Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Avaliação Saresp 2023 do Ensino Fundamental teve início nesta quarta-feira
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Avaliação Saresp 2023 do Ensino Fundamental teve início nesta quarta-feira

Redação 8 de novembro de 2023
saresp02
A avaliação da rede de ensino tem a finalidade de diagnosticar o aprendizado do estudante, além de compor o resultado do IDESP

As provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) começaram a ser aplicadas nesta quarta-feira (08/11), para 220 alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Em São Carlos devem ser avaliados até o dia 23 de novembro, 3.190 estudantes, sendo 2.290 do 2º e 5º anos e outros 900 alunos do 6º e 9º anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), serão avaliados ainda nos dias 13, 14, 16 e 17 de novembro, os alunos dos 6º e 7º anos das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s) Dalila Galli e Carmine Botta. Os estudantes dos 2º e 5º anos das 10 EMEB’s do município farão avaliação de forma impressa de Língua Portuguesa e Matemática no dia 22 de novembro.

Roselei Françoso, secretário municipal de Educação, explicou que aplicação dos exames foram realizadas nos oitavos anos das EMEB’s Dalila Galli e Carmine Botta nas áreas de linguagens e ciências da natureza e que nesta quinta-feira (09/11) serão aplicadas provas de matemática e ciências humanas.

“O SARESP é um exame estadual e verifica como está o nível de aprendizagem dos nossos alunos em todas as séries, assim como também teremos a avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que é um exame nacional e que será realizado no 5º e 9º anos das escolas do município”, afirma o secretário Roselei Françoso.

Adriana Bueno, chefe de apoio ao Fundamental I da SME, ressaltou que as avalições acontecem até o final deste mês e os resultados devem ser divulgados entre março e abril de 2024.

“Em 2023 os estudantes do 6º ao 9º ano farão a avaliação na modalidade digital. Serão avaliados os conhecimentos das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza”, detalhou.

SARESP

Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo é o mais importante diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, e tem como objetivo orientar gestores de ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação. Os resultados da avaliação, fluxo escolar, compostos pelas taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos, geram o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP).

A avaliação reúne a participação de todas as escolas das redes estaduais e municipais de São Paulo em atendimento a Lei nº 17.575, de 11 de novembro de 2022, que criou o Índice de Qualidade da Educação Municipal – IQEM, calculado com base nas variáveis dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino como desempenho nas provas de avaliação; evolução do desempenho nas provas de avaliação; taxas de participação nas provas de avaliação; taxas de reprovação e taxas de abandono.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Prefeitura inicia estudos para implantação de melhorias no Estádio Luisão
Next: SÃO CARLOS | SMPDMR ilumina a fachada do prédio em apoio à Campanha Novembro Azul

LEIA TAMBÉM

MOISES
  • SÃO CARLOS

Moisés Rocha analisa cenário político nacional, disputa local e defende aposta de Netto em São Carlos

Redação 10 de abril de 2026
choro
  • SÃO CARLOS

São Carlos realiza 1º Encontro de Chorões do Interior com programação gratuita em vários espaços da cidade

Redação 9 de abril de 2026
animais
  • SÃO CARLOS

Canil Municipal promove feira de adoção de cães e gatos neste sábado em São Carlos

Redação 9 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(17)-1
Jornal-Ruscito-(17)-2
Jornal-Ruscito-(17)-3
Jornal-Ruscito-(17)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • A saída de Magdalena pode marcar o fim de uma era no rádio regional
  • Moisés Rocha analisa cenário político nacional, disputa local e defende aposta de Netto em São Carlos
  • José Carlos Magdalena anuncia saída da EPFM e diz que levará opiniões para as redes sociais
  • Família pede ajuda para encontrar gato desaparecido no Jardim Tangará, em São Carlos
  • São Carlos realiza 1º Encontro de Chorões do Interior com programação gratuita em vários espaços da cidade

Você pode ter perdido

radio2
  • ARTIGO

A saída de Magdalena pode marcar o fim de uma era no rádio regional

Redação 10 de abril de 2026
MOISES
  • SÃO CARLOS

Moisés Rocha analisa cenário político nacional, disputa local e defende aposta de Netto em São Carlos

Redação 10 de abril de 2026
mada
  • REGIÃO

José Carlos Magdalena anuncia saída da EPFM e diz que levará opiniões para as redes sociais

Redação 10 de abril de 2026
frajola2
  • SEM CATEGORIA

Família pede ajuda para encontrar gato desaparecido no Jardim Tangará, em São Carlos

Redação 9 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}