Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Curso de Cuidador de Idosos oferecido pelo Fundo Social forma primeira turma
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Curso de Cuidador de Idosos oferecido pelo Fundo Social forma primeira turma

Redação 1 de junho de 2019
CURSO CUIDADORES (26)

Capacitar pessoas para que acompanhem o envelhecimento saudável e possam cuidar de idosos com e sem necessidades especiais na sua rotina, preservando e valorizando a convivência social e familiar foi o objetivo principal da capacitação oferecida pelo Senac São Carlos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

O curso com 160 horas aula foi finalizado na última quarta-feira (29/5) por 26 alunos que se inscreveram, gratuitamente, no Fundo Social de Solidariedade, local onde as aulas foram ministradas por profissionais da área de saúde e de gerontologia.

Milene Zanetti, uma das professoras, garante que todos saem habilitados para atuar tanto em residências como em clínicas. “São 160 horas aulas entre teoria e prática. Os alunos recebem todas as noções necessárias de acordo com a necessidade dos idosos, sempre visando o bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa atendida. É um profissional muito requisitado que agora vai ter todos os direitos trabalhistas garantidos. Eles deixarão de ter somente uma função e passarão a ter uma profissão, desde que habilitados para isso”.

A terapeuta ocupacional e docente do curso de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Vânia Gurian Varotto, ministrou uma palestra no encerramento do curso enfocando os aspectos dos cuidados com as pessoas idosas. “O curso é muito relevante no sentido de fortalecer uma prestação de serviço às famílias que no dia a dia se deparam com situações de fragilidade de um membro idoso da família e que necessitam de suporte para resolver essa situação. Os conceitos de cuidado, focando os aspectos não somente físicos, mas tambémpsíquico-cognitivo e social do idoso, melhora o desempenho desses cuidadores nas atividades rotineiras. Os profissionais que nos formamos na UFSCar têm a competência para estruturar e coordenar capacitações com essa”, avalia a docente que também faz parte do Conselho Municipal do Idoso.

Para o médico cubano Yuniel Chivas, que concluiu o curso de cuidador de idosos, o treinamento é muito importante porque tanto as instituições de longa permanência como pessoas físicas têm dificuldades em encontrar pessoas capacitadas para dar assistência aos idosos. “O mundo inteiro está envelhecendo e as pessoas cada vez mais precisam de cuidados, por isso a importância em preparar bem quem vai trabalhar como cuidador para que façam um atendimento adequado. Para tentar manter a qualidade de vida das pessoas idosas é necessário ter conhecimento e prática. Apesar de ser médico, resolvi fazer o curso porque é mais um opção de trabalho enquanto não consigo validar meu diploma. Fiz a especialização para poder atuar profissionalmente como cuidador”, conta o médico cubano que no período que permaneceu no Programa Mais Médicos atendeu na Unidade de Saúde da Vila São José e que permaneceu no país porque hoje tem uma família brasileira.

Já Maria Aparecida Paranhos de Oliveira, enfermeira aposentada, disse que sempre gostou de trabalhar com idosos e viu na capacitação a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos para oferecer esse tipo de serviço. “Consegui aumentar minhas habilidades por meio das disciplinas bastantes evolutivas e que mostram os cuidados com relação à senilidade”.

“Desde que assumi o Fundo Social queria oferecer um curso de cuidador de idosos exatamente por vivenciar a procura por esse profissional e por ver que por falta de opção, muitas vezes, a família delega a um empregado doméstico o trabalho que seria de um cuidador. Entendemos que apenas um profissional qualificado é capaz de desempenhar essa função que vai muito além da rotina de cuidados com higiene e alimentação. É um trabalho de muita responsabilidade”, explica Lucinha Garcia, presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos.

Recentemente o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e recebeu voto favorável. De acordo com o projeto, esses profissionais devem ter o ensino fundamental completo e curso de qualificação na área com 160 horas, além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais, e atestados de aptidão física e mental. A atuação do cuidador poderá se dar em residências, comunidades ou instituições.

O texto da regulamentação proíbe a esses profissionais a administração de medicação que não seja por via oral nem orientada por prescrição médica, assim como procedimentos de complexidade técnica. Os trabalhadores também poderão ser demitidos por justa causa se ferirem direitos do Estatuto do Idoso.

O Fundo Social de Solidariedade já solicitou ao Senac a abertura de nova turma do curso de Cuidador de Idosos.

 


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SAÚDE | Campanha de Vacinação contra a Gripe imuniza 52 mil pessoas em São Carlos
Next: DENGOMETRO | São Carlos registra 579 casos positivos de Dengue
Jornal-Ruscito-(3)-4
Jornal-Ruscito-(3)-3
Jornal-Ruscito-(3)-2
Jornal-Ruscito-(3)-1
policenter-banner-lateral
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

bezinho
  • SÃO CARLOS

Santa Casa avança em projetos e se prepara para inaugurar Centro Oncológico em outubro

Redação 1 de setembro de 2025
hackathon
  • SÃO CARLOS

Hackathon 6.0 conecta inovação, tecnologia e educação em São Carlos

Redação 1 de setembro de 2025
estagios
  • IBATÉ

Ibaté regulamenta estágio não remunerado para estudantes de cursos técnicos e universitários

Redação 1 de setembro de 2025
trico
  • SÃO CARLOS

Prohab abre inscrições para cursos gratuitos em dois bairros de São Carlos

Redação 1 de setembro de 2025

Calendário

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« ago    

Posts recentes

  • Santa Casa avança em projetos e se prepara para inaugurar Centro Oncológico em outubro
  • Hackathon 6.0 conecta inovação, tecnologia e educação em São Carlos
  • Ibaté regulamenta estágio não remunerado para estudantes de cursos técnicos e universitários
  • Prohab abre inscrições para cursos gratuitos em dois bairros de São Carlos
  • Quarta ocorrência em 15 dias: Escola Estadual da Popular sofre novo furto e comunidade pede atenção
  • Concurso da Guarda Municipal entra na quarta fase com exames médicos e toxicológicos

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}