Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Comissão de Verificação de Autodeclaração Racial em Concurso Público passa por treinamento

Redação 11 de janeiro de 2023
CURSO

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, está realizando o treinamento dos servidores públicos que se inscreveram para participar da comissão de avaliação dos candidatos autodeclarados pardos e negros e que almejam ingressar no quadro da administração direta e indireta do município via concurso público.

Pela primeira vez, São Carlos terá a reserva de 20% das vagas de concurso público, para aquelas funções com número de vagas igual ou superior a três, para candidatos autodeclarados pardos e negros. A medida decorre da Lei Municipal nº 19.553, de autoria do ex-vereador Ditinho Matheus e sancionada pelo prefeito Airton Garcia em 2020.

Por conta disso, e em função dos concursos públicos nº 01, 02 e 03 e do processo seletivo nº 04/2022, a Prefeitura precisou treinar servidores municipais que farão parte da comissão de avaliação a fim de evitar fraudes e eventuais inconsistências. Os treinamentos serão concluídos nesta quinta-feira (12/01). “É um momento histórico para a Prefeitura porque, pela primeira vez, estamos colocando em prática a legislação vigente que permite a reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros e pardos em concurso público. Para isso, foi aberto um edital, amplamente divulgado e com circular para todas as secretarias, para a composição de uma comissão de avaliação destes candidatos. Essa comissão é formada por servidores que, para terem parâmetros para esta avaliação, estão fazendo aqui conosco, por três dias, treinamentos em que são abordadas questões desde a história do negro até o olhar para esta avaliação”, disse a diretora do Departamento de Coordenação de Carreira da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Flavia Floriano.

O curso de instrução da comissão é ministrado pela pedagoga Tatiane Souza, que, anteriormente, já realizou trabalho similar em concursos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Com a construção destas bancas de verificação de autodeclaração, visa-se observar possíveis fraudes de pessoas brancas querendo se passar por pardas ou negras e que não são destinadas à reserva de vagas, então este curso é mais um instrumento para formar estas pessoas e trazer uma visão das relações étnico-raciais de modo que estes servidores possam compreender as relações e as desigualdades sociais no Brasil produzidas a partir do racismo”, comenta Tatiane.

Os candidatos autodeclarados negros e pardos serão avaliados no próximo domingo (15/01), na FESC. Eles já fizeram a prova objetiva e outras etapas do concurso público, ficando automaticamente habilitados em caso de comprovação de enquadramento racial na legislação municipal.

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | SMTER inicia Feira do Bem no Shopping Passeio
Next: FUTEBOL | Corinthians e Comercial abrem 2ª fase da Copinha na cidade

LEIA TAMBÉM

i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
faixas01
  • SÃO CARLOS

SP-310 chega a 90% das terceiras faixas pavimentadas e avança com marginais em São Carlos

Redação 19 de setembro de 2026
prefeitura
  • SÃO CARLOS

Justiça rejeita liminar contra contratação da alimentação escolar em São Carlos

Redação 18 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro
  • Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário
  • Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil
  • PM captura dois procurados pela Justiça em ações distintas em São Carlos
  • Terra da Padroeira recebe Os Altaneiros, Irmãs Freitas, Brisa Maria e Júlio Torres neste domingo

Você pode ter perdido

i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
fun-terezinha
  • IBATÉ

Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário

Redação 19 de setembro de 2026
paulo-roberto
  • GERAL

Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil

Redação 19 de setembro de 2026
policia
  • POLÍCIA

PM captura dois procurados pela Justiça em ações distintas em São Carlos

Redação 19 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro 19 de setembro de 2026
  • Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário 19 de setembro de 2026
  • Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil 19 de setembro de 2026
  • PM captura dois procurados pela Justiça em ações distintas em São Carlos 19 de setembro de 2026
  • Terra da Padroeira recebe Os Altaneiros, Irmãs Freitas, Brisa Maria e Júlio Torres neste domingo 19 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}