
Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) participaram, na última terça-feira (5), de uma capacitação técnica promovida pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), em Americana (SP). Intitulado “Um novo olhar sobre a Fiscalização: Gestão de Perdas Físicas de Água e Fraude”, o treinamento foi promovido pela Academia ARES-PCJ e reuniu representantes de diversos municípios paulistas.
A capacitação integra o projeto Fiscalização Evolutiva, lançado em maio deste ano, que visa qualificar servidores, promover a melhoria contínua dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário, além de debater estratégias para reduzir perdas físicas de água e combater fraudes no setor. A programação também apresentou ferramentas e metodologias utilizadas pela agência reguladora no processo de fiscalização.
Representando o SAAE São Carlos, estiveram presentes Regina Célia Zambon (Gerência de Gestão e Controle de Perdas), Luis Paulo Guete de Brito (Setor de Controle de Perdas), Thales Santana Teles (Setor de Fiscalização), Vitor A. Raymundo Filho (Unidade de Análise de Grandes Consumidores) e Raira Felici Muniz dos Santos (Setor de Hidrometria). A troca de experiências foi enriquecida pela presença de técnicos e gestores de cidades como Piracicaba, Americana e Limeira, além de representantes de prefeituras e autarquias de todo o Estado de São Paulo.
O evento contou com palestras de especialistas como João Mateus Boll Gallas, Coordenador de Água e Esgoto da ARES-PCJ, que destacou a importância de sistemas de gestão e ferramentas tecnológicas para apoiar decisões na fiscalização dos serviços públicos. Já o consultor Dante Ragazzi Pauli, mestre em Saneamento Ambiental pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, abordou o impacto direto da identificação e controle de perdas e fraudes na eficiência e sustentabilidade do setor de saneamento.
“Capacitações e cursos de aperfeiçoamento de servidores são sempre muito bem-vindos. De modo especial, este, promovido e ministrado pela nossa agência reguladora – a ARES-PCJ – trata de uma temática extremamente importante e que é pauta em todo o país: perda de água. O SAAE sempre apoiará iniciativas deste porte”, afirmou Derike Contri, presidente da autarquia.