A Virada Inclusiva 2025 começou em São Carlos na noite desta terça-feira (02/12) com uma roda de conversa na sede da OAB, marcando oficialmente a abertura do evento. O tema central foi emblemático: os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), marco legal que ampliou direitos e garantias para pessoas com deficiência em todo o país.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafinha Almeida, destacou que a Virada é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com os municípios, com objetivo de promover igualdade, fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência e assegurar seus direitos. “Este ano estamos celebrando os 10 anos da LBI, e iniciamos aqui em São Carlos com um bate-papo sobre os avanços conquistados desde sua criação”, afirmou.
A abertura contou com a participação da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, representada pela advogada Rosicléia Lomes, além do vice-presidente da entidade, David Pires, e de representantes da sociedade civil. O encontro discutiu os impactos da LBI e os desafios que persistem na efetivação plena dos direitos.
PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ SÁBADO
📌 Quinta-feira (04/12) – Auditório do Paço Municipal
Encontro de Ideias – “Quebrando Barreiras, Construindo Inclusão”, das 8h30 às 11h
Participam:
- Alexandre Amaral, ativista e pessoa com deficiência visual
- Marli Moretti, mãe atípica e especialista em ABA
- Fernando Perea, arquiteto e especialista em acessibilidade
O foco será acolhimento, políticas públicas e práticas inclusivas.
📌 Sábado (06/12) – FESC – Campus I
Encerramento das 8h30 às 12h, com:
- Apresentações culturais e paradesportivas
- Atividades das equipes de atletismo e natação
- Participação de APAE, ACORDE, A Casa 21, Espaço Azul e Coral Além do Olhar
- Serviços gratuitos: barbeiros, massoterapia e emissão do Cartão Mais Acesso
Rafinha Almeida reforçou o significado do evento. “A Virada Inclusiva reúne sociedade civil, entidades e poder público para valorizar a diversidade. Queremos mostrar o protagonismo das pessoas com deficiência no esporte, na cultura e nos serviços”, destacou.
A cidade segue mobilizada para uma semana de inclusão, debates e celebração da diversidade.


















