Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • São Carlos avança na revisão do Plano Diretor e debate Meio Ambiente em audiência pública
  • SÃO CARLOS

São Carlos avança na revisão do Plano Diretor e debate Meio Ambiente em audiência pública

Gestores destacam participação popular, necessidade de equilíbrio entre desenvolvimento e preservação e prazos para aprovação de mudanças
Redação 9 de dezembro de 2025
muller

PAULO MELLO

A entrevista desta terça-feira, 9, no programa Primeira Página no Ar, da São Carlos FM (107.9), reuniu João Muller, o assessor especial do prefeito Netto Donato (PP), e o coordenador do grupo de trabalho de revisão do Plano Diretor, Agnaldo Spazziani Júnior, para discutir os avanços da revisão do principal instrumento de desenvolvimento urbano do município. A nova audiência pública ocorre nesta quarta-feira, 10, às 18h, na sede da AEASC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Carlos), e terá como tema central Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Muller destacou que o ciclo de audiências, iniciado ainda em março, tem sido marcado por ampla participação popular. Segundo ele, apenas a reunião realizada no Distrito de Água Vermelha, na semana passada, reuniu cerca de 100 moradores e empresários locais. “A comunidade compareceu, participou, e ficou claro o potencial da região para atividades industriais, logísticas e comerciais sem prejuízo à qualidade de vida de quem mora ali”, afirmou.

Agnaldo reforçou a importância das audiências públicas e projetou expectativa positiva para o encontro desta quarta-feira, cujo foco é a adaptação climática e o uso sustentável do território urbano. “Esse é um dos temas mais críticos do mundo atual. Estamos propondo soluções baseadas na natureza, como jardins de chuva e estratégias de cidade-esponja, que ainda não existem no Plano Diretor atual”, explicou.

Participação Popular e Flexibilização do Texto

Miller reafirmou que todo e qualquer cidadão pode participar das audiências. “As portas estão abertas para críticas, sugestões e propostas. Não existe restrição. As pessoas preenchem um cadastro e respondem a um questionário sobre o que esperam da cidade nos próximos dez anos”, disse.

Ele ainda explicou que a média de público tem sido de 200 a 300 participantes, demonstrando grande interesse social pela revisão do plano. A principal preocupação, segundo ele, é garantir que o texto final seja consistente o suficiente para evitar a necessidade de alterações durante a vigência obrigatória de dez anos prevista no Estatuto das Cidades.

“Existem temas que não podem esperar uma década. Estamos discutindo mecanismos que permitam ajustes pontuais, desde que juridicamente fundamentados. Várias tentativas de mudança, como a expansão urbana de Santa Eudóxia e regras para desmembramento de lotes, foram derrubadas pelo Ministério Público no passado. Por isso, é fundamental segurança jurídica”, destacou Muller.

Planejamento Ambiental e Áreas Sensíveis

Agnaldo detalhou uma das maiores discussões técnicas em andamento: as Áreas de Interesse Ambiental (AIA). Ele explicou que, em São Carlos, essas zonas possuem restrições até mais severas do que as APPs definidas pela legislação federal.

“Hoje, nenhum jardim de chuva pode ser implementado nessas áreas. Isso prejudica soluções sustentáveis para drenagem. Estamos revisando esse conceito para permitir intervenções benéficas ao Meio Ambiente”, afirmou.

O coordenador também comentou a fala recorrente de que o Plano Diretor atual seria “proibitivo”. Ele ponderou. “O plano não pode abrir as porteiras, mas também não pode engessar o desenvolvimento. É possível ter crescimento urbano sustentável, com usos controlados em áreas sensíveis, desde que baseado em engenharia, tecnologia e mitigação de impactos. Precisamos evitar extremos.”

Participação dos Vereadores e Pressões Econômicas

Muller e Agnaldo reforçaram que a etapa final da revisão será de responsabilidade da Câmara Municipal, que deverá promover suas próprias audiências. Ambos defendem maior presença dos vereadores nas discussões técnicas.

“O plano diretor é um dos temas que mais sofrem pressão econômica. Um índice urbanístico pode transformar o valor de uma área de ‘ouro para pó’ ou o contrário. Isso impacta diretamente na atuação do Legislativo, que precisará votar o texto final”, disse Muller. Ele citou que apenas alguns parlamentares têm frequentado as reuniões, apesar da importância do tema.

