Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS: Cidade é habilitada a receber unidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS: Cidade é habilitada a receber unidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Redação 28 de dezembro de 2023
PSX_20231228_192156

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, publicou, nesta quinta-feira (28/12), a Portaria nº 136/2023 – SVSA, que habilita o município de São Carlos a receber uma unidade regional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), bem como a ser contemplada com incentivo federal para a implantação e manutenção do serviço na cidade.

Considerado um componente estratégico da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador e atuando em articulação com a rede de saúde de sua área de abrangência, o CEREST trabalha no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, assistência e vigilância em saúde do trabalhador com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida destes profissionais.

O serviço é aberto a todo trabalhador que apresente suspeita de doença ou agravo relacionado ao trabalho, independentemente do vínculo empregatício ou forma de inserção no mercado.

Além disso, o CEREST realiza atividades educativas para profissionais de saúde e para a população em geral, promove inspeções para a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho em conjunto com a Vigilância Sanitária e dá apoio técnico aos serviços de saúde sobre a importância da segurança no trabalho.

Atualmente, São Carlos e os municípios vizinhos estão subordinados ao CEREST Araraquara, algo que, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, será encerrado com a implantação da unidade no município. “É uma importante conquista relacionada à promoção da saúde do trabalhador de todos os municípios da Região Coração do Departamento Regional de Saúde – Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito, além de São Carlos –. Com o CEREST São Carlos, estes trabalhadores passam a ser atendidos aqui, facilitando o deslocamento e gerando mais proximidade de suas residências”, avalia a diretora.

A secretária municipal de Saúde, Jora Porfírio, ressalta o fato de o município ter apoio financeiro do Governo Federal para implantação e manutenção do dispositivo. “Receberemos incentivo de habilitação no valor de R$50 mil para implantação do serviço e, uma vez iniciado seu funcionamento, mais R$30 mil mensais serão repassados para auxílio do custeio das atividades.

De acordo com a produção dos serviços, porém, o custeio mensal por parte do Governo Federal poderá ser ainda maior com o tempo”, pontua a secretária, que agradeceu o empenho dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e dos membros do Núcleo de Saúde do Trabalhador na formalização desta conquista.

Netto Donato, secretário municipal de Governo, lembra que um desejo antigo do município acaba de se tornar realidade. “São Carlos já havia tentado trazer uma unidade do CEREST no passado, mas as conversas, infelizmente, não avançaram. Há cerca de dois meses, o nosso prefeito Airton Garcia pediu para que nós e a Secretaria Municipal de Saúde ficássemos à frente disso e hoje fomos contemplados com a feliz informação de que seremos sede de uma das unidades do CEREST, assim como receberemos incentivo financeiro federal para implantação e custeio do equipamento. É, sem dúvidas, um grande avanço para São Carlos e para os trabalhadores da nossa cidade e região. Agora, voltaremos a planejar internamente a documentação e os recursos necessários para que possamos ter esta unidade funcionando o mais rápido possível em nossa cidade”, finaliza Netto.

 

 


[metaslider id=30268]

 

[metaslider id=30268]

 

[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: ESPORTE: Corrida de Santo Onofre 2023 terá recorde de participantes
Next: SÃO CARLOS: Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

Obituario_20251005_111035_0000
  • OBITUÁRIO

Falecimento de Otávio Henrique da Luz comove comunidade de Ibaté

Redação 5 de outubro de 2025
BRUNO
  • SÃO CARLOS

Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
camara01
  • SÃO CARLOS

Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
MADRIGAL
  • SÃO CARLOS

Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”

Redação 4 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Falecimento de Otávio Henrique da Luz comove comunidade de Ibaté
  • Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos
  • Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos
  • Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”
  • Netto Donato exonera 21 comissionados e realiza reorganização administrativa em São Carlos
  • Falecimento de Nadir Siqueira aos 55 anos comove familiares e amigos em Ibaté

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}