Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • GERAL

Reforma Tributária exclui contribuições associativas, mas impactará o terceiro setor

Lei Complementar nº 227/2026 afasta incidência do IVA sobre contribuições, embora IBS e CBS passem a incidir sobre outras receitas
Redação 31 de janeiro de 2026
associativismo

As contribuições associativas ficaram de fora da incidência do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) instituído pela Reforma Tributária sobre o Consumo. Com a substituição do ICMS e do ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e do PIS e da Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), praticamente toda operação onerosa com bens ou serviços passará a ser tributada.

Mas, durante a tramitação legislativa, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) atuou para garantir que as contribuições pagas pelos associados não fossem alcançadas pelos novos tributos, beneficiando o sistema associativo de todo o país.

O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Loureiro Pinheiro, comemora o pleito acatado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de lei convertido na Lei Complementar nº 227/2026.

“O senador Eduardo Braga acatou o pleito, viu que ele era justo e que é uma doação que o empresário faz para as entidades de classe, que têm um trabalho voluntário e que trabalham como órgão técnico. São instituições de utilidade pública, e não seria justo que essa doação fosse tributada”, afirma.

Impacto nas operações

Apesar dessa conquista, o vice-presidente jurídico da CACB, Anderson Trautman Cardoso, alerta que o terceiro setor será impactado pela Reforma Tributária. Isso porque muitas entidades hoje contam com isenções e benefícios vinculados ao PIS, à Cofins, ao ISS e ao ICMS, que deixarão de existir com a adoção do IBS e da CBS.

Cardoso explica que a mudança decorre da própria lógica do IVA. Enquanto hoje o ICMS incide apenas sobre circulação de mercadorias, transporte interestadual e intermunicipal e comunicação, e o ISS se restringe à lista de serviços da Lei Complementar nº 116/2003, o novo modelo abandona esses conceitos fechados.

Com o IBS e a CBS, toda operação onerosa com bens ou serviços passa a integrar a base de incidência. “Aquelas operações praticadas por associações comerciais como locação de salas, equipamentos, realização de eventos, entre outras, passam a ser tributadas também pelo IBS e pela CBS”, exemplifica.

Ele ressalta que, embora a Lei Complementar nº 227/2026 tenha afastado a incidência sobre as contribuições associativas, essas outras receitas das entidades — hoje muitas vezes desoneradas — serão alcançadas pelo novo sistema.

Fonte: Brasil 61

 

 

 


Post navigation

Previous: Forças de segurança realizam operação de fiscalização em bares de Ibaté
Next: Futsal feminino de São Carlos busca apoio para disputar a elite nacional em 2026

LEIA TAMBÉM

abre
  • GERAL

Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido

Redação 4 de outubro de 2026
terra2
  • GERAL

Terra da Padroeira recebe Marcos Paulo e Marcelo neste domingo

Redação 2 de outubro de 2026
lito
  • GERAL

Morre Lito Sousa, especialista em aviação, aos 59 anos

Redação 1 de outubro de 2026
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido
  • Força Tática apreende mais de 7,9 kg de drogas no Jardim Centenário, em São Carlos
  • Sophie, a querida Sosô, morre e deixa lembranças de carinho e companheirismo
  • Ex-namorado é preso após ocorrência de violência doméstica no Sesc São Carlos
  • Homem é detido após ser visto em telhado e fiação é apreendida no Centro de São Carlos

Você pode ter perdido

abre
  • GERAL

Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido

Redação 4 de outubro de 2026
drogas
  • POLÍCIA

Força Tática apreende mais de 7,9 kg de drogas no Jardim Centenário, em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2026
Sophie
  • FUNERAIS PET

Sophie, a querida Sosô, morre e deixa lembranças de carinho e companheirismo

Redação 3 de outubro de 2026
policia militar
  • POLÍCIA

Ex-namorado é preso após ocorrência de violência doméstica no Sesc São Carlos

Redação 3 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido 4 de outubro de 2026
  • Força Tática apreende mais de 7,9 kg de drogas no Jardim Centenário, em São Carlos 4 de outubro de 2026
  • Sophie, a querida Sosô, morre e deixa lembranças de carinho e companheirismo 3 de outubro de 2026
  • Ex-namorado é preso após ocorrência de violência doméstica no Sesc São Carlos 3 de outubro de 2026
  • Homem é detido após ser visto em telhado e fiação é apreendida no Centro de São Carlos 3 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}