Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Cidadania encerra mês da Consciência Negra com palestras e capoeira
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Cidadania encerra mês da Consciência Negra com palestras e capoeira

Redação 30 de novembro de 2019
CONSIENCIA

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social e o Conselho Municipal da Comunidade Negra realizaram na manhã desta sexta-feira (29/12), no auditório do Paço Municipal, palestras com temas voltados para a promoção da igualdade racial dentro da programação do Mês da Consciência Negra.

Ministraram as palestras Keila Maria Cândido, secretária geral da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar, Carmelita Maria da Silva, membro do Conselho da Comunidade Negra e Maria Alice Zacharias, diretora do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) de São Carlos.

Durante todo o mês de novembro, em vários espaços públicos foram realizadas diversas atividades em celebração ao Mês da Consciência Negra como exposições, encontros, ciclo de cinema, rodas de conversas e ações sociais.

Segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, o objetivo é sempre valorizar a cultura Afro-Brasileira e apoiar na luta contra a discriminação. “Preparamos uma programação extensa e variada com rodas de conversas tanto nos Centros de Referência em Assistência Social como nas escolas, com visitas monitoradas no Centro Afro, palestras, rodas de samba, exposições e tivemos uma adesão boa do público nas mais diversas faixas etárias. Esse ano desenvolvemos uma ação também com os reeducandos da Fundação Casa. Comemoramos com informação e troca de experiências”, explica a secretária.

A secretária ressaltou, ainda, que a sua pasta possui um Departamento de Direitos e Humanos, setor que a faz a acolhida de toda violação de direitos, orienta e faz os encaminhamentos pertinentes as denúncias.

Para Kelia Maria Cândido, uma das palestrantes, esse mês é importante para fazer um balanço de tudo que foi feito durante o ano. “As universidades, as escolas e as organizações sociais realizam um trabalho de conscientização ao longo ano na cidade e agora é a oportunidade que temos para discutirmos o que deu certo e o que ainda precisa ser feito. Avalio a qualificação dos conselheiros um dos pontos positivos, porém penso que temos que refletir mais sobre 20 de novembro e a necessidade do município decretar feriado nessa data”, avalia a secretária geral da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar.

Questionada sobre a nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo como presidente da Fundação Palmares, Keila afirma que essa nomeação é um equívoco. “Pelo o que foi divulgado nos meios de comunicação em todo o país, ele não apresenta competência técnica nem conhecimento teórico e histórico, tampouco representa os grupos e movimentos antirraciais. É lamentável que essa pessoa não tenha conhecimento da história do negro no Brasil. O movimento vai se fazer presente, vai fazer uma nota de repúdio. Tudo que ele disse é contrário ao que pensamos e o que construímos”, finaliza Keila.

Criada pela Lei Federal nº 7.668, de 22 de agosto de 1988, a Fundação Cultural Palmares (FCP) foi o primeiro organismo do executivo federal a dedicar-se às demandas do movimento negro que reemergiu na cena pública brasileira no contexto das lutas contra a ditadura militar e em defesa democratização do Brasil. Sediada no então Ministério da Cultura, a referida fundação é fruto dessa mobilização política e cultural dos negros brasileiros, que no contexto do centenário da Abolição lutaram para que o símbolo da resistência à escravidão, o quilombo dos Palmares, fosse reconhecido no espaço de interação entre a sociedade civil e o Governo Federal. Desde então, pela presidência da Fundação Palmares passaram eminentes intelectuais e artistas negros, a exemplo de Joel Rufino, Dulce Pereira, Carlos Moura, Zulu Araújo, Hilton Cobra, Ubiratan Castro Araújo dentre outros. Das iniciativas da FCP, muitas delas dizem respeito ao combate ao racismo por meio da disseminação de informações históricas, de produções artísticas voltados para a valorização da história e cultura da população afro-brasileira.

 


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: SÃO CARLOS | Delegada do CDTI da Espanha estará na cidade na próxima segunda-feira
Next: IBATÉ | Sincomercio e ACIPI realizam reunião para definir calendário 2020, no Paço Municipal

RELACIONADAS

cultura001
  • SÃO CARLOS

São Carlos debate rumos da cultura local em conferência municipal no próximo sábado

Redação 4 de agosto de 2025
alunos01
  • SÃO CARLOS

Projeto “Na Pista Certa” leva educação para o trânsito à EMEB Afonso Fioca Vitali, em São Carlos

Redação 4 de agosto de 2025
roselei01
  • SÃO CARLOS

Alunos da rede municipal de São Carlos recebem kits literários do SESI

Redação 4 de agosto de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

golpe-zap
  • POLÍCIA

Moradora de Ibaté registra boletim de ocorrência após cair em golpe por aplicativo de mensagens

Redação 4 de agosto de 2025
policia-civil2
  • POLÍCIA

Motorista de ônibus registra boletim de ocorrência após ser acusado de transfobia em Ibaté

Redação 4 de agosto de 2025
alexandre-moraes
  • GERAL

Domiciliar: Ministro Alexandre de Moraes determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

Redação 4 de agosto de 2025
SALA
  • OBITUÁRIO

NOTA DE FALECIMENTO: Senhor Ivanildo Sala, aos 57 anos de idade

Redação 4 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}