Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • RELIGIÃO | Monsenhor Eduardo Malaspina é Ordenado Bispo Auxiliar de São Carlos
  • SÃO CARLOS

RELIGIÃO | Monsenhor Eduardo Malaspina é Ordenado Bispo Auxiliar de São Carlos

Redação 2 de maio de 2018
DSC_0286

Reportagem: Diocese de São Carlos – Fotos: Paulo Melo

A Diocese de São Carlos esteve em festa na tarde deste feriado, 1º de maio, com a Ordenação Episcopal de Monsenhor Eduardo Malaspina, Bispo Eleito Auxiliar, para colaborar no governo de Dom Paulo Cezar Costa.

Com 50 anos de idade e 25 anos de sacerdócio, o então pároco da Paróquia São Nicolau de Flüe, em São Carlos, foi nomeado no dia 07 de março, pelo Papa Francisco, como Bispo Titular de “Pupiana e Tunísia” e auxiliar da Diocese de São Carlos.

Lema Episcopal

Ao ser eleito, escolheu como lema episcopal “IN AEDIFICATIONEM CORPORIS CHRISTI” que, traduzido do latim para o português, significa: “Para edificar o Corpo de Cristo”, e é uma citação tirada da Carta de São Paulo aos Efésios 4,12.

Formado em Filosofia com licenciatura pelo Claretianos – Centro Universitário, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Monsenhor é graduado em Ciência da Comunicação Social pela Universidade Salesiana, em Roma, e concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru; é especialista, com mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo o segundo pároco nomeado pelo Papa para exercer seu ministério Episcopal em sua própria Igreja Particular.

A Celebração

A celebração Eucarística realizada na Catedral de São Carlos Borromeu, na cidade de São Carlos, foi presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Ordenante Principal desta celebração onde Monsenhor Eduardo Malaspina foi ordenado Bispo. Durante o ato de sagração, Monsenhor também recebeu a unção, pela imposição das mãos de Dom José Antônio Ap. Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza – CE e de Dom Francisco Carlos da Silva, Bispo Diocesano de Lins – SP sendo estes os Bispos Ordenantes.

A Missa Solene, contou, ainda, com a presença dos Bispos da Sub-Região Pastoral Província Eclesiástica de Campinas, sendo eles: Dom Airton José dos Santos – Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano de Bragança Paulista; Dom Fernando Mason, OFMConv, Bispo Diocesano de Piracicaba; Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo Diocesano de Amparo; e ainda Dom Luiz Henrique Brito, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Roque C. Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Argemiro de Azevedo – cmf, Bispo Diocesano de Assis; Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí; Dom Moacir da Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Fernando Legal, Bispo Emérito de São Miguel Paulista; Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano de Franca e Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, Arcebispo Salesiano Brasileiro e emérito de Passo Fundo – RS.

A solenidade também contou com a presença de autoridades civis, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, familiares de Dom Eduardo Malaspina, e centenas de fiéis, que lotaram a Catedral para prestigiar a Ordenação do Monsenhor.

Confira na íntegra a Missa de Ordenação de Dom Eduardo Malaspina: 

Acolhida

No início da celebração, Padre Robson Caramano – Comentarista desta Celebração e Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese acolheu a todos, pedindo uma salva de palmas: “Seja bem-vindo, povo de Deus, nesta casa de oração”.

Padre Robson em sua fala ainda destacou: ” Esta Igreja- mãe, chamada Catedral, já serviu e acolheu tantas celebrações marcantes de nossa diocese. Hoje novamente esta Igreja abre seus braços e nos reúne no Espírito. Por meio do evangelho e da eucaristia. O Espírito Santo, santificador da Igreja, Fonte de vida, realizador de tudo o que é bom bo meio do mundo constituirá Bispo o nosso irmão Monsenhor Eduardo Malaspina.

