quase 3 kg de drogas em residência no Jardim Gonzaga, em São Carlos
  • Morre Edvaldo Schiavoni, aos 52 anos, em Ribeirão Preto; velório será em São Carlos
  • Projeto “Ver para Aprender” leva óculos gratuitos a alunos da rede municipal de São Carlos
  • Prefeitura de São Carlos lança Comitê Intersetorial da Primeira Infância
  • Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas em São Carlos e Araraquara

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}