Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | ChorandoSemParar volta a acontecer na Praça XV 
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | ChorandoSemParar volta a acontecer na Praça XV 

Redação 28 de novembro de 2023
XV

Realizado em São Carlos pelo Projeto Contribuinte da Cultura e pelo Instituto Mário de Andrade (IMA), com apoio da Prefeitura Municipal, a 19ª. edição do Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar acontece de 11 a 17 de dezembro de 2023. Após três anos sendo realizado virtualmente e em outros espaços, essa edição marca a volta das apresentações no tradicional palco da Praça “Dr. Christiano Altenfelder Silva”, a Praça XV.

A abertura do 19º. ChorandoSemParar acontece no dia 11 de dezembro, no Teatro Municipal de São Carlos, com retirada de convites gratuitos, a partir das 18h, no dia do evento. A programação continua durante a semana, com atividades formativas e de arte-educação em escolas públicas e é na Praça XV onde acontecem os três últimos dias, com 12 horas ininterruptas de apresentações musicais no domingo (17/12), formato que inspirou o nome do Festival.

Toda a programação do 19º. ChorandoSemParar, que será divulgada em breve, homenageará o centenário de nascimento de Waldir Azevedo (1923-1980), compositor e instrumentista, autor de obras como “Brasileirinho” e muitas outras que projetaram a música instrumental brasileira no mundo todo. Haverá, ainda, menção especial ao também centenário de Osmar Álvares de Macedo (1923-1997), e terá como convidado homenageado o jovem instrumentista e cavaquinista baiano, Messias Britto, destacado pela crítica especializada como um dos maiores talentos da música instrumental da atualidade.

DUAS EDIÇÕES EM 2023

Fátima Camargo, diretora do ChorandoSemParar, lembra que essa será a segunda edição do Festival neste ano. “A 18ª edição aconteceu em março de 2023, no Teatro Municipal e no Teatro de Arena, com um formato especial em três dias de programação, para homenagear a pianista Amélia Brandão, a Tia Amélia. Ainda que mais curta, foi muito significativa como demonstração de que o Festival continua vivo e pelo reencontro do público com as apresentações pós-pandemia, já que a 17ª edição aconteceu em fevereiro de 2021 em versão digital com transmissão ao vivo, devido às restrições sanitárias. Agora, a edição de dezembro de 2023 marca o retorno à Praça XV, cenário tradicional do ChorandoSemParar”.

Por ser a segunda edição do ano, o 19º. ChorandoSemParar ainda terá uma programação menor durante a semana, mas contará com as esperadas 12 horas de música no último dia, que dessa vez ocupará uma parte menor da Praça. “Apesar da programação mais enxuta, manteremos a inquestionável qualidade artística do elenco, ponto essencial que caracteriza o Festival. Em 2024, para celebrar em grande estilo a 20ª. edição do Festival, o público pode se preparar para uma edição histórica, que já está em fase de preparação, no formato conhecido e com muitas surpresas”, adianta Fátima.

Durante quase duas décadas, o Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar se consolidou como um dos principais espaços de divulgação da música instrumental brasileira, se destacando pela qualidade técnica e artística do elenco de reconhecimento internacional e pela qualidade musical dos instrumentistas da cidade e região, que juntos tornam o encontro um evento de grande projeção e prestígio junto ao público, à mídia e à crítica especializada.

Já passaram pelo palco da Praça XV, em São Carlos, renomados músicos como Hermeto Paschoal, Paulo Moura, Zé Menezes, Altamiro Carrilho, Hamilton de Holanda, Guinga, Turíbio Santos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Pepeu Gomes, Yamandu Costa, Paulo Bellinati, entre outros grandes instrumentistas.

“As solicitações do público, dos artistas, o interesse da mídia e o apoio das entidades parceiras e da Prefeitura Municipal de São Carlos são estímulos para a continuidade do Festival ChorandoSemParar. É um Festival que volta, com muito orgulho, por demanda popular”, finaliza Fátima Camargo.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: GERAL | São Carlos e Três Lagoas trocam experiências sobre Serviço de Escuta Especializada
Next: SÃO CARLOS | Obras do Programa Nossa Rua são iniciadas em várias regiões da cidade

LEIA TAMBÉM

choro
  • SÃO CARLOS

São Carlos realiza 1º Encontro de Chorões do Interior com programação gratuita em vários espaços da cidade

Redação 9 de abril de 2026
animais
  • SÃO CARLOS

Canil Municipal promove feira de adoção de cães e gatos neste sábado em São Carlos

Redação 9 de abril de 2026
frutas
  • SÃO CARLOS

São Carlos investe mais de R$ 4 milhões na agricultura familiar e reforça merenda escolar

Redação 9 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(17)-1
Jornal-Ruscito-(17)-2
Jornal-Ruscito-(17)-3
Jornal-Ruscito-(17)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • José Carlos Magdalena anuncia saída da EPFM e diz que levará opiniões para as redes sociais
  • Família pede ajuda para encontrar gato desaparecido no Jardim Tangará, em São Carlos
  • São Carlos realiza 1º Encontro de Chorões do Interior com programação gratuita em vários espaços da cidade
  • Prefeitura de Ibaté inicia obra de drenagem no Jardim Mariana para conter alagamentos
  • Idosa cai no golpe do novo número e perde R$ 550 em Ibaté

Você pode ter perdido

mada
  • REGIÃO

José Carlos Magdalena anuncia saída da EPFM e diz que levará opiniões para as redes sociais

Redação 10 de abril de 2026
frajola2
  • SEM CATEGORIA

Família pede ajuda para encontrar gato desaparecido no Jardim Tangará, em São Carlos

Redação 9 de abril de 2026
choro
  • SÃO CARLOS

São Carlos realiza 1º Encontro de Chorões do Interior com programação gratuita em vários espaços da cidade

Redação 9 de abril de 2026
obras
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté inicia obra de drenagem no Jardim Mariana para conter alagamentos

Redação 9 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}