
A Santa Casa de São Carlos reafirma sua posição de destaque no tratamento neurológico ao iniciar o treinamento para implantação do estudo EXTEND IV, que analisará a eficácia e segurança do Tenecteplase no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo em pacientes brasileiros.
O encontro de capacitação foi conduzido pelo neurologista Dr. Leonardo Carbonera e contou com a presença do provedor Antonio Valério Morillas Junior, do diretor técnico Dr. Roberto Muniz Junior, da neurologista Dra. Milena Libardi, do coordenador do Serviço de Urgência e Emergência (SMU), José Anderson da Silva, e da coordenadora da Unidade de Tratamento de AVC, Gabrieli Rohrer. Também participou virtualmente o Dr. Vitor Pugliesi, neurologista e coordenador do Serviço de Neurologia da instituição, além de profissionais de diversas regiões do país.
O Tenecteplase é um medicamento trombolítico de nova geração, já utilizado em protocolos internacionais, que oferece administração mais rápida e eficaz, otimizando os resultados clínicos e ampliando as chances de recuperação dos pacientes com AVC. “Ainda não disponível comercialmente no Brasil, o fármaco poderá ser utilizado pelos pacientes da Santa Casa com cerca de um ano de antecedência em relação ao restante do país, graças à nossa participação no estudo nacional”, explicou o Dr. Vitor Pugliesi.
Para o provedor Antonio Valério Morillas Junior, integrar um projeto dessa magnitude reforça o papel da Santa Casa como centro de referência em neurologia. “A instituição já possui o Status Diamante no WSO Angels Awards, o mais alto reconhecimento internacional pela excelência no atendimento ao AVC. Agora, com o avanço para nos tornarmos uma Cidade Angels, reafirmamos nosso compromisso com a inovação, a qualidade do atendimento e a preservação da vida”, destacou.