Prazos e Expectativas

A revisão do Plano Diretor tem também uma dimensão econômica estratégica. Segundo Muller, a multinacional Crucianelli, uma das maiores fabricantes de equipamentos agrícolas do mundo, aguarda a nova definição de uso do solo em Água Vermelha para implantar uma unidade industrial avaliada em R$ 300 milhões.

Segundo ele, essa urgência redefiniu o cronograma. A prefeitura pretende encerrar sua etapa de elaboração do texto até maio e encaminhá-lo à Câmara, que teria até agosto para concluir as votações.

“Estamos falando de um investimento muito superior ao de grandes redes varejistas que já anunciaram expansão na cidade. É fundamental que o calendário avance para não perdermos essa oportunidade de investimento”, afirmou.

Especialistas na Audiência Desta Quarta

A audiência desta quarta, às 18h, na AEASC, contará com especialistas reconhecidos: Paula Martins Escudeiro, especialista multidisciplinar com atuação nacional em revisões de planos diretores; Eduardo Casado, gerente de drenagem do SAAE; e Júnior Zanquim, secretário municipal de Clima e Meio Ambiente.

“É uma chance de aprender. Ninguém sabe tudo. São profissionais experientes que vão enriquecer muito o debate”, destacou Agnaldo.

Muller concluiu a entrevista convidando toda a população. “Estamos encerrando a primeira fase de sugestões da sociedade. Amanhã [quarta] temos uma discussão essencial sobre Meio Ambiente e mudanças climáticas. É um momento único para participar e construir o futuro de São Carlos”, finalizou.

Assista a entrevista na íntegra:

 

 



Post navigation

Previous: Golpista usa identidade de morador de Ibaté para enganar vítima pelo Whatsapp
Next: Lucão Fernandes defende ação urgente contra o Feminicídio e propõe Audiência Pública

LEIA TAMBÉM

comercio-vilaprado
  • SÃO CARLOS

Comércio de São Carlos terá horários diferenciados em fevereiro por conta do Carnaval

Redação 29 de janeiro de 2026
manutencao2
  • SÃO CARLOS

Educação conclui preparativos nas escolas municipais para a volta às aulas em São Carlos

Redação 29 de janeiro de 2026
lineuzinho
  • SÃO CARLOS

Sessão gratuita leva crianças da periferia ao cinema e reforça acesso à cultura em São Carlos

Redação 29 de janeiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
banner_350x350
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
sc_dengue_banner_350x350px
funerais pet
banner_350x550

Posts recentes

  • Ação conjunta flagra furto de energia em casa invadida no Jardim Bandeirantes
  • Comércio de São Carlos terá horários diferenciados em fevereiro por conta do Carnaval
  • Educação conclui preparativos nas escolas municipais para a volta às aulas em São Carlos
  • Sessão gratuita leva crianças da periferia ao cinema e reforça acesso à cultura em São Carlos
  • Polícia Militar fiscaliza bar na Vila Prado e apreende máquinas de jogos de azar

Você pode ter perdido

energia02
  • POLÍCIA

Ação conjunta flagra furto de energia em casa invadida no Jardim Bandeirantes

Redação 29 de janeiro de 2026
comercio-vilaprado
  • SÃO CARLOS

Comércio de São Carlos terá horários diferenciados em fevereiro por conta do Carnaval

Redação 29 de janeiro de 2026
manutencao2
  • SÃO CARLOS

Educação conclui preparativos nas escolas municipais para a volta às aulas em São Carlos

Redação 29 de janeiro de 2026
lineuzinho
  • SÃO CARLOS

Sessão gratuita leva crianças da periferia ao cinema e reforça acesso à cultura em São Carlos

Redação 29 de janeiro de 2026

Calendário

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Ação conjunta flagra furto de energia em casa invadida no Jardim Bandeirantes 29 de janeiro de 2026
  • Comércio de São Carlos terá horários diferenciados em fevereiro por conta do Carnaval 29 de janeiro de 2026
  • Educação conclui preparativos nas escolas municipais para a volta às aulas em São Carlos 29 de janeiro de 2026
  • Sessão gratuita leva crianças da periferia ao cinema e reforça acesso à cultura em São Carlos 29 de janeiro de 2026
  • Polícia Militar fiscaliza bar na Vila Prado e apreende máquinas de jogos de azar 29 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}