Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

Santa Casa de São Carlos recebe certificação como hospital de ensino e avança na instalação de acelerador linear

Representantes do Ministério da Saúde participaram de agenda na cidade, que também incluiu visita ao Hospital Universitário da UFSCar e ações ligadas à telesaúde e reabilitação
Redação 3 de julho de 2026
santacasa

PAULO MELLO

A Santa Casa de São Carlos recebeu representantes do Ministério da Saúde durante agenda voltada à certificação da instituição como hospital de ensino e ao acompanhamento de projetos estratégicos na área da saúde. A visita contou com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e de Andréia Lopes Ferreira de Lima, representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A agenda também incluiu atividades no Hospital Universitário da UFSCar.

Na Santa Casa, a comitiva participou do descerramento da placa que oficializa a certificação da instituição como hospital de ensino. Para o provedor da Santa Casa, Flávio Guimarães, o momento representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos, especialmente nas áreas de residência médica, internato, pós-graduação e formação de novos profissionais.

Segundo Flávio, a certificação valida uma atuação que já faz parte da rotina da Santa Casa e fortalece novos projetos acadêmicos da instituição. Ele destacou que o reconhecimento abre caminho para ampliar atividades de formação e reforça iniciativas futuras, como o projeto da Faculdade de Medicina da Santa Casa. “Quando você é chancelado como um centro formador profissional, isso abre espaço para projetos maiores e importantes para a Santa Casa”, afirmou.

Durante a visita, os representantes também conheceram a obra onde será instalado o novo acelerador linear da Santa Casa, equipamento utilizado no tratamento de pacientes com câncer por meio da radioterapia. De acordo com Flávio Guimarães, o aparelho já está na instituição e a obra está na fase final de adequações estruturais para permitir sua instalação.

O provedor destacou que o equipamento foi viabilizado por meio de parceria com o Ministério da Saúde, com participação do ministro Alexandre Padilha e de outros parceiros. Para ele, trata-se de uma tecnologia moderna e sofisticada, que deve gerar impacto importante no atendimento oncológico de pacientes de São Carlos e de toda a região.

O vice-prefeito Roselei Françoso, que representou o prefeito Netto Donato na agenda, afirmou que a visita teve forte simbolismo para o município. Ele ressaltou a importância histórica da Santa Casa, instituição com 130 anos de atuação, e destacou dois pontos centrais da agenda: a certificação como hospital de ensino e o avanço na instalação do acelerador linear.

Segundo Roselei, a certificação reforça o papel da Santa Casa na formação de profissionais da saúde e reconhece o trabalho desenvolvido em residência médica e qualificação profissional. Sobre o acelerador linear, o vice-prefeito afirmou que o equipamento representa um avanço relevante para o tratamento de pessoas com câncer, ao oferecer tecnologia de ponta para a recuperação dos pacientes.

A agenda também tratou do projeto de implantação de um centro de reabilitação em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, o governo federal, a Ebserh e a Prefeitura. A proposta prevê a utilização de um espaço já existente dentro da UFSCar, reconhecido como Unidade de Saúde Escola, para ampliar o atendimento à população em reabilitação.

De acordo com Roselei, o município será responsável pela regulação das vagas e pela gestão dos serviços, em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto também prevê um centro especializado para atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista, com equipe multidisciplinar integrada às redes municipal de ensino e saúde.

Andréia Lopes Ferreira de Lima explicou que o Ministério da Saúde retomou o processo de certificação dos hospitais de ensino após cerca de dez anos. Além da Santa Casa, o Hospital Universitário da UFSCar também recebeu a certificação durante a agenda em São Carlos. Segundo ela, a medida tem como objetivo fortalecer e qualificar a formação de estudantes e residentes que atuam na área da saúde.

A representante do Ministério da Saúde afirmou que a certificação segue critérios previstos em portaria interministerial dos ministérios da Saúde e da Educação. Entre os requisitos estão a atuação como ambiente de prática para residência médica e residência em áreas profissionais da saúde, além de número mínimo de leitos operacionais e de leitos de UTI.

