Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SAAE explica aumento da tarifa de esgoto e detalha investimentos para melhorar abastecimento em São Carlos
  • SÃO CARLOS

SAAE explica aumento da tarifa de esgoto e detalha investimentos para melhorar abastecimento em São Carlos

Presidente da autarquia detalha funcionamento do sistema, obras em andamento e estratégias para reduzir falta de água e vazamentos.
Redação 29 de agosto de 2025
DERIKE-SAA
POR PAULO MELO

O aumento da tarifa de esgoto em São Carlos, que passou de 80% para 100% do valor do serviço, tem gerado dúvidas e críticas entre os moradores. Em entrevista à São Carlos FM, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Derike Contri, esclareceu os motivos da medida e detalhou o planejamento da autarquia para os próximos anos.

Segundo Contri, o reajuste é determinado pela agência reguladora Ares/PCJ, que revisa periodicamente os valores cobrados pelos serviços de água e esgoto em cada município. “O esgoto já é tratado em mais de 100% da capacidade, porque algumas indústrias possuem poços próprios e apenas descartam resíduos em nossa rede, aumentando os custos de tratamento”, explicou o presidente. Ele compara o custo do serviço à despesa de um condomínio. “O tratamento de esgoto é mais caro que o da água por causa dos elevatórios, manutenção das bombas e impactos dos descartes industriais.”

Contri afirmou que o SAAE até então subsidiava parte do esgoto com a tarifa da água, mas o reajuste se tornou necessário para viabilizar investimentos. “Projetamos cerca de R$ 54 milhões em obras nos próximos dois anos, entre água e esgoto. Se não ajustássemos a tarifa, não teríamos capacidade de investimento nem manutenção adequada”, destacou.

A entrevista também abordou a recorrente falta de água em bairros como Vila Nery e Santa Felícia. Contri apresentou dados comparativos dos últimos três anos. “De janeiro a agosto de 2023, recebemos 860 chamados por falta de água. Em 2024, foram 2.063. Este ano, até agora, 1.178. Reduzimos quase 50% das reclamações em relação ao ano passado”, revelou.

O presidente explicou que o abastecimento é afetado por períodos de consumo elevado e pela capacidade limitada de captação do reservatório do Espraiado, que pode reduzir até 50% em épocas de seca. “A população cresce, o consumo aumenta e, infelizmente, não conseguimos resolver a escassez de forma definitiva sem educação sobre uso consciente e investimentos contínuos”, disse.

Contri detalhou ainda as estratégias adotadas para manobrar o sistema de água da cidade. “Hoje, podemos transferir água de um bairro para outro por controle remoto, via Centro de Operações do SAAE. É um sistema que permite gerenciar reservatórios e estações elevatórias de esgoto de forma eficiente.”

Sobre os vazamentos e buracos nas ruas, ele reconheceu dificuldades operacionais e a necessidade de compactação adequada do solo após reparos. “Reduzimos significativamente o número de ordens de serviço abertas há meses, mas em uma cidade grande é impossível eliminar todos os problemas de imediato. Estamos estudando soluções como chapas de ferro em vias de grande fluxo para agilizar reparos.”

O presidente também abordou a implantação da taxa de manejo de resíduos sólidos. Segundo ele, a cobrança em carnê, separada da conta de água, foi uma exigência legal e busca evitar problemas de venda casada, garantindo que o cidadão tenha escolha. Para 2027, já estão previstas mudanças que permitirão boleto único, podendo o cidadão ter acesso à segunda via para pagamento, pelo WhatsApp.

Contri finalizou destacando o empenho da equipe do SAAE e o papel da autarquia no serviço público. “Nossos servidores trabalham com dedicação, muitas vezes em condições difíceis, para garantir abastecimento e saneamento à população. Queremos minimizar os problemas, modernizar a infraestrutura e tornar o serviço mais eficiente, sempre buscando o melhor para São Carlos.”

A população pode entrar em contato com o SAAE via WhatsApp ou pelo telefone 0800-300-1520 para esclarecimentos, abertura de ordens de serviço ou informações sobre taxas e cobranças.

Ouça a entrevista de Derike Contri na íntegra:

https://jornalpp.com.br/wp-content/uploads/2025/08/DERIKE.mp3

 

 

Post navigation

Previous: ACISC divulga Informativo Econômico sobre crédito e inadimplência
Next: Capoeira promove integração entre Centro Cultural e Escola Edésio Castanho

LEIA TAMBÉM

motoboys2
  • SÃO CARLOS

Vereador cobra informações e providências sobre aplicação da lei do motofrete em São Carlos

Redação 28 de janeiro de 2026
muller-agnaldo
  • SÃO CARLOS

Muller e Agnaldo falam na São Carlos FM sobre os debates da revisão do Plano Diretor

Redação 28 de janeiro de 2026
discos2
  • SÃO CARLOS

4ª Feira de Discos no Shopping Iguatemi São Carlos celebra a música que atravessa gerações

Redação 27 de janeiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
banner_350x350
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_4
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_3
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_1
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_2
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
sc_dengue_banner_350x350px
funerais pet
banner_350x550

Posts recentes

  • Vereador cobra informações e providências sobre aplicação da lei do motofrete em São Carlos
  • Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas após fuga pelos telhados em São Carlos
  • Muller e Agnaldo falam na São Carlos FM sobre os debates da revisão do Plano Diretor
  • Cadela desaparecida mobiliza moradores de Ibaté; tutora pede ajuda para encontrar Juju
  • Funerais Pet comunica falecimento do gatinho Dante, em São Carlos

Você pode ter perdido

motoboys2
  • SÃO CARLOS

Vereador cobra informações e providências sobre aplicação da lei do motofrete em São Carlos

Redação 28 de janeiro de 2026
drogas2801
  • POLÍCIA

Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas após fuga pelos telhados em São Carlos

Redação 28 de janeiro de 2026
muller-agnaldo
  • SÃO CARLOS

Muller e Agnaldo falam na São Carlos FM sobre os debates da revisão do Plano Diretor

Redação 28 de janeiro de 2026
juju
  • IBATÉ

Cadela desaparecida mobiliza moradores de Ibaté; tutora pede ajuda para encontrar Juju

Redação 27 de janeiro de 2026

Calendário

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Vereador cobra informações e providências sobre aplicação da lei do motofrete em São Carlos 28 de janeiro de 2026
  • Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas após fuga pelos telhados em São Carlos 28 de janeiro de 2026
  • Muller e Agnaldo falam na São Carlos FM sobre os debates da revisão do Plano Diretor 28 de janeiro de 2026
  • Cadela desaparecida mobiliza moradores de Ibaté; tutora pede ajuda para encontrar Juju 27 de janeiro de 2026
  • Funerais Pet comunica falecimento do gatinho Dante, em São Carlos 27 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}