São Carlos capacita voluntários para projeto de acuidade visual nas escolas

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, em parceria com o Centro de Referência em Saúde e Ensino de Pesquisa Integrada de Araraquara (CRESEP) e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na terça-feira (12/08) o primeiro treinamento de voluntários para o projeto “Ver para Aprender”. A iniciativa vai atender crianças de 4 a 8 anos da rede municipal de ensino por meio de triagens visuais realizadas diretamente nas escolas, oferecendo exames e óculos gratuitos quando necessário.
A capacitação envolveu principalmente estudantes da área da saúde, que receberão orientação sobre a aplicação de testes e identificação de possíveis problemas de visão. De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Herica Ricci Donato, a rede municipal conta com 7.782 alunos nessa faixa etária, o que exige um grande número de voluntários. “Caso a criança apresente dificuldade para enxergar, será encaminhada ao oftalmologista. A intenção é começar os atendimentos em setembro, priorizando prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares”, afirmou.
O projeto, idealizado pelo CRESEP e já implantado em outros municípios paulistas, mobiliza médicos, voluntários, óticas parceiras, lideranças comunitárias e gestores municipais. Segundo o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, a iniciativa vai além do atendimento clínico. “Quando cuidamos da visão das crianças, abrimos novas janelas para que enxerguem o mundo com clareza e oportunidades. Este projeto é sobre sonhos, aprendizado e qualidade de vida”, destacou.
Interessados em atuar como voluntários podem se inscrever pelo telefone (16) 3372-0865. A articulação do projeto em São Carlos contou também com a participação de agentes das Unidades de Saúde da Família, que auxiliarão na aplicação dos testes, além de lideranças como a vereadora Cidinha do Oncológico e a assessora do deputado estadual Capitão Telhada, Patrícia Lafúria, que reforçou a importância de garantir diagnóstico e tratamento adequados a todas as crianças atendidas.



