“Que nós possamos fazer desta celebração um momento de oração e envio, pois, da nossa pobreza e pequenez, enviamos o nosso irmão monsenhor Eduardo Malaspina, que será ordenado pela imposição das mãos de Dom Paulo Cezar. São Carlos entrega para a Igreja seu querido filho, Amadurecido na fé e no serviço aos irmãos como presbítero, para a edificação do corpo de Cristo”, disse Padre Robson Caramano.

Homilia

Manifestando sua alegria por presidir a celebração, Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano cumprimentou o povo de Deus da Diocese de São Carlos.

“Com alegria, cumprimento todo o povo da nossa amada Diocese de São Carlos! Sabemos de toda vitalidade desta diocese com seu clero, paróquias e comunidades. Monsenhor Eduardo Malaspina é chamado para ser Bispo e sai do meio deste povo onde ele nasceu, viveu e serviu como padre. É uma grande graça!”.

Dom Eduardo Malaspina agora vai nos auxiliar no governo da Diocese de São Carlos, e servirá toda a Igreja.

Sobre a Palavra de Deus proclamada na celebração, Dom Paulo Cezar lembrou que, embora ela seja dirigida a todos, retrata a realidade da celebração.

” Deus desce, se abaixa, vem até onde nos encontramos. Só o amor de Deus é capaz de descer até onde nos encontramos para nos elevar, para nos salvar. É assim, que Jesus nos salva. Hoje Mons. Eduardo Malaspina , mesmo mediante a fragilidade do seu amor, o Bom Pastor lhe confirma a missão.

Nosso Bispo Diocesano dirigiu algumas palavras aos trabalhadores e trabalhoras e enfatizou: ” O trabalho constitui uma dimensão fundamental da existência do ser humano sobre a terra, por isso o tranalho não é mercadoria, mas participação na criação que continua todos os dias, inclusive , graças às mãos, à mente e ao coração dos trabalhos”, destacou.

Monsenhor Eduardo Malaspina escolheu seu lema “Para edificar o Corpo de Cristo”… e este lema , mostras que tens clareza de que teu ministério está radicado em Cristo e deverá ser exercido para o crescimento do Corpo de Cristo, a Igreja.

O Chamado que Deus fez a Monsenhor Eduardo para sair de sua terra – explicou Dom Paulo Cezar –, foi para anunciar com sua experiência a Boa Notícia que cura, salva, liberta e a certeza de um mundo novo.

“O bispo é nomeado não para ter honraria, mas para servir, ser modelo do rebanho, estar vigilante cuidando do seu povo, curar os corações feridos e machucados, trabalhar com entusiasmo no amor e na misericórdia de Deus. Tenho certeza de que as pessoas que fazem parte da história do Monsenhor Eduardo sabem que o Senhor olhou para a sua vida e o chamou para esta nova missão. Haverá desafios, mas não faltará a graça de Deus para que ele continue a realizar esse belo e bonito trabalho que já vinha realizando, de levar a mensagem do Evangelho a todos”.

Ao recordar o Papa Francisco, que foi quem escolheu Dom Eduardo Malaspina para o episcopado, Dom Paulo Cezar lembrou que o pontífice pede que os bispos sejam homens de busca, de acolhida e de integração.

“Por ter encontrado o Senhor Jesus, Monsenhor Eduardo disse seu sim. Tenho certeza de que, inspirado pelo seu lema episcopal, ele vai levar os fiéis a experimentar esse amor de Deus a tal ponto que contagiem as outras pessoas com essa presença e esse amor que é o próprio Deus. Pedimos ao Pai que possa ungir toda a vida do Bispo Auxiliar eleito para que ele viva sua missão e vocação com alegria, permanecendo sempre no seu amor”, finalizou.