Já a secretária Ana Estela Haddad destacou a implantação do núcleo de telessaúde da UFSCar, contemplado por edital do Ministério da Saúde lançado no fim do ano passado para ampliar a rede brasileira de telessaúde. Segundo ela, a iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à transformação digital do SUS, com uso de prontuários eletrônicos, dados clínicos e acompanhamento da jornada do paciente.

Ana Estela afirmou que a telessaúde tem ampliado o acesso da população aos serviços, especialmente em regiões mais distantes. De acordo com a secretária, o teleatendimento do SUS já chega a 79% dos municípios, com uma rede brasileira formada por 63 núcleos e 6,3 milhões de teleatendimentos realizados desde 2025.

A secretária também destacou o programa SUS Digital, que, segundo ela, conta com adesão de 100% dos municípios brasileiros, dos 26 estados e do Distrito Federal. Entre as ações em andamento estão a distribuição de kits de telessaúde, a ampliação da conectividade e o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações para levar internet a quase 2 mil unidades básicas de saúde.

A agenda em São Carlos reforça a articulação entre instituições locais, universidade, Prefeitura e governo federal para ampliar a formação profissional, modernizar o atendimento e fortalecer a rede pública de saúde. A certificação da Santa Casa como hospital de ensino, o avanço na instalação do acelerador linear, a estruturação do centro de reabilitação e o núcleo de telessaúde da UFSCar representam medidas com potencial de ampliar o acesso, melhorar a qualidade do cuidado e beneficiar pacientes de São Carlos e da região.

 


Post navigation

Previous: Domingo tem jogo do Brasil. E cada lance pode virar desconto na TUSCA 2026.
Next: Festa da Laranja terá transporte gratuito e telão para jogo do Brasil em Santa Eudóxia

LEIA TAMBÉM

Prevenção à dengue em São Carlos
  • SÃO CARLOS

São Carlos leva combate à dengue a 72 escolas municipais com projeto “Caçadores de Mosquito”

Redação 8 de outubro de 2026
Defesa Civil de São Carlos
  • SÃO CARLOS

Defesa Civil de São Carlos participa de reunião regional para reforçar segurança do Gasoduto Bolívia-Brasil

Redação 8 de outubro de 2026
tusca
  • SÃO CARLOS

Eletrônica na TUSCA: 14 atrações e duas madrugadas

Redação 8 de outubro de 2026
Supermercados-Ruscito-Dia-das-Crianças
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Confira o que abre e fecha em Ibaté no feriado de 12 de outubro
  • Homem é preso em São Carlos por descumprir medida protetiva contra a própria mãe
  • GM localiza em São Carlos veículo furtado após colisão contra alambrado de ONG
  • Caio Parrella confirma que será candidato a prefeito de Ibaté e promete manter vivo o legado de Zé Parrella
  • Pitbull escapa de residência e mata dois gatos em via pública no Encanto do Planalto, em Ibaté

Você pode ter perdido

paço-novo
  • IBATÉ

Confira o que abre e fecha em Ibaté no feriado de 12 de outubro

Redação 9 de outubro de 2026
descumprimento de medida protetiva em São Carlos
  • POLÍCIA

Homem é preso em São Carlos por descumprir medida protetiva contra a própria mãe

Redação 9 de outubro de 2026
montana
  • POLÍCIA

GM localiza em São Carlos veículo furtado após colisão contra alambrado de ONG

Redação 9 de outubro de 2026
CAIO
  • IBATÉ

Caio Parrella confirma que será candidato a prefeito de Ibaté e promete manter vivo o legado de Zé Parrella

Redação 8 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Confira o que abre e fecha em Ibaté no feriado de 12 de outubro 9 de outubro de 2026
  • Homem é preso em São Carlos por descumprir medida protetiva contra a própria mãe 9 de outubro de 2026
  • GM localiza em São Carlos veículo furtado após colisão contra alambrado de ONG 9 de outubro de 2026
  • Caio Parrella confirma que será candidato a prefeito de Ibaté e promete manter vivo o legado de Zé Parrella 8 de outubro de 2026
  • Pitbull escapa de residência e mata dois gatos em via pública no Encanto do Planalto, em Ibaté 8 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}