
Agência Brasil
O Partido dos Trabalhadores formalizou neste domingo, 2 de agosto, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições de 2026. A decisão foi confirmada durante convenção nacional realizada no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. Geraldo Alckmin, do PSB, será novamente o candidato a vice-presidente na chapa.
Lula e Alckmin repetirão a composição que venceu a eleição presidencial de 2022. Para a disputa deste ano, o PT terá como aliados PSB, PCdoB, PV, PDT, PSOL e Rede. A convenção começou por volta das 11 horas e reuniu dirigentes partidários, representantes das legendas aliadas e lideranças políticas.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, abriu os discursos e afirmou que o resultado das eleições brasileiras terá impacto na América Latina e em outras partes do mundo. Ele também destacou o debate sobre a soberania nacional diante de possíveis interferências externas.
Também discursaram durante o evento o ex-ministro Fernando Haddad, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a primeira-dama Janja Silva. Lula encerrou a convenção com uma manifestação de mais de uma hora, na qual defendeu que a confiança do eleitorado deve ser conquistada a partir do legado apresentado pelo governo.
Em seu pronunciamento, Lula afirmou que uma administração precisa demonstrar resultados para conquistar novamente o respeito e a confiança da população. A estratégia apresentada durante a convenção indica que a campanha deverá enfatizar as realizações do atual mandato e a continuidade das ações do governo.
Caso vença a eleição, Lula exercerá o quarto mandato como presidente da República. Aos 81 anos, ele também se tornará o presidente mais velho a ocupar o cargo. A convenção consolida a chapa formada por PT e PSB e marca o início formal da mobilização da coligação para a disputa presidencial de 2026.

