Rito de ordenação

Antes da homilia, conforme o rito, houve o pedido para a ordenação episcopal de Dom Eduardo Malaspina, seguido da leitura do documento pontifício de nomeação, feita pelo Vigário Geral da Diocese de São Carlos, Padre Marcos Ghidelli. Depois da homilia, houve a continuação do rito, com a Ladainha de Todos os Santos e a imposição das mãos, começando por Dom Paulo Cezar, os co-ordenantes e demais bispos presentes. Depois da imposição, Dom Eduardo Malaspina recebeu o ósculo da paz de seus irmãos do episcopado, enquanto os fiéis o aclamavam com palmas.

Em seguida, dois diáconos sustentaram o livro dos Evangelhos sobre a cabeça do eleito enquanto era proferida a oração de ordenação. O mesmo livro dos Evangelhos foi entregue a Dom Eduardo Malaspina, acompanhado do anel, da mitra e do báculo pastoral.

Com esses gestos, que a Igreja conferiu com a plenitude do Sacramento da Ordem, Dom Eduardo recebe do Senhor, agora já sucessor dos apóstolos, a missão de ensinar todos os povos e de pregar o Evangelho a toda a criatura, para que todos os homens, pela fé, pelo batismo e pelo cumprimento dos mandamentos, consigam a salvação.

Agradecimentos

Antes de concluir da mensagem final de Dom Eduardo Malaspina, Padre Jorge João Ap. Nahra – Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus, dirigiu algumas palavras em nome dos Presbíteros e de toda Diocese de São Carlos, pela passagem da Ordenação Episcopal do Bispo Auxiliar Eleito.

Mensagem Dom Eduardo Malaspina

Muito emocionado, depois da liturgia eucarística, Dom Eduardo Malaspina fez um agradecimento ao Povo santo de Deus : “Que linda essa celebração, muito obrigado, Deus sempre nos surpreende . Surpreende quando e como nos chama; surpreende colocando pessoas surpreendentes em nossas vidas, surpreende nos conduzindo por camimhos muitas vezes inesperados na construção do Reino”, destacou.

O Bispo Auxiliar Eleito fez referência aos seus familiares e destacou sua mãe Sra. Ivonete e seu pai Sr. Dino, dizendo que a base de sua vocação é sua família: ” Obrigado por me amarem e respeitarem – mesmo sem entender – as escolhas que fiz quando decidi ser padre, obrigado por existirem em minha vida”, emocionou disse Dom Eduardo Malaspina.

Ainda em sua fala ele agradeceu a presença de todos que vieram até a Catedral de São Carlos Borromeu para viver esse momento tão bonito na sua vida da vida da nossa Igreja Particular. Essa celebração foi marcante graças a presença significativa de todos vocês.

Leia aqui o agradecimento completo de monsenhor.

Entrevista

De que forma o senhor acredita que pode contribuir com o trabalho do Bispo Dom Paulo Cezar Costa?

O bispo é sempre o guardião da unidade da Igreja. A ele compete – no caso, a Dom Paulo Cezar e a mim – vigiar sobre a direção, o rumo que toma a Diocese, ver se o caminho que está sendo feito está de acordo com o Evangelho, se corresponde às bem-aventuranças, se as comunidades e as pastorais estão crescendo na fé e na caridade, se a vitória do bem sobre o mal está se dando segundo o espírito de Jesus ou o espírito do mundo, se os pobres estão sendo amados e incluídos. Se você se esquece do pobre, não há como ser fiel à Igreja. Na verdade, os bispos são chamados – e contam com a ajuda imprescindível dos padres, diáconos, agentes de pastorais, dos leigos e leigas – a edificar e animar as comunidades cristãs, que são sempre sustentadas pela Palavra, pelos sacramentos, pela oração e pela missão. Porém, só pode ajudar a edificar a Igreja quem faz o exercício da escuta.

