Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Artista plástica cadeirante pega “carona” na van adaptada da SMPDMR
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Artista plástica cadeirante pega “carona” na van adaptada da SMPDMR

Redação 12 de setembro de 2023
daniela

Daniela Caburro, 52 anos, é uma artista plástica bastante conhecida em São Carlos, e no mundo. Cadeirante, tetraplégica, é integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, com sede na Suíça. Começou a pintar como forma de terapia ocupacional em 1995 descobrindo ali seu dom e talento. Hoje vive exclusivamente de seu trabalho artístico, pintando e ensinando pintura em oficinas de arte ministradas para crianças, jovens e adultos.

Esta semana a são-carlense fez uma apresentação individual de suas criações e ainda realizou demonstrações ao vivo para os estudantes da EMEB “Afonso Fioca Vitali” a convite da diretora Melina Thais da Silva Mendes. Na segunda-feira, 4 de setembro, Daniela conversou com os alunos do período da manhã e do período da tarde.

O transporte da artista plástica, de sua casa que fica na Vila Jacobucci até o CAIC da Cidade Aracy, foi possível graças a uma “carona” na van adaptada da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR). O veículo possui um elevador que é operado pelo próprio motorista e esse sistema permite que o cadeirante seja erguido até seu interior, com total segurança para o embarque e para o desembarque.

Segundo Daniela Caburro, foi uma experiência incrível, principalmente porque a tecnologia da van adaptada permite a locomoção dos cadeirantes que carecem de meios de acessibilidade e porque ajuda a garantir o direito de ir e vir de forma inclusiva.

Hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a SMPDMR atua junto à Seção de Transporte de Saúde para viabilizar o transporte dos pacientes que são cadeirantes e precisam se deslocar de suas residências até as unidades de atendimento de hemodiálise, quimioterapia e fisioterapia dentro e fora do município de São Carlos por que não possuem condução própria para o deslocamento entre sua residência e a unidade onde é feito o procedimento.

No ano passado, em virtude da aquisição pela Prefeitura Municipal de dois veículos minibus, que são vans adaptadas, por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, provenientes do Programa “Cidade Acessível” que estão hoje sob a responsabilidade da SMPDMR, o município de São Carlos passou a oferecer esse serviço com total excelência.

“São Carlos tem se destacado por estar à frente de outras cidades por sua tecnologia e também por suas características arquitetônicas, geográficas, topográficas e humanas que possuem grande complexidade e que precisam ser estudadas e respeitadas”, afirmou Lucinha Garcia, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

“Estamos apenas no início de um trabalho enorme em prol de uma cidade ideal para todos, e precisamos cada vez mais oferecer a mobilidade para as pessoas com deficiências, e nosso compromisso é tornar São Carlos um município com pertencimento e inclusão, deixando assim uma das grandes marcas do governo Airton Garcia Ferreira para a posteridade”, finalizou a secretária.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: ESPORTE | Sesi Araraquara estreia com vitória no Paulista de Basquete
Next: SÃO CARLOS | Prefeitura abre inscrições para novas turmas de Judô

LEIA TAMBÉM

mutirao
  • SÃO CARLOS

Mutirão de combate à dengue acontece no São Carlos VIII neste sábado

Redação 23 de março de 2026
caes3
  • SÃO CARLOS

Feira de Adoção de Cães e Gatos garante novos lares para 13 animais em São Carlos

Redação 23 de março de 2026
skates01
  • SÃO CARLOS

De São Carlos para o Brasil: irmãos Martello fazem do skate uma história de conquistas

Redação 23 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(8)-4
Jornal-Ruscito-(8)-3
Jornal-Ruscito-(8)-2
Jornal-Ruscito-(8)-1
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Adolescente é apreendido com moto furtada no Cidade Aracy, em São Carlos
  • Mutirão de combate à dengue acontece no São Carlos VIII neste sábado
  • Feira de Adoção de Cães e Gatos garante novos lares para 13 animais em São Carlos
  • Homem é detido com drogas no CDHU em Ibaté durante patrulhamento da GCM
  • Drogas são apreendidas pela GCM em praça no Jardim Cruzado, em Ibaté

Você pode ter perdido

moto
  • POLÍCIA

Adolescente é apreendido com moto furtada no Cidade Aracy, em São Carlos

Redação 23 de março de 2026
mutirao
  • SÃO CARLOS

Mutirão de combate à dengue acontece no São Carlos VIII neste sábado

Redação 23 de março de 2026
caes3
  • SÃO CARLOS

Feira de Adoção de Cães e Gatos garante novos lares para 13 animais em São Carlos

Redação 23 de março de 2026
drogas2303
  • POLÍCIA

Homem é detido com drogas no CDHU em Ibaté durante patrulhamento da GCM

Redação 23 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}