Santa Casa realiza quinta captação de órgãos com doação de coração, rins e córneas

A Santa Casa de São Carlos realizou, na madrugada deste sábado (4), a quinta captação de órgãos da instituição. A ação foi possível após a autorização da família de uma paciente de 20 anos para a doação do coração, dos rins e das córneas, permitindo que até cinco pessoas possam ser beneficiadas por transplantes.
Por conta do curto tempo de preservação do coração para transplante, a equipe responsável pela captação do órgão chegou a São Carlos em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo agilidade em todo o procedimento e no transporte até o destino final.
Após a retirada do órgão, a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Prefeitura de São Carlos, realizou o transporte do coração até o aeroporto, de onde a aeronave da FAB seguiu para dar continuidade ao processo de transplante.
A captação foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa e envolveu profissionais de diferentes instituições e especialidades. As equipes atuaram de forma integrada para assegurar que todo o procedimento fosse realizado com segurança, rapidez e respeito aos protocolos médicos.
O coordenador de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e membro da CIHDOTT, Tiago Clezer, ressaltou a importância do acolhimento às famílias durante o processo de doação.
“A doação de órgãos é um ato de extrema generosidade e, por trás de cada captação, existe uma família vivendo um momento de profunda dor. Nosso compromisso é conduzir todo esse processo com respeito, sensibilidade e acolhimento, oferecendo todo o suporte necessário para que a decisão da família seja honrada com dignidade. É esse gesto de amor que permite transformar a dor em esperança para tantas outras pessoas”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Antonio Valerio Morillas Junior, também agradeceu à família da doadora e destacou a atuação conjunta das instituições envolvidas na operação.
“Manifestamos nossa profunda gratidão à família, que, mesmo diante de um momento tão difícil, tomou a nobre decisão de autorizar a doação de órgãos, oferecendo esperança a outras pessoas. Também agradecemos a todos os profissionais e instituições que participaram desta operação, em especial às equipes da Força Aérea Brasileira, da Guarda Civil Municipal por meio da Prefeitura de São Carlos, às equipes de captação e aos colaboradores da Santa Casa. A integração entre todos foi essencial para que o procedimento fosse realizado com segurança, agilidade e respeito, permitindo que esse gesto de solidariedade se transformasse em novas oportunidades de vida para os pacientes que aguardam por um transplante”, destacou.
A Santa Casa reforçou que o trabalho integrado entre equipes médicas, forças de segurança e órgãos públicos é fundamental para garantir o sucesso das captações e ampliar as chances de vida para pacientes que aguardam na fila por um transplante.































