Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Ações de proteção às crianças, adolescentes e mulheres são referência no Programa Parcerias Municipais

Redação 25 de outubro de 2019
GLAZIELA

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, apresentaram na última quinta-feira (24/10), no Palácio dos Bandeirantes, durante a oficina de trabalho do Programa Parcerias Municipais, realizada pelo governo do estado para discussão de ações para o fortalecimento da rede de combate à violência sexual, campanhas já realizadas no município para superação desses desafios.

O Programa Parcerias Municipais é um trabalho de cooperação entre o estado e os municípios paulistas para melhorar a execução de políticas públicas em cada cidade, sempre respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações.

O objetivo do Programa é investir no desenvolvimento regional para aumentar a  competitividade  dos municípios paulistas, para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a redução de desigualdades regionais.

São Carlos foi selecionada pelo Governo do Estado para compartilhar a experiência da Campanha “NÃO PODE”, idealizada pela Prefeitura de São Carlos com objetivo de sensibilizar a população para o enfrentamento do abuso e da violência sexual contra crianças e adolescentes. Coordenada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, a Campanha teve apoio das secretarias de Comunicação, Esportes e Lazer, Educação, Saúde e Infância e Juventude e dos Conselhos Tutelar, de Assistência Social e de Defesa da Criança e Adolescente, além da Delegacia de Defesa da Mulher e Defensoria Pública.

Com frases como “Quando alguém abusa de uma criança, mal a quer”, “Quando alguém seduz uma criança, mal a quer”, a Campanha “NÃO PODE” mostra o que não pode, estimula a denúncia e aponta os canais.

Outra campanha apresentada foi “O SILÊNCIO TORNA MAIS FORTE A AGRESSÃO”, convocando a população para o combate à violência contra a mulher. Hoje em São Carlos, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é a porta de entrada para a mulher vítima de violência: sexual, física, moral, psicológica e patrimonial. O Centro oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e encaminhamento da mulher, quando necessário, a Casa Abrigo.

“Somente São Carlos e outros três municípios foram escolhidos como referência para fazer essa discussão. Fomos muito bem avaliados e as nossas campanhas, nossas experiências, podem fazer parte do portfólio do Programa Parcerias Municipais que está sendo elaborado pelo Governo do Estado com iniciativas e ações de impacto e boas práticas possíveis no campo da articulação estado-municípios para fazer frente aos desafios mapeados. Nossas propostas se tornarão referência para todo o estado”, explica Glaziela Solfa Marques, secretária de Cidadania e Assistência Social.

A secretária ressaltou a metodologia de trabalho. Realizamos as campanhas sempre acompanhadas de formação técnica, inclusive para a comunidade, além de rodas de conversa, paradas pedagógicas com os profissionais da educação e capacitações com especialistas da área, como o curso ministrado pela Pedagoga e educadora sexual Caroline Arcari, sobre prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes voltados a profissionais ligados a rede de proteção da criança e adolescente”.

Samir Gardini, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, falou da criação da Ronda Maria da Penha, tropa especializada na prevenção e enfrentamento a violência contra mulher e da parceria da Guarda Municipal no trabalho de combate à violência.

As iniciativas foram priorizadas pela relevância para os cidadãos, por estarem diretamente relacionados à̀ atuação da gestão pública municipal, por representarem resultados da cadeia de entregas das políticas públicas. Também participaram da oficina representantes das secretarias de estado de Segurança Pública, do Desenvolvimento Regional e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

 


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: POLÍTICA | São Carlos será contemplada com R$ 674 mil do Programa de Aquisição de Alimentos
Next: IBATÉ | Regina Queiróz recebe convite para ser Patronesse dos Formandos da EE Profº João Jacinto

LEIA TAMBÉM

i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
faixas01
  • SÃO CARLOS

SP-310 chega a 90% das terceiras faixas pavimentadas e avança com marginais em São Carlos

Redação 19 de setembro de 2026
prefeitura
  • SÃO CARLOS

Justiça rejeita liminar contra contratação da alimentação escolar em São Carlos

Redação 18 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos
  • Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas
  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Você pode ter perdido

planalto
  • IBATÉ

Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos

Redação 20 de setembro de 2026
irmas-barbosa
  • GERAL

Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas

Redação 20 de setembro de 2026
machado
  • OBITUÁRIO

Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos

Redação 20 de setembro de 2026
EDITH-PLANTAO
  • POLÍCIA

Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos

Redação 20 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos 20 de setembro de 2026
  • Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas 20 de setembro de 2026
  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos 20 de setembro de 2026
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos 20 de setembro de 2026
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro 19 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}