
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) iniciou, na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, a instalação dos tubos de revestimento do Poço Profundo do Cedrinho. Esta fase ocorre após a perfuração do poço e é crucial para garantir a estrutura física necessária. Ao todo, 55 tubos lisos e tubos-filtro serão montados em sequência, atingindo uma profundidade de 326 metros, o equivalente a um edifício de 100 andares. O investimento da autarquia nesta obra é de R$ 10,3 milhões.
Os trabalhos são supervisionados por engenheiros e técnicos do SAAE, com a presença constante de um geólogo do consórcio “Eficiência São Carlos/Cedrinho”, formado pelas empresas RHS Controls e Uniper. As atividades começaram em 14 de setembro.
A instalação dos tubos faz parte da construção do Centro de Produção, Reservação e Distribuição de Água Potável da autarquia, que ocupa uma área de 1.713 m² no Cedrinho, no Distrito Industrial. O projeto inclui um poço tubular profundo com capacidade de vazão de 200 m³/h e um Reservatório Metálico Apoiado, com capacidade para 2.650 m³, equivalente a 2 milhões e 650 mil litros de água.
Com a previsão de entrar em operação em julho de 2025, o poço profundo também contará com casa de bombas, casa de química e cabine de energia elétrica. Além disso, está sendo finalizada uma adutora de 2.127 metros de extensão e 250 milímetros de diâmetro, que interligará o Reservatório do Cedrinho à CDHU. Essa estrutura permitirá aliviar a Vila Alpes e fornecer água à Cidade Aracy, que há anos enfrenta um histórico de desabastecimento.
O presidente do SAAE, engenheiro Mariel Olmo, esteve presente para acompanhar o início desta nova fase da obra, ao lado do chefe de Gabinete, José Augusto Santana, do Gerente de Manutenção e Operação, Rogério Bernardes, e do vereador Tiago Parelli. “Este é um momento decisivo e histórico para o SAAE e para a população de São Carlos, especialmente para os moradores da Cidade Aracy. Estamos caminhando na direção da melhoria do saneamento, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água, para atender um grande número de pessoas que há anos enfrentam esse problema crônico de desabastecimento. Nosso compromisso é continuar trabalhando dia a dia para levar água a todos e em todas as regiões de São Carlos”, afirmou Olmo.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]