
A Santa Casa de São Carlos conquistou o Selo Intermediário de Instituição Amiga do Idoso, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A certificação reconhece instituições que desenvolvem práticas voltadas à qualificação da assistência, à segurança e ao acolhimento da pessoa idosa, reforçando o compromisso do hospital com a melhoria contínua do atendimento prestado a esse público.
O resultado foi compartilhado com os gestores do hospital na manhã desta segunda-feira, 22, pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior, pela diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, pelo diretor técnico, Dr. Roberto Muniz Junior, e pelo diretor administrativo, Danilo Carvalho Oliveira. A conquista ocorre após avaliação realizada na última sexta-feira, 19, pela Dra. Cláudia Fló, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde e referência estadual em gerontologia.
A instituição avançou do Selo Inicial para o Selo Intermediário como resultado de um trabalho iniciado em 2023, quando aderiu à iniciativa estadual. Em dezembro de 2024, a Santa Casa havia recebido o Selo Inicial. Desde então, manteve as práticas já implantadas e passou a incorporar novas medidas voltadas ao atendimento da população idosa, até alcançar o nível intermediário da certificação.
O processo envolve profissionais de diferentes áreas da instituição e conta com o acompanhamento de um comitê gestor multidisciplinar, responsável pelo monitoramento de metas e indicadores previstos pelo programa. A proposta é fortalecer ações que contribuam para um atendimento mais seguro, acolhedor e adequado às necessidades dos pacientes idosos.
Ao anunciar o resultado aos gestores, o provedor Antonio Valério Morillas Junior agradeceu às equipes envolvidas no projeto e destacou que o avanço para o novo nível reflete o empenho coletivo dos profissionais da Santa Casa. “Essa conquista é de todos nós. Ela representa o trabalho diário de profissionais que buscam oferecer um atendimento cada vez melhor aos nossos pacientes. Por isso, faço questão de estender esse reconhecimento a cada colaborador que contribuiu para que chegássemos até aqui”, afirmou.
Para a diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, a certificação é resultado de mudanças incorporadas à rotina hospitalar nos últimos anos, com impacto direto na experiência e na segurança dos pacientes idosos. “Muitas das iniciativas desenvolvidas durante esse processo acontecem no dia a dia e, por isso, às vezes passam despercebidas. Quando observamos o conjunto, percebemos o impacto que elas têm na experiência dos pacientes e na qualidade da assistência. O Selo Intermediário mostra que essas ações estão se convertendo em resultados concretos dentro do hospital”, destacou.
Com a conquista do Selo Intermediário, a Santa Casa de São Carlos reforça sua atuação na qualificação da assistência hospitalar e no cuidado humanizado à pessoa idosa, em uma iniciativa que beneficia diretamente pacientes, familiares e toda a rede de saúde do município.






















