
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal da Educação realizou, na noite de ontem, o processo de escolha dos representantes de pais de alunos que farão parte da Comissão Intersetorial de Discussão e Apresentação de Medidas e Protocolos de Proteção contra a Covid-19 no Ambiente Escolar. Foi feita ampla divulgação da pauta, dos objetivos, do local, do dia e horário e do público-alvo, garantindo total transparência ao processo.
O processo ocorreu em etapas e três espaços distintos, amplos e higienizados, cumprindo todos os protocolos de distanciamento e regras sanitárias de segurança. Compareceram 31 representantes de pais de alunos matriculados em uma das 43 escolas de educação infantil, que ocuparam um espaço que comporta 150 pessoas; 5 representantes de pais de estudantes matriculados em uma das 14 escolas de ensino fundamental dividiram um espaço para 100 pessoas e 3 representantes de pais de estudantes da educação integral, num espaço que comporta 30 pessoas.
E, finalmente a escolha de titular e suplente se deu entre 3 pessoas, num espaço que comporta 100.
Na ocasião foi eleita a Sra. Evelin Daiane D. Medrado Cruz (representante de pais da Educação Infantil) como titular e, considerando a notória mobilização, interesse e participação dos pais, em acordo entre as partes, o Sr. Adriano José Mariano de Almeida (Ensino Fundamental) e Rosana Aparecida da Silva (Educação Integral) foram eleitos como suplentes.
O objetivo da Comissão é coletar informações, discutir e produzir diagnóstico que subsidie a apresentação de diretrizes, medidas e protocolos necessários a serem implementados, no âmbito da Rede Municipal de Educação, de modo a garantir a uma volta segura às aulas no momento em que as autoridades sanitárias disserem que isso é possível.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara registrou mais 46 casos de Covid-19 em Araraquara, nesta quarta-feira, dia 19. Portanto hoje, são 2.756 casos confirmados. Do total de confirmados, 303 permanecem em quarentena e 2.428 já saíram. Aguardam resultado de exames 345 amostras.
Hoje, 69 pacientes estão internados. Destes, 52 estão em enfermaria – 15 suspeitos e 37 casos confirmados. E 17 pacientes estão internados em UTI – 8 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 69 internados, 51 são moradores de Araraquara e 18 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 53% e de leitos de UTI é de 26%.
Foram notificados, até o momento, 25 óbitos decorrentes de Coronavírus.
Dos óbitos mais recentes, um deles é uma mulher de 52 anos, com comorbidades, que procurou serviço médico ontem e foi positivada por teste rápido. Ela foi internada em seguida, mas evoluiu para óbito horas depois.
O outro óbito registrado é do servidor público municipal João Batista dos Santos, de 62 anos, com comorbidades, que atuava como analista administrativo da Vigilância Sanitária. Ele estava afastado do trabalho desde 4 de junho. No último dia 11 de agosto, procurou serviço médico, foi positivado e internado, preventivamente, por fazer parte do grupo de risco da doença. Há quatro dias, foi transferido para a UTI. Ontem à noite, houve piora do seu quadro clínico e ele veio a óbito.
Em nome da Prefeitura de Araraquara, o Comitê deixa aqui sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos.
Todo os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
Lembrando, mais uma vez, que as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no facebook, chamada Município de Araraquara. O internauta deve curtir e seguir essas novas páginas.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]