Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • São Carlos amplia programa de combate à violência infantil com adesão de escolas estaduais
  • SÃO CARLOS

São Carlos amplia programa de combate à violência infantil com adesão de escolas estaduais

Iniciativa da Secretaria de Infância e Juventude passa a integrar redes municipal e estadual e reforça ações de prevenção, conscientização e proteção
Redação 10 de fevereiro de 2026
EDUC

A Prefeitura de São Carlos iniciou uma nova fase do programa de enfrentamento à violência contra crianças, com a ampliação das ações para escolas estaduais do município. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e fortalece a rede de proteção e conscientização voltada ao público infantil.

O programa, que já vinha sendo desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, foi apresentado em reunião com a dirigente regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, além de representantes do projeto Faça Bonito e da Escuta Especializada. Na ocasião, foram definidos os próximos passos para a implementação da nova etapa, que terá início em sete escolas municipais e 15 escolas estaduais, atendendo inicialmente crianças da segunda infância, na faixa etária de 7 a 11 anos.

De acordo com o secretário municipal de Infância e Juventude, Emerson Morais, o programa foi criado há dois anos e agora ganha maior alcance com a integração entre as redes de ensino. Segundo ele, o foco está na conscientização e na orientação das crianças para que saibam identificar e denunciar situações de violência sexual, psicológica ou física. O secretário destacou que a ampliação do projeto atende a um compromisso assumido junto à Vara da Infância e Juventude e representa um avanço na proteção integral da infância no município.

Além das atividades diretamente realizadas nas unidades escolares, o programa prevê a capacitação de gestores e professores, considerados peças-chave na identificação de sinais de violência. A proposta também inclui o envolvimento das famílias, apontadas como fundamentais para o sucesso das ações preventivas e de acolhimento.

As iniciativas contam com o acompanhamento do juiz da Vara da Infância e Juventude, Daniel Borborema, cuja atuação tem contribuído para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente em São Carlos. Após a identificação de casos, o atendimento seguirá com a escuta especializada, que acolhe a criança e a família e encaminha as situações aos órgãos competentes. Segundo Emerson Morais, o trabalho também tem o apoio do prefeito Netto Donato, que tem incentivado a expansão das políticas públicas voltadas à primeira e à segunda infância no município.

 

 

 

 


Post navigation

Previous: Saúde de São Carlos inicia vacinação de profissionais da Atenção Básica contra a dengue nesta quarta-feira
Next: Fesc abre inscrições para oficina gratuita de origami em São Carlos

LEIA TAMBÉM

leandro-valeria
  • SÃO CARLOS

Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições

Redação 10 de fevereiro de 2026
ORIGAMI
  • SÃO CARLOS

Fesc abre inscrições para oficina gratuita de origami em São Carlos

Redação 10 de fevereiro de 2026
vacinabutantan
  • SÃO CARLOS

Saúde de São Carlos inicia vacinação de profissionais da Atenção Básica contra a dengue nesta quarta-feira

Redação 10 de fevereiro de 2026
BANNER-CARNAVAL-350X550P-RG-EM-DESTAKE
drogaria2
BANNER-CARNAVAL-350X350P-RG-EM-DESTAKE
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições
  • Fesc abre inscrições para oficina gratuita de origami em São Carlos
  • São Carlos amplia programa de combate à violência infantil com adesão de escolas estaduais
  • Saúde de São Carlos inicia vacinação de profissionais da Atenção Básica contra a dengue nesta quarta-feira
  • Dirigente garante: merenda escolar está assegurada nas escolas estaduais de Ibaté desde o primeiro dia letivo

Você pode ter perdido

leandro-valeria
  • SÃO CARLOS

Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições

Redação 10 de fevereiro de 2026
ORIGAMI
  • SÃO CARLOS

Fesc abre inscrições para oficina gratuita de origami em São Carlos

Redação 10 de fevereiro de 2026
EDUC
  • SÃO CARLOS

São Carlos amplia programa de combate à violência infantil com adesão de escolas estaduais

Redação 10 de fevereiro de 2026
vacinabutantan
  • SÃO CARLOS

Saúde de São Carlos inicia vacinação de profissionais da Atenção Básica contra a dengue nesta quarta-feira

Redação 10 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Carnaval 2026 terá programação descentralizada, blocos de rua e resgate de tradições 10 de fevereiro de 2026
  • Fesc abre inscrições para oficina gratuita de origami em São Carlos 10 de fevereiro de 2026
  • São Carlos amplia programa de combate à violência infantil com adesão de escolas estaduais 10 de fevereiro de 2026
  • Saúde de São Carlos inicia vacinação de profissionais da Atenção Básica contra a dengue nesta quarta-feira 10 de fevereiro de 2026
  • Dirigente garante: merenda escolar está assegurada nas escolas estaduais de Ibaté desde o primeiro dia letivo 10 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}