Dom Eduardo Malaspina falou com a reportagem e destacou que o bispo deve ser o primeiro a escutar:

“Sem escuta profunda, a vida se desumaniza e o ser humano se automatiza de forma egoísta. Todos nós sabemos hoje da dificuldade de se ter a atitude de escuta receptiva, sobretudo em nossa sociedade secularizada, globalizada, individualizada, informatizada, “tecnologizada”. Tudo são aparelhos e ruídos. Todos querem falar e se expressar. Notamos que o difícil não é ouvir, mas esvaziar-se o suficiente para que a palavra escutada entre, ressoe e permaneça. Escutar é uma arte que implica todos os sentidos, não só os ouvidos: pede atenção às palavras, aos gestos, às reações, aos silêncios; pede saber interpretar e ler nas entrelinhas; pede meditar e digerir o visto e o ouvido. Esta é a minha missão para a edificação do Corpo de Cristo que é a Igreja. Quero, assim, ser presença de vida em meio a uma realidade marcada por tantas mortes e exclusões”, concluiu o Bispo Auxiliar Eleito da Diocese de São Carlos.

DSC_0179
DSC_0053
DSC_0136
DSC_0107
DSC_0299
DSC_0104
DSC_0127
DSC_0195
DSC_0052
DSC_0124
DSC_0041
DSC_0164
DSC_0261
DSC_0063
DSC_0180
DSC_0047
DSC_0072
DSC_0306
DSC_0214
DSC_0263
DSC_0182
DSC_0086
DSC_0019
DSC_0013
DSC_0065
DSC_0186
DSC_0275
DSC_0091
DSC_0075
DSC_0309
DSC_0004
DSC_0243
DSC_0151
DSC_0020
DSC_0023
DSC_0259
DSC_0279
DSC_0062
DSC_0236
DSC_0162
DSC_0141
DSC_0161
DSC_0170
DSC_0173
DSC_0074
DSC_0094
DSC_0193
DSC_0169
DSC_0172
DSC_0268
DSC_0284
DSC_0264
DSC_0092
DSC_0207
DSC_0314
DSC_0265
DSC_0188
DSC_0181
DSC_0257
DSC_0077
DSC_0253
DSC_0060
DSC_0102
DSC_0055
DSC_0148
DSC_0069
DSC_0184
DSC_0286
DSC_0120
DSC_0280
DSC_0274
DSC_0168
DSC_0225
DSC_0286
DSC_0166
DSC_0171
DSC_0276
DSC_0302
DSC_0026
DSC_0218
DSC_0183
DSC_0045
DSC_0187
DSC_0099
DSC_0138
DSC_0313
DSC_0163
DSC_0175
DSC_0272
DSC_0084
DSC_0177
DSC_0190
DSC_0241
DSC_0109

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: EVENTO | Shows e prêmios vão agitar o Dia do Trabalho na Pirâmide da Mata do Alemão
Next: LUTO | Emocionada, esposa de José Romeu declara seu amor e agradece o apoio recebido da comunidade

RELACIONADAS

rodeio
  • SÃO CARLOS

São Carlos Rodeio Fest sob risco de suspensão: Ministério Público aciona Justiça e pede cancelamento do evento

Redação 7 de agosto de 2025
roselei03
  • SÃO CARLOS

São Carlos busca ampliação do AME e novos serviços de saúde em reunião com o Governo de SP

Redação 6 de agosto de 2025
dengue
  • SÃO CARLOS

DENGUE EM 2025: São Carlos registra 22 mortes e mais de 19 mil casos positivos

Redação 6 de agosto de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

rodeio
  • SÃO CARLOS

São Carlos Rodeio Fest sob risco de suspensão: Ministério Público aciona Justiça e pede cancelamento do evento

Redação 7 de agosto de 2025
roselei03
  • SÃO CARLOS

São Carlos busca ampliação do AME e novos serviços de saúde em reunião com o Governo de SP

Redação 6 de agosto de 2025
dengue
  • SÃO CARLOS

DENGUE EM 2025: São Carlos registra 22 mortes e mais de 19 mil casos positivos

Redação 6 de agosto de 2025
CONEXIDADES3
  • SÃO CARLOS

Netto Donato e Roselei destacam inovação, sustentabilidade e turismo no 8° Conexidades

Redação 6 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}